Atualmente, o setor imobiliário tem passado por uma forte evolução, a fim de se adaptar às novas necessidades dos consumidores. Entre as principais tecnologias adotadas nesse progresso, a que mais tem chamado a atenção é a Inteligência Artificial (IA).

A IA tem o potencial de revolucionar completamente as imobiliárias. Suas ferramentas podem ser utilizadas para otimizar processos complexos, melhorando o trabalho de corretores, consultores, investidores e vendedores. Por consequência, acaba aumentando as vendas, as procuras por imóveis, e ainda, oferecendo uma excelente experiência ao cliente.

A seguir, vamos identificar como a inteligência artificial está mudando o setor  imobiliário. Mostraremos também, exemplos de empresas que já adotaram a tecnologia e foram bem-sucedidas, assim como a sua imobiliária pode adotá-la.

Boa leitura!

O impacto da Inteligência Artificial no setor imobiliário

Uma das maiores inovações do século XXI sem dúvidas foi a inteligência artificial. Agora, ela está impactando todos os aspectos da vida moderna

 

No mercado imobiliário, a tecnologia serve para melhorar a eficiência de etapas de trabalho e também para aprimorar a relação com os clientes.

 

Especialistas estimam que o avanço da inteligência artificial ​​no setor imobiliário aumentará a importância das soluções técnicas e afetará a relevância do fator humano. Logo, a IA automatizará o gerenciamento de imóveis e também poderá ajudar a organizar e analisar Big Data no setor.

Se você está no mercado, é importante ficar a par dessas tendências. A inteligência artificial no setor imobiliário não é mais uma ideia futurista, mas sim uma realidade na área.

 

Seja corretor, investidor ou consultor, você precisa entender como essa tecnologia afetará seu trabalho. Acompanhe, a seguir, como está acontecendo essa mudança. 

Geração de leads qualificados

Por mais que você tenha centenas de leads disponíveis, nem todos estarão interessados em comprar ou alugar um imóvel a qualquer momento. É por isso que é importante identificar os leads mais qualificados. Ou seja, os consumidores ideias que estão mais interessados em obter um imóvel.

Essa não é uma tarefa tão simples para um profissional imobiliário, pode levar muito tempo até todos os leads serem analisados. No entanto, é possível utilizar um software baseado em IA para acelerar o processo.

A tecnologia é capaz de identificar clientes em potencial, a partir da utilização de dados disponíveis para a empresa. Além de aumentar a produtividade, a IA melhora a segmentação de leads e comete menos erros no processo.

Melhor experiência do usuário

Não há como negar que o melhor caminho para aprimorar nos negócios e se tornar uma empresa memorável é oferecendo a melhor experiência possível para o usuário e essa é exatamente uma das principais funções da IA.

A inteligência artificial potencializa a pesquisa dos seus clientes. A partir da análise de compras anteriores e preferências, a tecnologia fornece resultados personalizados, mostrando somente imóveis adequados para o perfil do cliente.

A Ayla é um exemplo de startup que oferece uma plataforma com função de procurar imóveis personalizados

A partir da IA e do chatbot, ela é capaz de filtrar todas as alternativas disponíveis no mercado, através de uma plataforma fácil de usar e que não requer custos ao usuário. Além de exibir um calendário para o cliente agendar uma visita e apresentar conteúdos de acordo com a procura específica de cada um.

Ao facilitar a procura do usuário, a imobiliária oferece uma excelente experiência ao cliente e ainda melhora as chances dele fechar o contrato.

Aumentando a eficiência

Como já deve ter notado, a inteligência artificial é extremamente útil no momento de realizar processos. 

Enquanto ela lida com os processos mais complexos, tentando torná-los mais eficientes e precisos, o especialista imobiliário pode manter o foco em outras tarefas que precisam ser resolvidas presencialmente.

Vale ressaltar que, como a ferramenta de IA prevê o que os clientes desejam, então ela também aumenta a eficiência do atendimento ao cliente em e-commerces.

Suporte ao cliente

O suporte ao cliente é um dos fatores importantes para a experiência do usuário, e as imobiliárias têm o dever de fornecer isso para obter bons resultados. Porém, nem sempre é possível atender todos em tempo em real.

A solução para isso são os chatbots. Os “robôs” guiados pela inteligência artificial e programados para responder todas as consultas dos usuários em qualquer momento do dia. 

E essa é uma tendência que está aumentando cada vez mais e que as marcas já estão aderindo. De acordo com uma pesquisa da Business Insider, até 2020, pelo menos 80% das empresas irão utilizar chatbots no atendimento ao cliente.

Análise de mercado

Outra atuação da inteligência artificial no setor imobiliário é por meio de análises de mercado. Identificar para onde o mercado está indo e quais serão as próximas tendências, a fim de definir os próximos passos, não é uma tarefa fácil.

Por isso, a IA já é utilizada no setor para questões como:

  • fazer uma análise precisa e identificar as oportunidades a partir de padrões;
  • verificar os preços de aluguéis;
  • antecipar possíveis flutuações do mercado, entre outros.

Quais foram os resultados das empresas que adotaram a IA?

Além das vantagens já demonstradas, como aumento da eficiência, produtividade e experiência do cliente, o interesse pela IA tem aumentado, principalmente, graças a outras empresas que foram bem-sucedidas com a aplicação da tecnologia.

O Bradesco foi uma dessas empresas que apostaram na inteligência artificial e tiveram resultados surpreendentes. Em 2014, o banco introduziu a BIA (Bradesco Inteligência Artificial) nos seus processos internos, com objetivo de tirar dúvidas com clientes. 

Atualmente já há mais de 5 mil agências atendendo cerca de 70 milhões de consumidores. A BIA tem capacidade de atender em torno de 300 mil perguntas mensalmente, sendo que sua taxa de precisão é de 95%. Graças a esses resultados, o tempo de atendimento foi reduzido e a qualidade de atendimento aumentou.

O site da eBay também adotou a inteligência artificial nas suas centrais de atendimento. Atualmente, ele conta com um chatbot para ajudar a busca dos consumidores e otimizar as vendas

Como o robô interage com o usuário de forma eficiente e personalizada, a experiência do cliente teve uma grande melhora e a taxa de vendas da página aumentou significativamente.

Como as imobiliárias podem adotar a inteligência artificial?

Agora que você já conheceu os benefícios e alguns cases de sucesso, está na hora de colocar em prática. Acompanhe abaixo algumas de dicas de como incorporar e adotar essa tecnologia em sua imobiliária. 

CRM

A automação de processos é a melhor estratégia para tornar o negócio mais eficiente e prático. Por isso, uma das principais maneiras de adotar a IA em imobiliárias é utilizando o CRM, Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português.

O CRM é um conjunto de práticas focadas em análise e gestão, que têm o principal objetivo centralizar as informações de clientes a fim de satisfazê-los. Por meio dele, é possível qualificar leads de forma precisa. 

Algo essencial para aumentar a taxa de conversão e, consequentemente as vendas, e ainda captar novos clientes automaticamente de acordo com a sua base de dados. 

Por exemplo, a IA auxilia no processamento de linguagens e reconhecimento de imagens que podem rapidamente digitalizar documentos de compra e venda, e importar esses dados para um CRM. Logo, os “Robôs” facilitam esse processo para os profissionais. 

Isso libera o tempo deles para se concentrar nos aspectos mais “humanos” dos procedimentos e ainda ter um entendimento maior das necessidades dos clientes. 

Portais integrados

A integração de sistemas, como softwares e sites, também é uma das aplicações da IA no setor de imóveis. Os consumidores estão cada vez mais buscando imóveis por meio de ferramentas digitais, sendo assim, a adoção de sistemas inteligentes é uma estratégia indispensável para qualquer imobiliária.

Portais imobiliários integrados com outros aplicativos oferecem uma experiência mais eficiente para o consumidor. 

Um exemplo do uso da inteligência artificial nesse contexto, é a integração com o GPS. Ela acaba permitindo que o usuário já saiba exatamente a localização do imóvel que está interessado.

Como pode ver, a inteligência artificial já está presente no mercado imobiliário e deve se expandir nos próximos anos. A tecnologia é fundamental para o avanço do setor rumo à adaptação da mudança de consumo. 

Portanto, as imobiliárias que desejam se destacar entre as demais, não podem deixar de adotá-la.

Curtiu o assunto e quer se manter mais atualizado sobre nossos conteúdos? Então nos siga nas redes sociais, você pode nos encontrar facilmente no Linkedin!

Eduardo Barbosa

Profissional com mais de 25 anos de experiência em finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança organizacional. Como CEO da Brognoli Negócios Imobiliários desenvolve trabalhos com forte impacto no segmento imobiliário, atuando com foco em processos de transformação digital e crescimento acelerado. Nos últimos anos, Eduardo também tem ajudado novos empreendedores com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões, buscando viabilizar a escalabilidade destas. Tem uma intensa e longa experiência como professor na área de mercado de capitais e Economia Comportamental.

imobiliariasImobiliárias
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Agências Como aumentar a receita recorrente em sua agência
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Marketing Marketing personalizado x escalabilidade: é possível unir as duas coisas?
ABOUT THE SPONSORS
Bloco

O Bloco é uma iniciativa da Brognoli para a inovação do Mercado Imobiliário. O Bloco nasceu com o objetivo de auxiliar empresas do setor imobiliário a desenharem novas propostas de valor e experiências positivas para os consumidores por meio de conexões entre o ecossistema de inovação.

[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]