Todo mundo fala de Inteligência Artificial nas empresas como se isso já tivesse se tornado algo corriqueiro.

Na verdade, os números não confirmam bem isso.

Uma pesquisa da Tech Pro Research mostrou que apenas 19% das empresas entrevistadas usava Inteligência Artificial em seus negócios. E mais: apenas 28% dos entrevistados já havia tido alguma experiência profissional envolvendo Inteligência Artificial.

É claro que a Inteligência Artificial deixou de ser futuro e está presente em nossas vidas. E não é de hoje.

Afinal, receber sugestões de outros títulos quando você navega no site da Amazon ou conversar com um chatbot que te direciona para o atendente certo em um site já é um uso prático da Inteligência Artificial nas empresas.

Mas como, efetivamente, a Inteligência Artificial em vendas pode beneficiar seu negócio?

Neste post, vou mostrar dados de um artigo da Harvard Business Review que revelam como a Harley-Davidson aumentou sua geração de leads em quase 3.000% (Isso mesmo: três mil porcento!) usando Inteligência Artificial em vendas.

Depois, confira mais 15 razões para usar Inteligência Artificial em sua empresa como uma de suas ferramenta de vendas. Se é que você vai precisar de mais motivos para isso…

Veja mais dados da pesquisa realizada pela Tech Pro Research neste infográfico:

Como a Inteligência Artificial em vendas aumentou leads em 3.000%

Ok, não foram 3.000%, foram 2.930%, para sermos mais exatos.

Continua impressionante da mesma forma. E tudo isso graças ao uso da Inteligência Artificial em vendas da maneira certa.

Segundo o artigo, o representante da Harley-Davidson em Nova York vendia em torno de uma ou duas motocicletas por semana.

Ele sabia que isso era pouco e que precisava dar um jeito de aumentar sua vendas. Por um mero acaso do destino, ele acabou conhecendo o CEO de uma empresa que trabalha exatamente com Inteligência Artificial em vendas.

Possivelmente esse CEO era um excelente vendedor, porque convenceu o representante da Harley-Davidson a lhe dar uma chance de demonstrar seus serviços, em um único final de semana, apenas.

Resultado? Foram vendidas 15 motocicletas naquele final de semana. Isto é: ele vendeu em um final de semana aproximadamente tudo o que a loja conseguira vender nos últimos dois meses e meio.

Sem dúvida, houve um fenomenal encurtamento do ciclo de vendas. E, é claro, essa empresa de Inteligência Artificial em vendas foi contratada pelo representante da Harley-Davidson em Nova Iorque!

Mas como eles conseguiram esses resultados?

Os benefícios da Inteligência Artificial em vendas são inúmeros.

Ela permite criar algoritmos que analisam milhares de dados passados, sem errar e muito rapidamente, comparar comportamentos e atitudes e, assim, tomar decisões de negócios baseadas nos melhores resultados alcançados.

Mas como fizeram isso especificamente nesta loja?

Vamos resumir e simplificar um pouco as coisas. Mas você verá que tudo faz muito sentido. E, assim, perceberá com a Inteligência Artificial funciona.

O primeiro passo foi a análise dos dados do CRM da loja.

Descobriu-se com essa análise quais eram as características dos clientes de alto valor, aqueles que tinham fechado uma venda, ou colocado um item em um carrinho da loja online, ou estavam entre os 25% que passaram mais tempo no site da loja.

Usando esses dados, identificaram-se outros consumidores que se assemelhavam muito com esses clientes de alto valor para o negócio.

Em seguida, eles foram segmentados em pequenos grupos. Esses grupos foram usados para a realização de campanhas de teste. Assim, antes de ampliar seus esforços e investimentos, era possível antever o que realmente funcionaria.

Feitos os testes, os dados coletados serviram para prever quais chamadas e imagens combinadas – e milhares de outras variáveis ​​de uma campanha – provavelmente converteriam mais vendas nos diferentes segmentos de público.

Analisava-se também quais os melhores canais para isso: mídia social, anúncios em banners na internet, e-mail ou SMS, por exemplo.

Veja um exemplo prático:

Quando descobriram que anúncios com a palavra “ligar” (como em “Não perca uma Harley usada com um ótimo preço! Ligue agora!”) tiveram um desempenho 447% superior aos anúncios que continham a palavra “Compre” (como em “Compre agora uma Harley usada em nossa loja!”), eles mudaram imediatamente de “comprar” para “ligar” em todos os anúncios em todos os canais.

É, talvez seja por isso que o nome dessa tecnologia seja “Inteligência” Artificial.

Veja mais 15 bons motivos para usar a inteligência artificial em sua empresa

Se este impressionante case de sucesso ainda não te convenceu, está na hora de conhecer mais alguns dos benefícios da Inteligência Artificial:

01. Seja pioneiro nessa vantagem competitiva

Antecipe-se aos seus concorrentes e desenvolva soluções baseadas em Inteligência Artificial para vendas antes que eles o façam.

02. A Inteligência Artificial dará mais poder ao vendedores

Ele estará mais habilitado a lidar com vendas mais complexas, fazer planejamentos, determinar rotas de visitas e até definir argumentos de vendas com muito mais velocidade e assertividade.

03. O cliente será ainda mais “empoderado” do que já é hoje

A Inteligência Artificial está se integrando cada vez mais aos sites, redes sociais e outras formas digitais de contato do cliente com a empresa. Essa tecnologia entregará as todas as informações que o cliente precisa para tomar decisões muito antes que ele precise falar com qualquer ser humano.

04. A Inteligência Artificial já é prioridade nas empresas de alta tecnologia

Até o Google mudou seu foco para a Inteligência Artificial. Quase todas as empresas de tecnologia investem pesadamente em pesquisa e desenvolvimento de Inteligência Artificial.

05. Escassez de mão-de-obra qualificada

Cientistas de dados e especialistas em IA não nascem em árvores. Sua formação é lenta e demanda muito talento e esforço. Contrate logo os que puder!

06. Velocidade de Implementação da Inteligência Artificial

As novas tecnologias de Inteligência Artificial estão sendo introduzidas em um ritmo muito rápido. Se sua empresa não se apressar, pode ficar para trás.

07. A Inteligência Artificial é mais rápida e certeira

Uma solução de Inteligência Artificial em vendas vai contactar todos os leads de sua base, praticamente com zero erro, e todos os dados e interações estarão automaticamente realimentando a base de dados. Isto é: sua empresa estará ficando cada vez mais inteligente.

08. Potencial de melhorias rápidas

É difícil imaginar a variedade de benefícios que a Inteligência Artificial poderá trazer para as empresas conforme for evoluindo.

09. Menos pessoas trabalhando no atendimento ao cliente

O papel dos profissionais de atendimento ao cliente vai mudar muito. Afinal, muitas das funções realizadas hoje por pessoas, nessa área, serão tratadas via voz artificial.

Esses profissionais devem procurar funções ligadas a customer success, por exemplo, em que a interação pessoal ainda será necessária.

10. Nunca antes se conheceu tão bem o cliente

Todo o esforço que as empresa fazem para focar nas necessidades dos clientes agora será recompensado com os benefícios da Inteligência Artificial. Não há como negar que conhecer suas necessidades e desejos se tornou muito mais fácil, assim com atendê-las de forma surpreendente, superando suas expectativas e levando à fidelização.

11. O foco será no trabalho que realmente importa

Deixe a Inteligência Artificial em vendas qualificar os leads, criar os melhores pitchs de vendas, indicar os próximos passos a seguir e foque seus esforços em usar tudo isso para o que realmente importa: conquistar e fidelizar clientes.

12. Venda mais, com o mesmo número de vendedores

produtividade em vendas vai subir de forma espantosa, como vimos no exemplo da loja da Harley-Davidson em Nova York. Se sua empresa vai ganhar mais, os vendedores também, pois o montante de suas comissões subirá.

13. Descubra novas verticais de vendas

A Inteligência Artificial pode ajudar você e sua empresa a descobrirem oportunidades de vendas em áreas que nunca imaginaram. Muitas vezes é difícil perceber o que está diante de nossos olhos e a Inteligência Artificial pode ajudar seu negócio a perceber isso com mais facilidade.

14. Marketing e vendas trabalham melhor e mais integrados

Informação vale ouro e com a Inteligência Artificial, mais ainda. Os departamentos de marketing e vendas vão perceber isso e se integrar cada vez mais. As informações de campo e interações pelas diversas mídias entre vendedores e clientes são materiais poderosos para o Marketing.

Assim como as estratégias desse departamento podem ajudar muito os vendedores. E a Inteligência Artificial está aí para fazê-los trabalhar juntos e melhor, com mais resultados para ambos e para a empresa.

E já que começamos este post com um artigo da Harvard Business Review, nada mais indicado que nosso 15º. motivo para adotar a Inteligência Artificial também seja inspirado nessa publicação, confira o vídeo:

15. A inteligência Artificial pode poupar 50% do tempo dos gestores

vendasVendas
Inovação Como a Tese de Inovação pode potencializar a inovação na sua empresa
Transformação Digital A Transformação Digital no setor de energia
ABOUT THE SPONSORS
Agendor

O Agendor foi criado para permitir que vendedores externos possam colaborar de forma mais produtiva com a equipe interna, garantindo mais visibilidade e controle ao gestor comercial e mais autonomia aos vendedores.