Com o desenvolvimento da 4ª Revolução Industrial, novos cenários para os negócios estão surgindo e, certamente, o nosso modelo antigo será substituído. Mas o que virá por aí? A utilização da IoT para aumento de produtividade parece ser uma das grandes tendências.

A definição mais simples da IoT é a da integração de bilhões de sensores e dispositivos inteligentes conectados, que compartilharão dados entre si, a fim de melhorar a experiência coletiva da internet. De acordo com um relatório da Cisco e da DHL, estima-se que, na próxima década, haverá 50 bilhões de dispositivos conectados à rede de computadores. Assim, teremos dados em volumes inéditos.

Com ela, é possível aumentar a eficiência de ponta a ponta, desde a cadeia de suprimentos até o gerenciamento de tempo e de tarefas dos colaboradores. Confira, aqui, como atingir um novo patamar de produtividade com a internet das coisas!

Quais os benefícios da IoT para aumento de produtividade?

As vantagens da IoT para aumento da produtividade são muitas. Entenda!

Ofensiva de dados

Por haver tantos dispositivos gerando terabytes de dados na internet a cada minuto, certamente será um desafio gerenciá-los. Decidir quais dados são importantes para sua empresa e funcionários é a chave principal para o sucesso. Assim, todos os membros das suas equipes que usam um dispositivo de IoT precisarão de acesso a ferramentas de análise eficazes para decifrar essas informações.

Além disso, os gestores precisarão observar e compreender como os funcionários empregam a IoT de modo que possam criar ações que incrementem constantemente a produtividade.

Melhor gestão do tempo

A IoT fornece ferramentas para que você e seus funcionários melhorem o gerenciamento de tempo — só isso já justifica o investimento. Os dispositivos móveis podem ajudar todos a gerenciar os cronogramas dos projetos, as tarefas delegadas a cada funcionário e, até mesmo, o tempo livre com mais eficiência.

Simplificação de processos

Com sistemas de georreferenciamento habilitados para IoT, capazes de fornecer acesso em tempo real à localização de seus funcionários, essas informações podem ajudar a descobrir gargalos de produtividade sobre várias áreas cruciais da empresa, incluindo ocupação, fluxos de trabalho e eficiência global.

Os gestores da empresa podem aproveitar essas informações para o planejamento de ações mais eficientes de recrutamento, gerenciamento de estoque etc.

Melhor segurança e proteção

Segurança e proteção são essenciais para qualquer empresa. Nesse contexto, falamos de segurança no sentido mais amplo possível, em que há uma preocupação séria tanto com o ambiente digital quanto com o físico.

A tecnologia IoT não busca proteger apenas as localizações físicas com seus sensores e câmeras, mas também podem ajudar a proteger outros recursos importantes da empresa, como os famosos dados sensíveis.

Esses dados são essenciais para a produtividade das empresas. Afinal, imagine o tempo que é potencialmente perdido quando há o vazamento de um projeto criativo. Todas as equipes terão de se unir novamente para começar o trabalho do zero, o TI terá de reunir para pensar em novas ferramentas de proteção e, além disso, há o risco de perder o cliente.

Otimização das operações

A associação da IoT com Big Data trará sua empresa para patamares de produtividade nunca antes alcançados. Você pode ver quais produtos e serviços seus clientes estão comprando e quais permanecem no estoque das lojas em tempo real.

Desse modo, não serão necessários “balanços” ou “análises periódicas” de mercado para saber se suas estratégias estão funcionando. Você terá acesso simultâneo, minerado e analisado por Big Data sobre o que está acontecendo no momento, o que possibilitará ações de marketing e controle da produção antes mesmo de levar qualquer prejuízo, além das equipes não precisarem perder tempo se atualizando sobre dados.

Os gestores também poderão monitorar a produção em tempo real. Com isso, será possível usar esses dados para analisar suas operações no dia a dia e ver onde há gargalos na produtividade.

Coleta e análise de dados

Outro uso revolucionário da combinação do Big Data com a IoT será na cadeia de suprimentos. Ainda de acordo com o relatório da Cisco e da DHL, a IoT incrementará US$ 1,9 trilhão na logística da cadeia de suprimentos até 2025.

No cotidiano da sua empresa, então, será possível o monitoramento de toda a cadeia de suprimentos, desde o momento em que você despacha o produto para os transportadores até quando eles saem das lojas para o consumidor final.

Desse modo, você pode acompanhar seus sistemas de entrega para ver se eles estão funcionando no prazo ou até mesmo para rastrear padrões de tráfego de veículos e preços de combustível para otimizar as rotas.

A IoT também ajuda os gestores de cadeia de fornecimento a prever com mais precisão, reabastecer o inventário, rastrear itens em seu armazém e minimizar as perdas.

Quais os desafios dessa era?

Com o aumento da quantidade de dispositivos conectados na sua empresa, será necessário pensar em uma estratégia para a gestão e controle deles. Existem vários benefícios importantes na implementação de uma estratégia de gerenciamento de dispositivos móveis.

Primeiramente, há um incremento na acessibilidade dos dados: um programa de gerenciamento de dispositivos móveis bem pensado permite que os colaboradores acessem dados e informações importantes da empresa mesmo fora do ambiente físico da empresa, otimizando, assim, o contato com os clientes e a tomada de decisões — que, muitas vezes, dá-se fora das instalações da empresa.

Compartilhamento de informações

Eles poderão, ainda, compartilhar facilmente informações importantes com os principais parceiros, independentemente da localização ou da hora do dia. Além disso, será importante pensar a respeito da segurança dos dados.

Com vários dispositivos acessando os dados, sua empresa precisará de uma política clara nesse sentido, que defina quem tem acesso a cada informação e quais são as consequências da divulgação de dados sensíveis. Também será essencial a contratação de empresas especializadas em firewalls, antivírus e demais ferramentas anti-hacking para proteger do roubo de dados.

Em resumo, esse é o panorama da IoT para aumento de produtividade. Certamente, há grandes desafios, mas eles são compensados inteiramente pelos enormes benefícios. Nos próximos anos, nossa forma de produção mudará completamente e concretizará a famosa Quarta Revolução Industrial. Não há dúvidas de que a IoT fará parte desse panorama. Portanto, é hora de sua empresa já ir se preparando para não ser ultrapassada pela concorrência.

Quer compreender melhor esse novo cenário da Transformação Digital? Então, não deixe de entender como a IoT e os assistentes virtuais podem ser utilizados para otimização do atendimento ao cliente!

gestaoGestão
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Transformação Digital A evolução dos meios de comunicação na Transformação Digital
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Tecnologia O que é GPU e como ela influencia as novas tecnologias
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]