Gestão estratégica: soluções inovadoras para o varejo online

solucoes-inovadoras-para-o-varejo-online

Gerenciar o próprio negócio virtual não é lá tarefa fácil: além do conhecimento que se deve ter em diversas áreas (administrativa, financeira e marketing, por exemplo), é essencial criar estratégias singulares para sobreviver ao mercado competitivo.

Hoje, marcar presença no meio online já não basta: é preciso inovar e otimizar processos para engajar o público e crescer de uma maneira sustentável. Caso contrário, a possibilidade de ser ignorado e esquecido é bem grande.  

Assim, a seguir você encontrará dicas de como desenvolver soluções para o seu e-commerce e se posicionar à frente da concorrência. Vamos lá?

Abordagem social

Estar conectado às redes sociais e interagir com os seus seguidores é uma primordialidade e não mais uma novidade. Porém, a maneira pela qual você se comunica através das mídias pode, sim, ser um diferencial. Afinal, as oportunidades são inúmeras!   

Transmissões ao vivo, por exemplo, são uma ótima opção para se aproximar da audiência. É possível abordar temáticas, como: apresentação de um novo produto em primeira mão, perguntas e respostas sobre a sua marca (ou assuntos correlatos a ela), anúncio de uma promoção etc.

Outra alternativa interessante, mais voltada para a divulgação dos seus artigos e serviços, é a funcionalidade Shopping no Instagram, onde o seguidor é rapidamente redirecionado para as páginas de mercadorias do seu e-commerce. Essa agilidade faz toda diferença na hora da conversão.

Ademais, se você mora em grandes centros como São Paulo, é viável organizar encontros presenciais tanto em eventos do seu nicho, quanto na sua própria loja física (caso tenha), com o objetivo de desenvolver um relacionamento mais próximo e humano com os seus clientes.  

As propostas podem ser diversas também: liquidações, dinâmicas, coquetel + sorteios e, até mesmo, com a presença de um “convidado de honra”, como um influencer (se houver algum contato em potencial).

Como dica extra, lembre-se apenas de que, independentemente da abordagem, é primordial preservar a identidade visual da sua marca, deixando em destaque o logo da mesma e suas cores principais.

Sustentabilidade

Com o passar dos anos, a conscientização sobre os bens naturais do nosso planeta tem se tornado cada vez mais presente na gestão de muitas empresas. Se você deseja se destacar eticamente diante da concorrência, esta é a sua oportunidade.

Leitura complementar: Sustentabilidade empresarial: um caminho sem volta?

Invista em produtos ecologicamente corretos (se você possui um e-commerce de camisetas, por exemplo, procure por confecções 100% algodão) e em selos oficiais que comprovem a origem do material (geralmente distribuídos por organizações ambientalistas).

Pequenos detalhes de marketing verde, como embalagens recicláveis e cartões com dicas de práticas de preservação, com certeza serão excelentes indicativos de que a sua marca tem responsabilidade ambiental e social.

Automatização de tarefas

Outra orientação transformadora é automatizar suas atividades. A tecnologia está aí, pronta para facilitar a sua vida, por isso, use-a a seu favor!

Se você trabalha em mais pessoas, que tal aumentar a produtividade, organizando as tarefas gerais em um só local? Assim, todos terão visibilidade e não se perderão. Existem ferramentas, como o Google Calendar e o Trello, que são ideais para isso.

Planejar o calendário das suas redes sociais também é uma boa ideia. Projete seus conteúdos com antecedência e agende-os. Logo, você não se preocupará com os horários que cada publicação deverá sair. Sites como o Hootsuite, Buffer e Postgrain poderão te auxiliar nesta iniciativa.

Por fim, caso você tenha um alto fluxo de contato com os seus clientes, considere contratar um software de CRM (Customer Relationship Management), que armazene dados desde os mais simples – nome, e-mail, telefone etc – até históricos de atendimento anteriores. Esse passo com certeza resultará em tempo otimizado no suporte ao consumidor.

Cultura empresarial

Por fim, defina princípios claros para o seu time. Pode não parecer inovador, contudo, muitos empreendedores se esquecem dessa premissa que tem o poder de revolucionar o desenvolvimento de um negócio.  

Para sintonizar os seus colaboradores, estabeleça processos relacionados a aspectos administrativos e interpessoais (como canais de comunicação e tipos de feedback) e fundamentos de cada equipe. Assim, os funcionários saberão distinguir o norte da empresa e agirão em consonância com as expectativas.

Consequentemente, este cuidado os motivará, pois o ambiente se tornará muito mais eficiente e saudável, bem como refletirá no atendimento ao cliente e na imagem da marca, já que todo o seu time se comunicará unissonamente.  

E aí, preparado para colocar todos essas orientações em prática?

Siga focado na experiência do seu consumidor, buscando descobrir novos espaços e oportunidades para se reinventar e se destacar no seu nicho.

Para continuar aprendendo, entenda a importância de uma cultura organizacional voltada ao digital para trilhar sua transformação!

Editora de Conteúdo na Nuvem Shop

Licenciada em Letras, com ênfase nas línguas portuguesa e inglesa. Já atuou nas áreas de educação e de atendimento ao cliente. Atualmente é editora de conteúdo da Nuvem Shop - plataforma de e-commerce que busca educar e empoderar aqueles que desejam investir no mercado online.