De acordo com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, divulgada em janeiro de 2017, 81% dos brasileiros anseiam por maior flexibilização do local de trabalho. Certamente, você é uma dessas pessoas, então nós vamos ajudá-lo. Confira, a seguir, 7 sites para encontrar um trabalho remoto e ganhe mais qualidade de vida, sem perder dinheiro.

De quebra, no fim do texto, vamos dar de “brinde” dicas de como conseguir a vaga certa, com ajuda de um nômade digital. Acompanhe!

01. 99Freelas

Inicialmente, o 99Freelas era um trabalho universitário, mas a ideia cresceu e a plataforma se tornou um amplo marketplace repleto de oportunidades de negócios para freelancers. Além disso, um blog apresenta rico conteúdo para os profissionais.

A interface é bem simples e intuitiva, e o cadastramento do usuário é bem rápido. Uma vez criada a conta, propostas já podem ser enviadas. Há jobs de diversas áreas: arquitetura, assistentes virtuais e design, marketing, programação, redação, vendas, entre outros.

A cada trabalho, os freelancers vão sendo avaliados e ganham ranqueamento conforme completam as tarefas. Há planos a partir de R$9,90/mês, o que dá direito ao usuário a concorrer a projetos exclusivos e ganhar destaque, além de aproveitar outros benefícios.

02. Freelancer

É uma das maiores plataformas de freelancers do mundo, com mais de 27,4 milhões de usuários cadastrados e uma infinidade de habilidades e áreas de atuação.

São ofertados projetos nas áreas de design gráfico, webdesign, mídias sociais, tradução e intérprete, suporte técnico, pesquisa e mercado, TI e muito mais.

A ideia é que os clientes postem seus “concursos”, como o site chama, e, a partir daí, os interessados deem suas ofertas. Quem vencer o concurso leva o trabalho. Há tarefas bem compensadoras, se o usuário souber procurar. O acesso é gratuito.

03. Hyperjobs

Trata-se de um site direcionado tanto a prestadores de serviço e pessoas físicas quanto para empresas. Quem deseja trabalhar com flexibilidade de horário pode assinar diferentes planos de relacionamento e oferecer serviços nas áreas de consultoria, investimento, turismo, TI, assistência técnica, marketing e vendas e serviços financeiros.

Uma inovação é que o pagamento pode ser realizado tanto em dinheiro quanto em HyperCoins, uma moeda virtual que o prestador de serviço troca por brindes e produtos diretamente na plataforma.

04. Home Agent

Direcionado a profissionais de call center, é o site da agência de mesmo nome, criada em 2010, com o intuito de permitir que profissionais de atendimento trabalhem diretamente de suas casas por um período de quatro horas diárias.

A ideia desse modelo de negócio é melhorar a produtividade dos agentes contratados, reduzindo custos para as empresas e beneficiando os profissionais com maior qualidade de vida.

05. Vagas Home Office

Este site gratuito concentra uma lista de vagas remotas num único lugar. Como tem parceria com diversas empresas, agências de recursos humanos e sites especializados, você não precisa gastar tempo procurando pela internet. Além disso, lista empresas que permitem o trabalho remoto e dá dicas relacionadas ao assunto. É associado ao blog Go Home.

06. Vintepila

O nome do site faz jus à proposta. Profissionais autônomos divulgam seus serviços pelo valor mínimo de R$ 20! O lance inicial baixo é um atrativo para uma negociação mais abrangente com os clientes. Conforme a complexidade do serviço e o tempo gasto para a conclusão das tarefas, novos valores podem ser acrescidos.

A ideia é oferecer alternativas a profissionais de talento que enfrentam o desafio da crise e têm o desejo ou de criar uma renda extra, ou abandonar o trabalho tradicional para o modelo remoto.

Ao mesmo tempo, possibilita que empresas e clientes tenham alternativas menos burocráticas e onerosas para a realização de serviços. Enquanto estes ganham no custo-benefício, os profissionais têm maiores oportunidades de trabalho.

Assim, a oferta de serviços é ilimitada e abrange inúmeras áreas de atuação. Música, design, negócios, tecnologia, eventos, vídeo e animação, saúde e coaching são alguns exemplos. O cadastro é gratuito.

07. Workana

É um dos mais populares sites para encontrar um trabalho remoto, com mais de 500 mil cadastrados e oferta de oportunidades em toda a América Latina.

A plataforma promove o encontro de profissionais e empresas ou pessoas físicas que estejam precisando de mão de obra para serviços específicos e grandes projetos. O foco principal é o trabalho freelancer nas áreas de TI, design e multimídia, tradução e conteúdo, marketing e vendas, suporte administrativo, legal, finanças e administração, engenharia e manufatura.

Os usuários podem contratar diferentes planos de benefícios que dão maior visibilidade ao profissional e ampliam sua experiência na plataforma.

Dicas para encontrar a vaga certa usando o LinkedIn

Quem decide deixar o mercado tradicional tem o LinkedIn como importante aliado. São 500 milhões de usuários no mundo, dos quais 30 milhões somente no Brasil. Por meio da plataforma, você faz seu networking, torna-se conhecido na sua área e, ainda, conhece grandes líderes das principais empresas do mundo.

Para ajudar você a ganhar mais visibilidade no LinkedIn, o nômade digital e empreendedor Matheus de Souza dá algumas dicas importantíssimas sobre a maneira certa de montar seu perfil e como encontrar as melhores vagas e jobs de home office. Confira!

Seu perfil no LinkedIn mostra quem você é

Antes de sair atrás de uma vaga, você precisa adequar seu perfil ao tipo de imagem profissional que você desejar mostrar.

Se você quer deixar claro que não pertence ao mundo corporativo, pode utilizar a mesma estratégia do Matheus e colocar uma foto mais descolada. Mas, se sua profissão exige uma postura mais formal, então assim deve ser a foto. Se você tiver dificuldade, não hesite em contratar um fotógrafo.

Escolha o título do seu perfil profissional, que fica logo abaixo do nome. Ele define quem é você e contribui para que recrutadores o encontrem por meio de palavras-chave.

Independentemente se o trabalho é remoto ou presencial, nunca coloque que está em busca de recolocação profissional. Isso até pode prejudicá-lo.

Para aumentar sua visibilidade, também faça um bom resumo das suas experiências profissionais, de maneira a prender a atenção do leitor. Crie uma frase de impacto para iniciar o texto.

Nos próximos campos, detalhe suas experiências profissionais e formação acadêmica, mas sem clichês ou superlativos, já que os recrutadores percebem facilmente quem está glamorizando demais sua atuação profissional.

Encontrando vagas remotas e freelas

Com o perfil do jeito que você imaginava, agora é hora de saber como procurar as vagas de trabalho remoto e jobs de freelancer.

O menu Vagas do LinkedIn é bastante intuitivo e fácil de usar. Há vários filtros tanto para anunciantes das vagas quanto para quem está atrás do “job perfeito”.

Na tela “Interesses de carreira”, informe aos recrutadores seu interesse em novas oportunidades de trabalho e crie uma nota com palavras-chave sobre sua atuação profissional. Depois, você vai especificar os cargos de interesse e em qual localidade desejar trabalhar (lembrando que isso não se aplica para o home office).

Por fim, marque os campos “remoto” e “freelance” e defina em quais áreas está buscando trabalho.

E um lembrete: no mesmo menu “Vagas”, é possível criar alertas para quando surgirem oportunidades em empresas específicas ou localidade e recebê-los por e-mail. Além disso, no caso de trabalhos remotos, é possível procurar vagas no mundo todo.

Essas e outras dicas estão publicadas no site befreela.com, do qual Matheus de Souza é cofundador. Acesse e entenda muito mais sobre como é a vida de um nômade digital e muitos outros conteúdos relevantes para os freelancers.

Seus amigos também podem estar em busca de sites para encontrar um trabalho remoto. Então, se este conteúdo foi relevante para você, compartilhe este post nas redes sociais!


Continue aprendendo

 

futuro-do-trabalhoFuturo do Trabalho
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Tecnologia da Informação O que é API e tudo o que você precisa saber sobre o assunto
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Varejo Transformação Digital em e-commerces: o futuro do consumo na internet
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]