Entenda o que é streaming e as melhores formas de utilizá-lo

Entenda o que é streaming e como essa tecnologia impulsiona a Transformação Digital

Você já ouviu falar de streaming? Netflix e Youtube com certeza que você sabe o que são, certo? Pois bem, essa tecnologia tem trazido um grande impacto sobre a vida das pessoas e gerado muitos novos negócios.

Já pensou assistir um evento, ao vivo, no conforto de sua sala? Graças ao streamig isso já pode ser feito sem nenhum problema. Muitas empresas já estão fazendo uso dessa tecnologia para o marketing, trazendo mais público para seus eventos e palestras.

O objetivo deste post é mostrar para você o que é, como se aplica e os benefícios do streaming para um negócio e como você pode ganhar dinheiro por meio dele. Confira:

O que é streaming

Mesmo que você não saiba realmente o que é streaming, já deve ter utilizado essa tecnologia em algum momento para assistir uma apresentação, um evento, ou até mesmo as suas séries e filmes prediletos.

O streaming é um protocolo de envio de dados de mídia para dispositivos via internet. Com ele é possível enviar informações de áudio e vídeo em uma espécie de fluxo contínuo.

Isso permite que o usuário possa realizar a visualização do material instantaneamente, diferentemente do download normal, no qual é preciso realizar todo o processo, para daí então visualizar o resultado final.

O streaming permite que o usuário possa observar o que está sendo baixado antes que todo o material seja transmitido. Isso também garante a possibilidade de realizar transmissões ao vivo, algo que não era possível com o download comum.

A mídia a ser reproduzida por streaming pode estar salva em cloud (nuvem), algum servidor remoto, em um computador comum com acesso à web, ou até mesmo ser gravada em tempo real.

Formas de aplicação

Existem algumas formas simples de aplicação de streaming utilizadas e a maneira como você pode utilizar essa tecnologia depende principalmente de seu objetivo e do público que você quer atingir. São elas:

Live streaming

Esse é um dos principais pontos acerca de streaming, a possibilidade de realizar transmissões online de conteúdo por meio de dispositivos simples e utilizando o poder da internet para isso.

As aplicações de live streaming são variadas, desde realizar coberturas jornalisticas in loco, até realizar a transmissão de eventos e palestras ao vivo, atingindo um maior público pela internet.

Hoje, boa parte das redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube possuem ferramentas que permitem que seus usuários realizem as chamadas “lives”, transmissões de streaming ao vivo.

O live streaming também tem a vantagem de poder ser gravado. Assim, aqueles usuários que não puderam assistir ao vivo devido a incompatibilidade de horário podem assistir em outro momento.

Streaming on-demand

Esse modelo é um dos mais conhecidos e divulgados se você tem uma assinatura Netflix ou utiliza o Youtube, por exemplo. É o tipo de streaming utilizado por essas plataformas para lhe entregar mídias como filmes, vídeos e séries.

Nesse modelo existe um catálogo de mídias à disposição do usuário no momento em que desejar assistir. O streaming é muito diferente da TV, por exemplo, na qual você só tem acesso durante o horário marcado para um programa.

Muitas empresas de televisão já estão criando suas próprias plataformas de streaming, disponibilizando seus conteúdos para acesso on-demand, além de produzir peças especiais para esses novos canais de comunicação.

Game streaming

A evolução do streaming tem nos apresentado novas possibilidades e entre elas está a utilização da tecnologia no mundo dos games, permitindo que o usuário jogue sem a necessidade de realizar o download da mídia inteira.

Esse modelo ainda está em desenvolvimento e a maioria dos jogos disponíveis para streaming são muito simples, devido à complexidade de realizar o fluxo de mídia para games mais elaborados.

Cases de sucesso no uso de streaming

Diversas empresas já estão utilizando o streaming para melhorar sua comunicação ou realizar uma transformação digital em seus negócios. Vamos listar alguns cases de sucesso.

Netflix

O primeiro deles é claro, não poderia ser outro: a Netflix tem hoje mais de 81,1 milhões de assinantes. No entanto, a empresa de streaming de conteúdo por assinatura mais conhecida do mundo não nasceu com esse objetivo.

A Netflix surgiu como um serviço de aluguel de filmes online em 1997, sendo que as películas escolhidas eram enviadas por correio. Com a evolução da tecnologia, a empresa modificou seu modelo de negócios e se tornou a gigante da internet que conhecemos hoje.

Apple

Não basta conhecer o seu público alvo, é preciso também saber como atingi-lo. Esse era um dos problemas enfrentados pela Apple. Ao perceber que o ambiente nativo de seus usuários era a internet, a empresa buscou começar a transmitir seus eventos por streaming.

Dessa forma, muito mais pessoas poderiam ver e participar de suas conferências. Outro ponto foi a limitação da transmissão apenas para pessoas que navegam com o Safari, navegador exclusivo da Apple.

Streaming e a transformação digital

O streaming de mídia tem um papel fundamental na transformação digital da sociedade. Com essa tecnologias, as pessoas deixam de ser apenas consumidoras de conteúdo: se transformam em produtoras.

A migração da televisão para a internet fica cada vez mais clara e os canais que não derem esse passo podem estar condenando seu futuro ao esquecimento, já que os usuários estão cada vez mais buscando material dinâmico.

Como utilizar para ganhar dinheiro

Assim como as plataformas como Netflix e outras do tipo que utilizam o streaming para vender conteúdo, você também pode tirar proveito dessa tecnologia para ganhar dinheiro.

Dentre as possibilidades, você pode realizar eventos focados em um determinado nicho de mercado, com taxas para inscrição, ou criar cursos para repassar seus conhecimentos sobre qualquer assuntos para pessoas interessadas.

Para isso, basta que você tenha um conteúdo de qualidade e saiba monetizá-lo da melhor forma, seja com a venda de assinaturas ou um acesso temporário às suas mídias.

O streaming é uma tecnologia incrível e podemos esperar que sua evolução mude ainda mais o modo como criamos e consumimos informações em um futuro não tão distante!