Por que transformar-se em empresa mobile está se tornando um requisito?

Empresas mobile

Antes de tudo, saiba que este não é um texto sobre tecnologia. Ou melhor, não é apenas sobre ela. Aqui falaremos sobre o que a tecnologia já faz em diversas empresas. Nesse caso, especificamente, o conceito de empresa mobile.

Portanto, é do interesse de pequenas, médias e grandes empresas.

Se você se encaixa em algum desses perfis ou, se pretende abrir um negócio, entenda  por que o aplicativo empresarial é algo fundamental em sua estratégia.

Você verá que esse conceito já é realidade e dialoga com as configurações atuais do mercado, oferecendo muitas vantagens para as empresas. Acompanhe!

Empresas da Era Mobile

Falar em Era Mobile é reconhecer que as tecnologias móveis avançaram todas as áreas da vida das pessoas, incluindo o contexto profissional e os comportamentos ligados ao consumo, que são dois pontos importantes para o mundo corporativo.

O acesso a dispositivos móveis em larga escala tem direcionado as empresas a criarem versões mobile de seus negócios. Portanto, as soluções em mobilidade cresceram significativamente desde o começo da última década, tornando-se uma vantagem competitiva na era digital nos mais diversos ramos .

O uso de smartphones aumenta dentro e fora das empresas, criando demandas internas e externas em torno desse hábito. Com isso, soluções que abarquem as duas dimensões e gerem uma integração entre elas são mais do que bem-vindas.

A mobilidade entra então como um passo indispensável para aquelas empresas que querem de fato viver a transformação digital sem precisar ser um expert em tecnologia. Para isso, elas devem estar atentas ao que realmente trará mudanças duradouras, o que aponta para a necessidade de buscarem um caminho de sucesso.

Os principais elementos para ter sucesso com a mobilidade

Sobre o caminho do sucesso, existem pistas que podem orientar empresas em direção a ele. Com os elementos que citaremos agora, os negócios podem considerar que estão mergulhando na mobilidade com segurança e sabendo que estão sendo acelerados. Esses elementos são:

  1. Plataforma única para gerenciar todos os dados gerados pelos aplicativos;
  2. Ferramentas eficientes para desenvolver e monitorar o desempenho de aplicativos;
  3. Aplicativos para ampliar vendas, conectar equipes externas e internas à plataforma;
  4. Funções que incluam comunicação, CRM e marketing.

O sucesso com o uso dessas tecnologias não depende de tarefas complexas, mas de uma transformação real nas estratégias e ações. Assim o potencial da mobilidade poderá ser  explorado em sua totalidade.

Níveis de atuação da empresa mobile

Dentre tantas características que negócios digitais possuem, a mobilidade reúne aquelas essenciais para o seu crescimento em um cenário de mudanças cada vez mais velozes. Podemos dizer que as tecnologias móveis atuam em quatro níveis distintos:

  • Força de trabalho: Além do acesso a dados e tarefas de qualquer local e a todo momento, colaboradores podem utilizar seus próprios dispositivos no local de trabalho, diminuindo funções para áreas como TI e de treinamento;
  • Vendas: Integrando dispositivos com sistemas de CRM, as equipes de marketing e vendas têm acesso a mais dados. Além disso, o próprio cliente, ao acessar produtos e serviços de seus próprios dispositivos, fica mais disposto a fechar negócio com a empresa;
  • Operações: A coleta de dados em tempo real agiliza processos por unir informações relevantes e facilitar a tomada de decisões através de funções como a geolocalização;
  • Experiência do cliente: Além de facilitarem a interação do cliente em pontos de venda, reduzem o tempo de resposta para queixas e solicitações, oferecem uma experiência mais agradável e focada no interesse do cliente.

Além do acesso à empresa pela internet, uma versão mobile traz economias e otimização do tempo. Falaremos disso a seguir!

Vantagens de criar uma empresa mobile

Empresas que abraçam a mobilidade experimentam mudanças significativas na rotina e em seus resultados. Confira agora as principais vantagens de criar uma!

01. Redução de custos

A empresa mobile é uma oportunidade de expansão sem o custo de um local fixo. Se o comércio eletrônico já foi uma grande mudança, o negócio móvel é a continuação de uma revolução que não vai parar.  

Cada função que a tecnologia móvel oferece representa um tipo de economia.

O armazenamento de dados em nuvem reduz custos com estrutura, recursos e ferramentas. O acesso da equipe por qualquer dispositivo elimina qualquer despesa que seria necessária para as pessoas realizarem suas tarefas. Além de despesas com segurança, licenças e manutenção que são reduzidas significativamente.

02. Maior produtividade

Quanto tempo um colaborador leva para ler uma queixa que chega direto no aplicativo instalado no seu dispositivo? Agora, quanto tempo ele levaria para acessar o que um cliente diz por meio de ligações telefônicas? Não dá para comparar.

Em uma rotina de atendimentos constantes, a produtividade de equipes que dependem de uma ferramenta ágil e eficiente para se comunicar com clientes e solucionar suas questões é um ganho considerável para os negócios. Isso porque falamos em um setor apenas.

Agora, pensando em cada setor e em suas respectivas funções, somando aí a essa equação a necessidade de comunicação entre eles (para terem uma mesma leitura sobre os fatos), a rapidez e a eficiência com a qual eles passam a trabalhar refletem diretamente nos resultados.

03. Satisfação de clientes

Equipe produtiva, entregando um trabalho ágil e eficaz, é igual a clientes satisfeitos. A lógica é simples e, mesmo que o mercado se modernize, isso não muda.

Mas a produtividade não é afetada apenas do ponto de vista quantitativo, a tecnologia móvel dá conta de tarefas repetitivas e ainda consegue oferecer um atendimento personalizado.

Quanto mais intuitivo for um aplicativo, mais o cliente ficará satisfeito.

Valores, como a cordialidade e a eficiência, podem ser incorporados e estruturados na maneira que o cliente será conduzido no app, para que a interação entre o usuário e a empresa tenha um alto padrão de excelência e transmita a missão do negócio.

Os benefícios da empresa mobile são muitos, por isso, nenhum negócio que quer se destacar pode correr o risco de ser aquele que não tem a sua versão móvel, pois isso implica em uma perda constante de competitividade.

Afinal, hoje falamos da transformação digital em empresas como um requisito, amanhã falaremos da mobilidade corporativa como condição básica de sobrevivência no mercado!

Percebe a velocidade das mudanças na era digital? Então se informe mais a respeito dos aplicativos empresariais, pois é disso que você precisa nesse momento!

CEO na uMov.me

Empreendedor graduado e pós-graduado em Ciências da Computação pela UFRGS, Fundador e CEO da uMov.me S.A, Diretor na Assespro-RS e Investidor/Mentor nas aceleradoras WOW e Ventiur. Hoje, seu foco de atuação está na transformação digital das empresas com uso da mobilidade corporativa.