Sim, atualmente, realizar investimentos online é uma ação extremamente segura. Porém, ainda é preciso tomar alguns cuidados para não cair em alguma fraude e, desse modo, colocar seu capital em risco.

Com o amadurecimento da internet – e das tecnologias em geral -, temos diversas empresas olhando para o mercado financeiro, buscando maneiras de facilitar a vida dos usuários para, assim, promover uma verdadeira revolução na área através dos investimentos online.

Nesse sentido, as fintechs têm ganhado grande destaque no país, já que sua capacidade de inovação promove uma grande competição com os modelos tradicionais de investimento – e oferecem mais opções para o público em geral.

Já que a internet trouxe tantas facilidades de diversas maneiras, os investimentos não podiam ficar de fora. Por isso, separamos 5 benefícios que essa tecnologia tão especial proporcionou para facilitar as aplicações financeiras.

5 benefícios dos investimentos online

1. Possibilidade de escolha da modalidade por perfil de risco

O primeiro benefício está na escolha do tipo do investimento por perfil de risco – também conhecido como Suitability. Se você é mais conservador e procura aplicações mais seguras, poderá confiar seu dinheiro entre as várias opções de renda fixa, por exemplo, disponíveis online. 

O Tesouro Selic, nesse caso, pode ser uma ótima opção de escolha, pois oferece uma excelente segurança, além de boa rentabilidade ao longo do tempo. Também é possível investir em ações, caso você tenha um perfil mais arrojado, para buscar maiores rentabilidades, mas entendendo que o risco também é maior.

Independente da modalidade, o interessante é saber que sempre existirá algo adequado para sua tolerância a riscos. Portanto, basta entender as características de cada opção antes de aplicar seu capital.

2. Simulação de cenários de investimento

Outra opção viável – e extremamente recomendada – são as simulações de investimento. 

Normalmente, cada plataforma oferece calculadoras para simular as possibilidades e entender o que acontecerá com o capital investido. Desse modo, é possível planejar cenários, entender como aplicar o dinheiro da melhor forma possível – dentro dos seus objetivos – e melhorar as chances de acertar.

Essa liberdade para criar cenários é importante para quem busca um objetivo em médio e longo prazo. Mesmo com as variações possíveis com o passar do tempo, ainda é possível entender qual serão os seus ganhos no futuro, caso tudo ocorra bem.

3. Concorrência entre plataformas

A concorrência entre plataformas, proporcionada pelas facilidades que a transformação digital oferece, resulta em um benefício importante para o consumidor: a variedade de serviços oferecidos.

Essa diversidade possibilita que alguns modelos de investimento, por exemplo, sejam oferecidos com determinadas vantagens. A ausência da taxa de corretagem em algumas plataformas pode ser crucial na sua escolha, então a concorrência entre empresas sempre é bem-vinda.

Desse modo, as plataformas conseguem se diferenciar positivamente dos produtos bancários, ganhando mais clientes e, principalmente, beneficiando os investidores.

4. Facilidade e rapidez

Mais um benefício do investimento online: a facilidade e rapidez na hora de investir.

Com um foco grande em conquistar e reter usuários, as plataformas de investimento capricham na hora de entregar um serviço simples e com grande facilidade de uso.

Se considerarmos as diversas modalidades oferecidas, é preciso pensar no usuário final para oferecer um produto extremamente usável e planejado para o consumidor final.

E o melhor de tudo isso? Grande parte das opções estão disponíveis na palma da mão, seja em computadores, tablets ou smartphones. 

5. Acompanhamento dos investimentos

O quinto e último benefício, considerando essa lista, é a possibilidade de acompanhamento dos investimentos a qualquer momento. 

Em praticamente todos os casos, as próprias plataformas de investimentos disponibilizam dashboards extremamente ricos e visuais, possibilitando a compreensão dos números e possibilitando uma análise mais profunda da aplicação.

Esse acompanhamento é importante para o investidor validar sua estratégia, caso necessário, ou simplesmente acompanhar a eficiência das suas aplicações.

Cuidados para não colocar seu dinheiro em risco

Mesmo com tantas facilidades tecnológicas, ainda é necessário tomar diversos cuidados para não cair em fraudes e colocar seu dinheiro em risco. É verdade que a preocupação das plataformas com segurança aumenta a cada dia. Mas nós, usuários, precisamos ter cuidado primordiais para evitar problemas.

Portanto, é importante seguir boas práticas de uso da rede mundial de computadores:

  • Cuidado com e-mails, SMS, ligações e mensagens por aplicativos que solicitam dados. Normalmente, nenhuma plataforma (e até bancos) fazem a solicitação de dados pessoais por esses meios de contato, então sempre desconfie se algo do tipo acontecer;
  • Evite usar redes desconhecidas para realizar qualquer tipo de acesso ou transação nas suas plataformas de investimento. Se for realmente necessário, busque utilizar a conexão compartilhada do seu smartphone (lembrando de utilizar senha de acesso para tal), além de uma VPN;
  • Sempre acesse as plataformas digitando o endereço em seu navegador. Evite clicar em qualquer link fornecido por terceiros;
  • Atente-se para o certificado SSL na plataforma que você utilizar. O SSL é o símbolo de cadeado ao lado da barra de endereço do seu navegador. Caso ele não exista, evite fornecer qualquer tipo de informação para o site;
  • Mantenha o sistema operacional, navegadores, aplicativos e softwares de segurança sempre atualizados. Isso vai ajudar a mitigar as situações problemáticas de comprometimento dos dados;
  • Procure criar senhas de acesso fortes e que sejam difíceis de serem descobertas. Caso tenha dificuldades de lembrá-las, utilize um software para gerenciar esse tipo de informação.
  • Por último, e não menos importante, é: em caso de qualquer dúvida, JAMAIS forneça seus dados e busque uma pessoa de confiança para maiores orientações. Lembre-se que é seu dinheiro que está em jogo, então é fundamental ficar atento a golpes e roubos.

Aposte nos melhores investimentos e faça seu futuro melhor

Como vimos ao longo do conteúdo, a tecnologia nos trouxe facilidades incríveis, principalmente quando podemos ter acesso a investimentos e, assim, cuidar bem do nosso dinheiro. 

Portanto, siga as nossas recomendações, escolha sua plataforma e modalidade de preferência, estude bastante sobre as possibilidades e faça bons investimentos!

Renato Pires

Head of Growth na IOUU, é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FATEC de Itu, interior de São Paulo. Após anos atuando como desenvolvedor de software, migrou para o Marketing Digital, onde usa a tecnologia em conjunto com o marketing para ajudar no crescimento de empresas. Redator nas horas vagas, gosta de conteúdos bem escritos e que geram grande valor para os leitores.

investimentoInvestimento
Startups Felicidade e consumo na terceira idade: 5 coisas que você precisa saber sobre esse público
Tecnologia Sistemas de IA podem ser considerados inventores?
ABOUT THE SPONSORS
IOUU

A IOUU foi criada para reinventar os serviços financeiros tradicionais, através da conexão de empresas em busca de empréstimo com taxas justas e acessíveis, e investidores interessados em aplicar seu capital com transparência e alta rentabilidade. Tudo com alta tecnologia para oferecer acesso fácil, rápido, justo e seguro ao crédito.