Desmitificando o desafio de contratar e reter Millennials

Entenda como contratar e reter Millennials para gerar melhores resultados na Transformação Digital

Contratar e reter Millennials parece ser bastante desafiador, pois eles têm a fama de serem pessoas que não ficam muito tempo em seus empregos e que possuem demandas bem diferentes das gerações anteriores. Acontece que essa geração faz parte da transformação digital que está ocorrendo no mundo e, muitas vezes, isso não é compreendido pelas empresas que ainda não se adaptaram a essa nova realidade.

Pensando nisso, desmitificaremos o desafio de contratar e reter Millennials. Acredite, pode ser fácil ter uma equipe desses profissionais, que são muito valiosos, em sua empresa.

Entenda o que motiva os Millennials

Para ter sucesso ao contratar e reter os Millennials, é preciso, primeiramente, entender o que os motivam. Esse grupo foi bastante estudado durante os últimos anos. Já é sabido que eles possuem alto grau de educação e gostam de flutuar em seus empregos até encontrar um lugar que esteja alinhado com suas visões de mundo.

É verdade que todo grupo tem suas exceções, mas algumas generalizações sobre os Millennials podem ser feitas. Por exemplo, eles:

  • foram afetados pela grande recessão de 2010 que impactou o mundo todo, e uma das consequências foi o aumento das dívidas de cursos de graduação;
  • têm o hábito de mudar mais vezes de emprego, possivelmente, porque preferem se estabilizar primeiro para depois estabelecerem famílias e, consequentemente, mais dívidas;
  • são a primeira geração que já nasceu transformada digitalmente, por estarem imersos, desde sempre, em tecnologias;
  • se destacam por terem habilidade para resolver problemas, curiosidade, confiança e interesse em crescimento pessoal.

Ofereça oportunidades para crescimento pessoal

Para uma parcela significante dessa geração, adquirir um emprego é muito mais do que iniciar uma carreira. Segundo a Forbes, 87% dos Millennials acreditam que é de responsabilidade da empresa oferecer oportunidades de crescimento pessoal, além do profissional.

Adquirir habilidades enquanto está trabalhando é importante para os Millennials. Eles desejam participar ativamente do negócio e se tornar parte dele.

Outro modo de oferecer oportunidades para os Millennials é o custeio de cursos e workshops que aprimorarão suas habilidades profissionais dentro do papel que executam na empresa. Para eles, sentirem-se valorizados dentro de seus ambientes de trabalho é muito importante.

Passe confiança

Para contratar um Millennial, é preciso passar confiança para ele. Isso implica em criar um papel de confiança que dê ao funcionário liberdade em desempenhar as suas funções. A “nova” geração é menos engessada no processo sequencial que domina as empresas dos anos 80 e 90. Eles precisam ter liberdade para adequarem suas tarefas aos seus métodos mais produtivos de trabalho.

Permita que os Millennials desenvolvam e compartilhem como eles criam suas próprias rotinas. Mantenha interesse em seus projetos e questione-os sempre sobre a metodologia usada e o que será feito para que os resultados sejam alcançados. Eles sentem-se orgulhosos e valorizados quando é depositada sobre eles a confiança do autogerenciamento.

Ofereça flexibilidade

Uma das grandes mudanças de um Millennial para as outras gerações é que eles procuram o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Isso quer dizer que poucos Millennials estarão dispostos a darem a vida por uma empresa, trabalhar fins de semanas inteiros e fazer incontáveis horas extras para terminar excessos de serviços.

Essa geração busca qualidade de vida. E isso implica em oferecer flexibilidade para eles. Em vez de oferecer salários mais altos, essas pessoas podem estar buscando outros benefícios, como a oportunidade de exercer o trabalho remoto, flexibilidade de horários, banco de horas para folgas e mais dias de férias.

Para contratar e reter Millennials, a oferta de trabalho precisa estar de acordo com a visão de mundo que essas pessoas compartilham. Ao mesmo tempo que elas querem ser importantes e desenvolver suas habilidades profissionais, eles também precisam ter liberdade para gerenciar o modo como vivem.

Tenha uma cultura social responsável

Para os Millennials, um emprego significa mais do que bons salários ou benefícios. Para eles, a responsabilidade social que a empresa exerce significa muito. Palavras como honestidade, integridade e confiança são de extremo valor.

Empresas que executam projetos sociais, fazem trabalhos voluntários e ajudam a caridade atraem mais os Millennials. Iniciativas simples como arrecadar alimentos, recolher agasalhos em época de frio e fazer uma vaquinha para um chá de fralda de uma funcionária grávida são alguns exemplos de como exercer uma cultura social responsável em uma empresa.

Ofereça desafios no ambiente de trabalho

Essa geração possui um senso de aventura inato. Os Millennials possuem a necessidade de terem novas experiências o tempo todo. Isso causa uma sensação de satisfação e de propósito em suas vidas. Os desafios no ambiente de trabalho contribuem para que adquiram novas experiências e que se transformem em profissionais mais qualificados.

Troque regularmente os projetos de que eles participam. Faça mudança nas equipes também. Trabalhar com pessoas diferentes trazem experiências novas.

Os Millennials são pessoas cheias de energia, e é possível usar essa energia de forma benéfica para eles e para a empresa. Basta oferecer a eles projetos complexos e importantes, que tenham muitos desafios. Encorajar a produção de novas ideias também é muito importante, assim como buscar a integração desses profissionais com pessoas mais experientes.

Pesquise a satisfação dos Millennials regularmente

Como essa geração está sempre buscando por desafios e mudanças, nem sempre eles estarão satisfeitos com as funções que desempenham. Por isso, é importante sempre manter contato periodicamente com esses profissionais.

Por meio de entrevistas trimestrais, é possível descobrir a satisfação dessas pessoas. É importante manter um interesse sincero no crescimento profissional e na satisfação de seus trabalhos. Manter a política de estar sempre de portas abertas também é importante.

Mas nem sempre é possível manter todos os Millennials definitivamente em seus empregos, e isso é normal. Tenha o hábito de fazer entrevistas com os profissionais que estão deixando a empresa. É importante descobrir quais são os pontos positivos e, principalmente, negativos que eles encontraram na empresa.

Esse feedback é importante para que a empresa se adéque gradualmente às necessidades dessa nova geração de profissionais. Os Millennials tendem a ocupar, cada vez mais, os postos de trabalho e, quanto mais cedo uma empresa tiver sucesso em contratar e reter esses profissionais, mais rápido ela se adequará às novas demandas do mercado.

O desafio é grande, mas essa é a geração mais bem preparada para as adaptações contínuas que a Transformação Digital impõe às empresas. Ter Millennials que entendem e estão alinhados aos propósitos da organização significa gerar resultados expressivos na era digital, sempre de olho do que ainda está por vir.

Para continuar aprendendo, não deixe de conferir as projeções para a próxima década no mercado de trabalho!