A tecnologia está influenciando drasticamente o dia a dia das organizações, promovendo mudanças relacionadas não apenas ao mercado e aos consumidores, mas também os colaboradores. Por isso, mais do que nunca, a Comunicação Interna têm uma importância e assume um papel fundamental dentro das empresas.  

Subjugada e colocada em segundo plano em muitas organizações, você pode estar se perguntando agora: “Mas, por quê Comunicação?

O horário de trabalho está cada vez mais flexível, o perfil dos empregados está diferente com a chegada das novas gerações às empresas, e a cada dia novas ferramentas são incorporadas à rotina. Esses são só alguns indícios de que a era digital e suas mudanças vieram para ficar.

E, por isso, a forma como a empresa conduz o diálogo interno com seus funcionários também precisa se transformar, para acompanhar o ritmo dessas mudanças.

Qual a relação direta entre a Comunicação Interna e a Transformação Digital na sua empresa?

Segundo a Sirius Decisions, “67% da jornada do comprador agora é feita digitalmente”, o que significa que o grande parte dos seus clientes já são digitais. Mas o que os clientes têm a ver com Comunicação Interna e a tal Transformação Digital, afinal?

A ligação (à primeira vista) parece indireta e sutil, mas pode ser o ingrediente que está faltando para a receita de sucesso na sua organização: seus colaboradores serão seus clientes – ou clientes da concorrência (!) – em algum momento da jornada de compra de qualquer produto ou serviço.

Portanto, se a sua empresa está apostando na Transformação Digital apenas “da porta para fora”, ou seja, considerando apenas os clientes e não os colaboradores, existem grandes chances de o discurso não ser coeso e esta iniciativa falhar.

Dra. Kristine Dery, pesquisadora do MIT, argumenta que o espaço de trabalho e as experiências que os colaboradores têm são fundamentais para determinar o sucesso ou o fracasso de uma transformação digital.

Portanto, além de pensar a “experiência do cliente”, as organizações precisam pensar a “experiência do colaborador” – onde um dos aspectos é justamente a forma como o processo de Comunicação Interna acontece. (A Cianet, empresa catarinense de tecnologia percebeu isso e unificou a sua Comunicação para modificar esse cenário. Saiba como aqui).

Neste sentido, a Comunicação Interna está diretamente ligada à Transformação Digital pois é responsável por:

Conclusão

A Comunicação Interna é responsável por, mais do que informar, engajar e alinhar o público interno com as causas da empresa – e em um momento de transformação isso é fundamental.

Se sua organização deseja ser mais competitiva, se beneficiando da Transformação Digital, tendo uma cultura forte e que fomenta inovação, ela precisa, antes de passar essa mensagem ao mercado, passar essa mensagem aos funcionários diariamente.

Por isso, a Comunicação Interna precisa ser uma prioridade, tanto no discurso para deixar todos “na mesma página”, quanto com relação às ferramentas utilizadas para promover o diálogo interno.

Ninguém irá se engajar em promover e incorporar mudanças no ambiente de trabalho se o diálogo sobre esse tema na empresa ainda é superficial, desconectado das práticas do dia a dia e acontece por meio de listas de e-mails internos sem fim, intranets ou murais de avisos antiquados.

Ou seja, é impossível exigir dos funcionários que eles acompanhem tais movimentos de transformação se a empresa ainda não adota a própria transformação internamente. Por esse – e outros motivos mostrados no texto – a Comunicação Interna é fundamental no processo! 😉

Quer descobrir se a Comunicação Interna da sua empresa está preparada para a Transformação Digital? Comece fazendo um Diagnóstico em menos de 5 minutos. Basta responder aqui algumas perguntas!   

Cassiane Vilvert

Editora no Cultura Colaborativa Cassiane Vilvert é Jornalista, editora do Cultura Colaborativa e parte do time de Marketing e Comunicação da SocialBase.

recursos-humanosRecursos Humanos
Varejo A Transformação Digital no varejo
N/A [INFOGRÁFICO] 5 passos para aumentar a satisfação interna do cliente