Como a tecnologia de interface de voz impacta minha empresa?

Como-a-tecnologia-de-interface-de-voz-impacta-minha-empresa

Você já experimentou fazer uma busca no Google com auxílio da sua fala? Ou dizer para o assistente pessoal do smartphone marcar um evento na sua agenda? Esses são exemplos simples de como a tecnologia de interface de voz, ou voice user interface (VUI), se faz presente no nosso dia a dia — mas também é fundamental entendermos as transformações que isso vai trazer para os negócios.

Neste post, você vai ver a importância de as empresas se prepararem para a massificação dessas interfaces de comando. Falaremos sobre as mudanças que vão surgir dentro e fora das companhias e os impactos que elas precisarão enfrentar, além de vermos cases de organizações que já estão inovando com o uso dessas soluções. Confira:

Que mudanças os sistemas de comando por voz representam?

Imagine que você precise de uma informação rápida, que qualquer pessoa pode obter com uma busca no Google. Em vez de usar teclado, mouse e uma tela para conseguir dizer ao computador o que você deseja e receber a resposta, não seria muito mais fácil usar a fala para requisitar isso à máquina?

O mesmo raciocínio vale se substituirmos o computador por um smartphone ou outro dispositivo com tela sensível ao toque. Ainda que a interface desses aparelhos seja, normalmente, mais amigável que a de um desktop, o uso da voz é uma das formas mais naturais de interação para o ser humano.

Agora, pense nas inúmeras aplicações e nos benefícios que essa tecnologia é capaz de trazer para as empresas:

  • rapidez para redigir relatórios apenas ditando as palavras;
  • otimização de trabalhos em centros de distribuição, dispensando interrupções para consultar um dado ou inserir uma informação, já que essas tarefas podem ser realizadas com as mãos livres;
  • facilidade de tomar notas e registrar ideias criativas, de modo a ajudar a trazer diferenciais para as suas atividades;
  • e muitas outras.

Tudo isso vai representar mudanças consideráveis de comportamento, resultando em impactos expressivos, como os que veremos a seguir.

Quais são os impactos da tecnologia de interface de voz nas empresas?

Conforme o reconhecimento da linguagem natural e os recursos de inteligência artificial avançam, surgem inúmeras possibilidades dentro das organizações. Mas antes de falarmos dessas utilidades, precisamos entender os impactos iniciais.

Ambiente de trabalho

Uma das etapas necessárias será definir a finalidade de uso da interface de voz. Alguns exemplos são:

  • facilitar a busca por dados durante reuniões;
  • servir de apoio a processos;
  • aumentar a agilidade e, consequentemente, a produtividade.

Isso vai definir em que condições os colaboradores precisarão falar. Usar a interface de voz em momentos pontuais e dentro de uma sala fechada é bastante diferente do uso constante em um ambiente em que outras pessoas estão trabalhando e precisam de concentração.

Impactos físicos

Para que uma empresa desfrute dos benefícios das interfaces de voz, é preciso ter dispositivos de captação dentro do ambiente de trabalho. Dependendo da solução contratada, isso envolve o uso de equipamentos individuais, como um headset com microfone, ou aparelhos mais sofisticados, com múltiplos microfones e tecnologia de redução de ruído, como é o caso dos dispositivos controlados por voz Amazon Echo e Google Home.

Dados dos clientes

Os impactos também estão na forma como os consumidores vão lidar com a empresa. Considere o site institucional, por exemplo, que certamente deverá ter a funcionalidade de busca por voz.

Todos os dados referentes aos hábitos e aos comportamentos do público enquanto ele interage com o seu negócio terão o potencial de gerar insights valiosos. Por outro lado, também exigirão soluções robustas de big data para lidar com a quantidade massiva de informações.

Será possível conhecer melhor o consumidor e criar estratégias mais efetivas tanto para conquistar novos clientes quanto para fidelizar aqueles que já pertencem à sua base.

Como as organizações já estão inovando com o uso da VUI?

Ainda que a tecnologia esteja em constante aprimoramento, já existem organizações que decidiram adotar a interface de voz nos seus processos ou como um serviço para seus clientes. Vejamos algumas delas.

Bancos

O banco Capital One foi a primeira empresa do setor financeiro nos Estados Unidos a disponibilizar serviços por interface de voz a seus clientes. Por meio de um aparelho Amazon Echo, os correntistas podem acompanhar seus gastos, verificar o saldo e pagar contas simplesmente dizendo aquilo que desejam.

Hotéis

A startup Roxy tem um aparelho dedicado a promover a hospitalidade na chegada de um hóspede ao quarto de hotel. Com comandos de voz, a pessoa tem acesso a todo o tipo de informação, como recomendações de pontos turísticos, horário do café da manhã e ajuda com a configuração do Wi-fi.

Além disso, o cliente pode fazer pedidos. Requisitar um transporte para determinado horário ou pedir toalhas são algumas das possibilidades.

Lembrando que todas essas opções são customizáveis pelo hotel e que a proteção dos dados dos clientes é um dos diferenciais do produto, já que as instruções não são processadas por servidores de gigantes da indústria, como já citamos anteriormente.

Varejistas

As aplicações no varejo também são as mais diversas, e um caso interessante é o da marca Liberty London, voltada para a venda de artigos de luxo. Eles adotaram interfaces de voz para auxiliar na separação e preparação de pedidos no centro de distribuição, um processo conhecido como warehouse picking.

Os colaboradores usam headsets, microfones e outros equipamentos que têm conexão direta à solução ERP da companhia. Assim, por meio de linguagem falada, eles sabem os artigos que devem ser selecionados e confirmam ao sistema o que foi retirado do estoque.

Como podemos perceber, é uma questão de tempo até que a tecnologia de interface de voz domine de vez o cenário corporativo em todo o mundo. Será uma transformação sem precedentes, sobre a qual os negócios que enxergam a importância do digital precisam começar a pensar desde já.

Quer entender mais sobre as vantagens e as consequências desse tipo de inovação? Então continue se informando conosco e saiba mais sobre o reconhecimento de voz e os seus impactos nos negócios!