Como a realidade aumentada pode melhorar a Experiência do Cliente

Conheça as principais aplicações da realidade aumentada para melhorar a experiência do cliente

De acordo com pesquisa da Goldman Sachs, estima-se que o setor de realidade aumentada na experiência do cliente crescerá ao ponto de conquistar a fatia de US$ 80 bilhões até 2025.

Apesar de haver muitas empresas explorando essa novidade, acreditamos que a verdadeira inovação pode demorar um pouco devido à complexidade técnica atual da RA, que, em um nível mais profundo, exige equipamentos especiais e maior poder de processamento dos computadores.

Mas, atualmente, a RA já possui uma grande influência na experiência do cliente (CX) e prepare-se para fazer parte deste mercado:

Benefícios da realidade aumentada na CX

A realidade aumentada tem o potencial de transformar a forma como as empresas interagem com seus clientes. Assim, os primeiros a adotar essa tecnologia terão uma vantagem competitiva porque poderão desenvolver formas inéditas de engajar os clientes.

Depois que a RA se popularizar, as campanhas se tornarão mais parecidas e perderão a capacidade de encantar o cliente como no início. Por isso, acreditamos que há três motivos que formam um caso extremamente forte a favor da adoção da realidade aumentada nas empresas:

  • as vendas serão impulsionadas pela RA no mundo digital. Imóveis, turismo, moda, entretenimento e muitas outras áreas aumentarão sua capacidade de venda online ao fornecerem formas mais interativas para que os clientes digitais sejam capazes de provar o produto virtualmente;
  • as empresas poderiam personalizar as interações da marca e criar uma experiência atraente para seus clientes. Ou seja, além de oferecerem produtos únicos, as lojas poderão pensar em formas diferenciadas de interagir com o público e engajá-lo com suas plataformas virtuais, como apps e websites;
  • atendimento ao cliente tradicional e outras funções de varejo podem ser aprimoradas ou até mesmo substituídas pela RA.

Possibilidades da realidade aumentada

A realidade aumentada pode melhorar a experiência do cliente de muitas maneiras criativas e inovadoras. A pesquisa da KPMG mostra que essa tecnologia poderá atingir várias áreas dentro de uma empresa para além do marketing, como as vendas, o atendimento ao cliente e o pós-venda. Isso porque oferece as seguintes vantagens:

  • conexão emocional: a RA permite maior imersão dos clientes porque ressalta aspectos visuais com as tecnologias 3D e hologramas. Assim, eles podem se conectar melhor com o seu produto e ver muito além de fotos e descrições;
  • fácil acesso à informação: a imersibilidade também permite que o consumidor compreenda melhor a sua proposta de valor porque estará disponível em vários formatos que promovem a aprendizagem visual;
  • experiências cativantes: por causa da RA as pessoas poderão explorar a imaginação antes de comprar. Os clientes de lojas de roupas, por exemplo, vão ter a oportunidade de testar diversas combinações e fazer a troca de peças no mundo digital.

A realidade aumentada na prática

Modelos 3D

Algumas empresas de roupa estão desenvolvendo uma tecnologia com a qual o usuário poderá modificar diversos aspectos da vestimenta (como tamanho e cor) sem necessidade de trocar de peça.

O cliente escolherá uma opção de roupa para se ver em frente a um espelho de AR. Esse equipamento inteligente vai reconhecer qual é o modelo e sugerir outras opções de cores para serem testadas. Assim, o cliente poderá escolher a opção ideal e procurar um vendedor.

Espera-se que isso aumente as vendas, pois, quando um cliente não gosta de uma cor, geralmente ele recusa todos os modelos em vez experimentar outra peça com tonalidade diferente.

Representação de KPIs

Além da área de produtos físicos, a AR também ajuda no ramo dos serviços. Ela pode tornar mais fácil o desafio de representar visualmente como seus processos empresariais ficarão após alguma intervenção. Isso muda a experiência do cliente, pois, mesmo depois de explicar tudo, ainda pode haver ambiguidades.

Atendimento ao cliente

Há um grande potencial da realidade aumentada para aumentar a eficiência operacional e o atendimento ao cliente dos datas centers. A AR será usada para consolidar dados de várias fontes e dados de métricas de monitoramento, análise e navegação do servidor do projeto no ambiente do data center. Isso será muito útil para os administradores de servidores, visto que terão melhor visualização dos dados e poderão utilizá-los de maneira criativa.

Apresentações impressionantes

Ao falar com potenciais investidores em uma reunião ou com possíveis clientes em uma feira comercial, a tecnologia de AR poderá proporcionar uma experiência mais memorável.

Sabemos que as pessoas se lembram daquilo que impacta mais profundamente o seu lado emocional — apesar de valorizarmos muito o lado racional nas apresentações. A tomada de decisão, de acordo com a neurociência, precisa de ambos os lados agindo juntos. Então, a realidade aumentada pode fornecer a experiência diferenciada para que seu argumento seja capaz de convencer a plateia.

Exemplos de cases de sucesso

Stella Artois

Uma das mais famosas marcas de cerveja internacional, a Stella criou um aplicativo no qual foram cadastrados todos os bares belgas que vendiam a cerveja. Após baixar a ferramenta, o consumidor poderia ver por meio das câmeras de seus celulares uma placa digital indicando quais lojas vendiam a cerveja.

Maybelline

Uma das lojas mais famosas de cosméticos do mundo — amada inclusive no Brasil — forneceu um aplicativo para que as mulheres pudessem experimentar as cores de esmaltes antes de comprar. Para isso, a usuária deveria tirar foto de suas mãos e testar as possibilidades no app.

National Geographic

No meio do metrô de Londres, a produtora de revistas e documentários sobre o mundo animal lançou um aplicativo de AR em que as pessoas poderiam “nadar” com os golfinhos, ir à procura de dinossauros ou, ainda, ter uma chita como animal de estimação.

Conseguiu perceber como a realidade aumentada na experiência do cliente vem trazendo uma versatilidade incrível para os negócios? Estamos vivendo na era da Transformação Digital, então, é preciso que sua marca adote novas estratégias de marketing para continuar conquistando outros mercados.

Quer entender um pouco mais sobre esse cenário disruptivo em que a realidade virtual e aumentada trazem novas tendências para o mercado? Então, conheça as tendências da tecnologias para 2018!​