Fábricas inteligentes: a revolução da indústria

Conheça as fábricas inteligentes, descubra as tecnologias envolvidas e entendas os benefícios e desafios que a indústria enfrenta na Transformação Digital

A transformação digital vem atingindo diversos setores da sociedade e com a indústria não é diferente. Hoje estamos vivendo na era da informação e cada vez mais podemos notar a criação de fábricas inteligentes, que usam da tecnologia para melhorar os seus resultados.

O aumento de competitividade nesse tipo de ambiente é visível, uma vez que as ferramentas tecnológicas proporcionam uma visão geral acerca do negócio e aumentam a possibilidade de controle de processos.

Neste post, nós vamos mostrar para você como a tecnologia vem transformando o chão de fábrica e aumentando a produtividade de diversas empresas na indústria.

O que são fábricas inteligentes

As fábricas inteligentes nada mais são que empresas industriais que utilizam de soluções tecnológicas para melhorar os seus processos rotineiros de produção. Para isso é realizado uma combinação entre recursos de automação industrial e sistemas de computação complexos.

Essa interação entre sistemas permite que todos os componentes existentes na fábrica troquem informações entre si, de modo a realizar a manufatura de forma automática. Aqui, o papel do ser humano não é mais produzir, mas sim supervisionar a produção realizada pelas máquinas e seus sistemas complexos.

Indústria 4.0

Esse novo paradigma de produção desenvolvido nas empresas, com uma associação diferente entre homem e maquinas, é chamado de Indústria 4.0.

O termo, que foi cunhado em meados de 2012 por meio de pesquisas de linhas de montagem inteligentes que trocassem informações entre si já virou uma realidade. Hoje podemos visualizar algumas fábricas totalmente automatizadas, como a da BMW em Leipzig, na Alemanha.

Nessa clara visão de futuro, o i3, primeiro modelo totalmente elétrico da BMW, é montado de forma exclusivamente automatizada, ou seja, sem nenhum tipo de intervenção humana em sua manufatura.

É claro que essa ainda é uma realidade distante para diversas indústrias, se tratando apenas de um exemplo do ponto a que se pode chegar na automação de uma fábrica. Entretanto, é possível realizar pequenos investimentos e trazer o conceito de fábrica inteligente para alguns processos dentro da empresa.

Vantagens do uso das tecnologias

A implantação de tecnologias de automação de tarefas na manufatura de produtos pode gerar uma série de benefícios para os negócios. Destacamos alguns deles.

Diminuição de custos

Tarefas automatizadas são realizadas de forma mais rápida e sem descanso, dessa forma, é possível produzir muito mais e com menos gastos, uma vez que os custos de produção serão diluídos.

Outro ponto que gera a diminuição de gastos operacionais é a minimização de erros gerados por interações humanas e o retrabalho existente para a correção de tais falhas.

Automação de tarefas

Tarefas repetitivas podem ter um alto custo para a indústria. É necessária a contratação e treinamento de uma série de profissionais para a realização de tais atividades.

Ao automatizar determinados processos da linha de produção, a necessidade de mão de obra especializada é reduzida. Ao invés de vários profissionais para a realização de uma tarefa, basta o colaborador que realiza a manutenção nos equipamentos.

Melhoria de processos

Ao automatizar os processos de produção, o gestor poderá ter acesso a todas as informações do chão de fábrica em tempo real, visualizando assim possíveis falhas ou gargalos não identificados anteriormente.

Dessa maneira, é possível melhorar significativamente cada um dos processos automatizados, visando ganhos de produtividade e redução de custos operacionais dentro da empresa.

Ganhos de competitividade

Uma das principais consequências da busca por automação na indústria é o ganho de competitividade exponencial ao qual a empresa terá acesso. Esse cenário é possível graças a todos os benefícios descritos anteriormente.

Produzindo melhor, com menos custos e mais eficiência, a fábrica poderá competir com os melhores players do mercado, ofertando produtos com maior qualidade e preços atrativos aos seus clientes.

Cases de sucesso

É possível verificar na prática os impactos da Indústria 4.0 no mercado em empresas que resolveram investir na modernização de sua planta de produção. Vamos listar alguns cases de sucesso.

GE Digital

Em 2015, a GE Digital abriu a sua primeira fábrica inteligente, visando os benefícios que essa nova tendência estava trazendo. Entre seus principais desafios estava lidar com os novos concorrentes gerados pela globalização.

Hoje a empresa conseguiu criar diversos polos criativos e destacar-se dos demais players do mercado graças à tecnologia. A redução de paradas não planejadas em sua produção caiu em até 20%.

Faurecia

empresa de componentes automotivos estava sofrendo com a perda de competitividade devido a processos antigos e ineficazes, ao mesmo tempo em que via seus concorrentes se modernizando.

Hoje a empresa lançou plantas inteligentes e teve sucesso em renovar seus processos de produção, além de reduzir o uso de papel e melhorar a eficiência interna de sua fábrica. A empresa pretende modernizar todas as suas 300 plantas.

Embraer

fabricante de aviões tinha um grande problema com determinadas falhas que só eram encontradas com as aeronaves no ar. Ao implantar um programa de treinamento virtual com seus colaboradores foi possível diminuir a incidência de falhas.

Hoje a empresa consegue detectar os erros com a aeronave ainda em solo, o que diminuiu a incidência de falhas e, consequentemente, o custo de produção de seus aviões, aumentando a sua competitividade no mercado.

Projeções do mercado e o futuro da indústria

O surgimento diário de novas tecnologias e a evolução constante da TI nos reservam uma série de surpresas e desafios para o futuro. O que podemos esperar de tendência para os próximos capítulos dessa caminhada é a modernização cada vez maior das plantas de produção.

Com isso, os consumidores devem ser beneficiados com produtos cada vez mais satisfatórios, além de preços mais competitivos. Esse cenário aliado à globalização e à possibilidade do envio de pedidos para qualquer lugar do mundo deve gerar uma série de possibilidades de novos negócios.

As fábricas inteligentes já são uma realidade e espera-se que essa nova fase da indústria traga diversos benefícios para empresas e consumidores!