Cada vez mais, estamos sentindo o impacto do uso da inteligência artificial na produtividade em vários campos de atuação, sendo que diversas empresas já fazem uso, hoje, de alguma tecnologia de IA.

Mesmo que estejamos acostumados a pensar que a inteligência artificial seja apenas aquela mostrada nos filmes, nos quais as máquinas realizam praticamente tudo sozinhas, qualquer sistema que interprete dados e tome decisões a partir disso possui IA.

Com a popularização do uso de sistemas dentro das empresas, cada vez mais a inteligência artificial produzirá impactos nos mais diversos negócios, aumentando a produtividade e transformando as relações de trabalho.

A inteligência artificial no mundo empresarial e industrial

A transformação digital trouxe as novas tecnologias e a possibilidade do uso de softwares para controlar diversas etapas do processo produtivo. Essa nova realidade impacta diretamente sobre os resultados e produtividade das empresas.

Mesmo que muitos trabalhadores vejam com desconfiança a criação desses novos sistemas, com medo de ter seus empregos tomados, o objetivo principal do uso da IA não é substituir o ser humano nas atividades de produção, mas, sim, aumentar ao máximo a sua produtividade.

Segundo dados expostos pela Accenture em uma de suas pesquisas, até 2035, a IA contribuirá para um aumento de até 40% da produtividade do mercado industrial, diminuindo custos e aumentando a produção de manufaturas ao redor do globo.

De olho nessa possibilidade, diversas empresas estão investindo em soluções de IA. Dados apresentados por uma pesquisa da Research and Market, mostram que o crescimento esperado no uso de soluções de inteligência artificial vai subir mais de 50% até 2025.

Autonomia e eficiência

O panorama atual dos sistemas de IA permite que eles entendam todo o processo produtivo e de negócios e identifiquem, de forma automática, quais são os principais problemas que devem ser resolvidos.

Uma rede neural, hoje, é capaz de analisar mais de um bilhão de dados em poucos segundos, sendo uma ferramenta incrível pra apoiar um tomador de decisões dentro de uma empresa, garantindo, assim, a melhor opção dentre as possíveis.

Como os dados coletados são constantemente atualizados, os sistemas de IA sempre atualizam, também, seus resultados, viabilizando que os gestores tenham acesso a informações recentes de variações ocorridas no mercado de atuação da empresa.

Entre os benefícios da IA no panorama empresarial e industrial estão:

  • confiabilidade das decisões: a automatização e disponibilidade de dados permite tomadas de decisão conscientes, com confiança de que serão as melhores alternativas sempre;
  • insights: além de buscar por informações em determinados momentos, analisar os dados apresentados pela IA também pode gerar oportunidades de negócios que não teriam sido visualizadas de outra forma;
  • segurança: manter sistemas de IA dentro da empresa ajuda a evitar erros e vazamentos de dados por parte de colaboradores, uma vez que seu contato com as informações diminui consideravelmente e vários processos passam a ser realizados pelo sistema.

Aonde ela pode ser aplicada

São vários os exemplos de aplicação de IA no setor empresarial com o objetivo de auxiliar e melhorar a produtividade. Veja alguns exemplos de como a tecnologia vem sendo utilizada:

Assistentes virtuais

Temos vários exemplos de assistentes virtuais que se utilizam de tecnologias como Voice Reconigtion para captar e entender as demandas de seus usuários e processar comandos.

Mesmo que essa tecnologia ainda não tenha garantido um lugar cativo dentro dos escritórios, já é possível utilizar as assistentes virtuais para diversas atividades, o que facilita a vida dos colaboradores e melhora a sua produtividade.

Por exemplo, esses sistemas já são capazes de marcar reuniões, administrar agendas, realizar pesquisas, dentre outras atividades, todas coordenadas por comandos de voz, facilitando a vida dos colaboradores de uma empresa.

Os principais players do mercado atualmente são a Amazon, com a sua solução Alexa, a Microsoft com a assistente Cortana, a Apple com a famosa Siri e o Google Assistente, da gigante das buscas.

Previsão de demanda

A IA e o aprendizado de máquina permitem que suas soluções prevejam demandas do mercado por meio de modelos matemáticos complexos, o que é uma ótima maneira de estar um passo à frente da concorrência.

Uma vez que os sistemas de IA identificam uma oportunidade futura de negócios, eles podem repassar essa informação ao tomador de decisão, que decide qual atitude irá tomar diante da previsão.

Por exemplo, de acordo com a consultoria McKinsey, é possível reduzir o estoque de uma empresa de 20% a 50% com base em IA e previsões de demanda, baixando os custos de manutenção.

Identificação de ameaças

A segurança da informação dentro de uma empresa é fundamental para garantir a continuidade dos negócios e, consequentemente, a sua produtividade. A IA pode ser utilizada para realizar levantamentos constantes da infraestrutura da empresa e garantir a sua proteção.

Além disso, soluções de inteligência artificial podem realizar a manutenção preventiva de diversos sistemas, evitando, assim, que eles fiquem desatualizados ou apresentem lentidão, o que pode acabar afetando os processos da empresa.

Verificar a satisfação de colaboradores

A alta rotatividade de funcionários pode acabar se tornando um problema para a produtividade, pois perde-se tempo com treinamentos, sendo que o colaborador perde o interesse ou busca outras oportunidades pouco tempo depois.

Soluções de IA podem acompanhar os colaboradores, analisando seus dados e identificando insatisfações, dessa forma, auxiliando o RH a tomar as medidas necessárias para manter o profissional satisfeito e produtivo.

Panorama para o futuro

Como dito, os investimentos em tecnologias que se utilizem da IA para aumentar a produtividade empresarial tendem a aumentar gradativamente. Além disso, espera-se o surgimento de cada vez mais soluções.

Com isso, as empresas poderão lançar mão de diversas estratégias para se manterem competitivas no mercado. Porém, é preciso que desde já exista um investimento em transformação digital e processos cada vez mais enxutos para se aproveitar dessa evolução.

Organizações que deixam de realizar essa adaptação podem estar selando o seu destino ao fracasso, uma vez que não poderão mais acompanhar o ritmo frenético da evolução das tecnologias.

Chegamos ao fim deste artigo e esperamos que você possa ter compreendido o papel da inteligência artificial na produtividade empresarial e a urgência do investimento nessas tecnologias na sua empresa.

Para continuar aprendendo sobre inteligência artificial e suas aplicações no mercado, leia este artigo completo sobre o assunto!

tecnologiaTecnologia
Gestão O que é Lean Inception?
Marketing Hiper-personalização no marketing B2B: como se adaptar?
ABOUT THE SPONSORS
Introduce

Arquitetamos estruturas e soluções de redes de computadores que garantem a maior disponibilidade dos serviços de TI e aumentam a proteção da empresa, a confidencialidade de negócios e a produtividade das equipes.