O conceito de mobilidade corporativa está intimamente ligado às facilidades promovidas pela era digital.

As vantagens oferecidas pela tecnologia da informação já tomaram conta do dia a dia das pessoas, o que faz com que as organizações atentas a essa realidade acompanhem cada inovação.

O objetivo das empresas já não é apenas melhorar os seus resultados, mas também garantir melhor desempenho e o bem-estar dos seus colaboradores.  

Conheça o conceito já revolucionou o cotidiano das pessoas e das empresas

Quando os processos são realizados em meios digitais, é possível integrar ações executadas nos mais diversos setores em tempo real, de forma simples, rápida e que valorize o bem-estar dos colaboradores.

As soluções em mobilidade revolucionam a atuação dos colaboradores, principalmente em times externos, trazendo facilidades que agilizam processos e promovem maior engajamento entre os envolvidos em cada operação.

Ainda que se trate de uma realidade muito presente no cotidiano do mercado, o conceito ainda é explorado de forma superficial na grande maioria das corporações, o que o transforma em uma vantagem competitiva.

Os benefícios da mobilidade corporativa estão na viabilização de diversas operações remotas que aumentam a eficiência e a integração dos colaboradores através de ferramentas em dispositivos móveis.

Em poucas palavras, trata-se de integrar os sistemas de uma empresa aos dispositivos já utilizados por qualquer colaborador externo. Através de seu próprio dispositivo móvel, seja ele smartphone ou tablet, o colaborador tem liberdade para executar as suas tarefas onde e quando for necessário!

Em um mundo cada vez mais integrado digitalmente, o desenvolvimento de qualquer negócio depende deste tipo de evolução, que chegou para otimizar e humanizar os processos que garantem mais sucesso no mercado competitivo.

Quais são os principais benefícios da mobilidade corporativa?

É fato que uma empresa alheia a essa realidade cedo ou tarde será passada para trás. Os benefícios da mobilidade corporativa são nítidos na relação de custos para a sua operacionalização.

Esta é a oportunidade de ouro para que os melhores diretores de TI mostrem que são capazes de inovar, promovendo possibilidades que realmente otimizem processos e engajem profissionais.

Estes são os principais fatores que garantem um excelente custo-benefício para a sua estratégia:

  • Distribuição inteligente de informações e funções;
  • Redução de deslocamentos;
  • Redução de gastos com infraestrutura.

Por que investir em escritórios ou pontos externos se o seu time pode atuar de forma muito mais produtiva e satisfatória através de seus próprios dispositivos? Trabalhar em casa e comunicar-se via streaming, por exemplo, tem se mostrado uma alternativa profissional cada vez mais vantajosa para todos os envolvidos.

Em relação à otimização de processos, as soluções em mobilidade são capazes de se adequar ao perfil de cada empresa, integrando ações de uma forma alinhada às características específicas do negócio e de seus colaboradores.

A velocidade das informações faz com que decisões se tornem mais ágeis e eficientes, assim como a tomada de decisões.

Neste sentido, também é melhorada a capacidade de lidar com os clientes, que podem ser atendidos em tempo real e ter suas questões solucionadas com maior rapidez e eficiência!

O alto volume de dados integrados também permite que gestores tenham uma visão clara do andamento de seus negócios, fato que garante um atendimento mais assertivo às demandas do mercado. Quanto mais dados, mais insights.

Com a gestão inteligente das informações obtidas em uma estratégia de mobilidade corporativa, é possível identificar necessidades com base em um histórico preciso, que permite avaliar desempenhos, encontrar indicadores e definir os rumos de gerenciamento.

Como a mobilidade é capaz de promover o bem-estar dos colaboradores?

Além de agilizar os atendimentos e os processos internos, garantindo vantagens competitivas e maior satisfação aos clientes, a mobilidade corporativa ainda representa um aumento na satisfação e no bem-estar dos colaboradores.

O principal motivo? Além da melhor autonomia e liberdade de atuação, as novas tecnologias garantem processos mais rápidos, assertivos e integrados. Isto torna os resultados muito mais estimulantes e a atuação nas empresas mais natural e realizadora.

As tecnologias que promovem uma transformação digital completa são aquelas com foco nas pessoas!

Um novo paradigma está surgindo nos meios de trabalho, apoiado em plataformas que possibilitam uma quebra de barreiras geográficas e dos fatores que limitam o acesso integrado de informações.

Por exemplo: Imagine que você trabalhe em uma equipe de suporte de vendas e um cliente acabou de enviar uma reclamação. Como você resolveria melhor o problema, consultando ligações e bancos de dados de outros atendentes ou através de uma consulta em seu próprio dispositivo?

Você percebe que esta vantagem operacional não se resume apenas em ganhos para a empresa? As melhorias e facilidades se estendem para a atuação de qualquer profissional.

A integração entre setores pode deixar de ser um desafio

A eficiência e a rapidez das informações permitem uma visão global e não limitada às barreiras antes impostas pelas ferramentas físicas de gestão. Isso aumenta os resultados coletivos e, consequentemente, melhora o ambiente de trabalho.

A melhoria de qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores há muito tempo deixou de ser um valor que vai de encontro com o compromisso em alcançar metas e obter resultados.

Quem se sente confortável com a sua maneira de trabalhar e realmente enxerga resultados concretos em suas ações estará muito mais comprometido e irá naturalmente “vestir a camisa” de sua equipe. A produtividade acaba se tornando consequência de um padrão corporativo que realmente prioriza a comodidade e o bem-estar dos colaboradores.

Mas vale lembrar que contatos superficiais ou plataformas limitadas não são capazes de estabelecer uma relação verdadeira de mobilidade corporativa!

Para garantir que um profissional tenha qualidade de vida e não perca tempo se deslocando até a empresa, é fundamental que todos os itens necessários em um ambiente físico estejam disponíveis em seu dispositivo pessoal.

Isso quer dizer que todas as ferramentas, programas e informações presentes no cotidiano profissional devem ser adaptados para o celular e tablet dos colaboradores externos.

O uso de aplicativos e a virtualização de desktops permitem que as ferramentas fiquem à disposição prontas para resolver problemas de forma inteligente, prática e integrada.

Qualquer empreendedor se preocupa com a saúde financeira de seu negócio, mas só aqueles que aliam este cuidado com o bem-estar de seus colaboradores serão capazes de alcançar sucesso frente aos desafios e possibilidades desta era digital.

Melhores condições de trabalho garantem melhores resultados

Ser uma empresa mobile está se tornando requisito, pois nenhuma realidade até então possibilitou um alinhamento tão profundo entre organizações e profissionais.

Através de aplicativos corporativos, é possível maximizar o potencial individual de qualquer colaborador, pois os gestores terão maior proximidade com os processos e também com as pessoas envolvidas neles.

Atuar através de sistemas que facilitem e integrem o trabalho já é até um desejo para os próprios funcionários, desde que os processos digitais e as metas organizacionais estejam alinhados com as suas realidades pessoais.

Pode parecer contraditório, mas quanto mais digital se tornou a gestão de pessoas, mais humanas se tornaram as relações estabelecidas no ambiente corporativo.

As possibilidades oferecidas pelas soluções tecnológicas rompem barreiras físicas e estabelecem pontes de informação responsáveis por uma nova era de recursos humanos nas empresas!

Com a capacidade de gestão ampliada pelos apps, é possível promover transformações que ampliem os resultados de uma equipe sem deixar de lado o bem-estar dos envolvidos nela.

Se o futuro do trabalho realmente é remoto, chegou a hora de o mercado aderir de vez aos benefícios da mobilidade corporativa.

Alexandre Trevisan

CEO na uMov.me Empreendedor graduado e pós-graduado em Ciências da Computação pela UFRGS, Fundador e CEO da uMov.me S.A, Diretor na Assespro-RS e Investidor/Mentor nas aceleradoras WOW e Ventiur. Hoje, seu foco de atuação está na transformação digital das empresas com uso da mobilidade corporativa.

gestaoGestão
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Saúde Prioridades: como a IoT está mudando o mercado de saúde
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Tecnologia da Informação O que é API e tudo o que você precisa saber sobre o assunto
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]