As novas tendências da publicidade mobile

tendencias-de-publicidade-mobile

A publicidade mobile já é uma prioridade para muitas empresas e é simples entender o porquê. Segundo dados da Pesquisa Anual do Uso de TI, realizada pela FGV, já foi ultrapassada a marca de um smartphone por habitante em nosso país.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre a importância deste mercado e o que esperar das tendências do marketing para os dispositivos móveis. Acompanhe!

O mercado mobile

A transformação digital, a massificação internet e as novas tecnologias impactaram em cheio a publicidade e mudaram totalmente a maneira como os anúncios e peças publicitárias são criadas e distribuídas.

Atualmente, estamos passando por mais uma revolução, uma vez que os dispositivos móveis são o meio preferido de navegação de boa parte da população, que utiliza os smartphones para acessar redes sociais, buscar informações e realizar compras.

Essa nova mudança de paradigma exige que os profissionais de marketing e propaganda mudem mais uma vez os seus conceitos e comecem a trabalhar visando alcançar esse público.

Conforme os nativos digitais — pessoas nascidas na era da tecnologia — vão se tornando grande parte da massa consumidora, cada vez mais poderemos ver o uso de dispositivos móveis como principal meio de acesso à internet e serviços online.

Infelizmente, as estratégias utilizadas para o marketing digital na criação de anúncios e peças publicitárias não se aplicam aos smartphones, dispositivos com uma tela muito menor e reduzido espaço para propaganda.

É preciso se adaptar a um novo modelo, utilizando ferramentas e novas metodologias, a fim de alcançar o sucesso dentro dessa plataforma muito mais limitada em termos de espaço.

O panorama atual da publicidade mobile

Hoje, já existem várias formas de realizar anúncios voltados especificamente para o público mobile, utilizando-se de estratégias e ferramentas específicas. Entre as principais aplicações, estão:

Publicidade em vídeo

O Youtube é o segundo maior buscador do mundo, ficando atrás apenas do Google. Podemos ver a importância da publicidade em vídeo ao notarmos que diversas plataformas estão adicionando esse recurso, como as redes sociais.

Transmissões ao vivo, graças à tecnologia de streaming, têm se tornado cada vez mais comuns, e são uma ótima oportunidade de chamar a atenção de usuários mobile, conquistando cada vez mais audiência.

É possível criar os mais diversos tipos de publicidade em vídeo, seja com a inserção de anúncios em canais de influenciadores digitais do seu público-alvo, seja com a criação de um próprio canal para a marca.

Um relatório emitido pela InMobi em parceria com a Logan, destaca que 76% dos investimentos em anúncios de vídeo são para peças de tela cheia, ou seja, que interrompem a exibição do conteúdo escolhido pelo usuário.

A chamada propaganda imersiva, que tenta atrair o público para um vídeo patrocinado deve ser muito bem planejada, pois a plataforma do Youtube, por exemplo, permite que o usuário ignore o anúncio após 5 segundos.

Já o número de empresas que vêm apostando no vídeo tem aumentado. Em 2016, cerca de 43% do investimento em marketing foi direcionado a esse tipo de anúncio, já em 2018, os valores aumentaram para 70%.

O valor de investimento aplicado apenas em vídeos voltados para mobile aumentou 109% de 2017 para 2016, o que demonstra um claro movimento para esse modelo de anúncios.

A inserção de pequenos anúncios rápidos durante a exibição de vídeos também tem sido amplamente utilizada pelas empresas para gerar valor de uma forma não intrusiva, garantindo a atenção dos usuários.

Evidentemente é preciso planejar muito bem a criação de um anúncio em vídeo para smartphones, uma vez que a tela menor pode prejudicar a leitura de letras pequenas ou alguns detalhes.

Aplicativos especiais

O mercado de aplicativos esfriou um pouco, e isso pode ser atribuído, principalmente, ao surgimento de outras tecnologias que acabaram por ofuscar a possibilidade de uso de um app.

Contudo, o valor gerado ao obter espaço na tela de um usuário é enorme, pois ele poderá visualizar a sua marca constantemente, uma vez que a sua logo estará na palma da mão dele a todo momento.

Para aumentar o número de downloads de seu aplicativo, as empresas podem criar diversas estratégias, como a possibilidade de descontos especiais ou brindes, fazendo com que os clientes se interessem pelo app.

Além de criar seus próprios aplicativos, as marcas também podem aproveitar a atenção que determinados apps consomem de seus usuários para anunciar seus produtos e serviços.

Esse modelo de anúncio está se tornando cada vez mais comum em aplicativos gratuitos e é uma ótima maneira de alcançar o usuário sem afetar sua experiência ou abusar de sua privacidade.

Notificações

As notificações são uma grande sacada da publicidade online e uma forma incrível de manter os seus clientes sempre engajados com a sua empresa. Ao baixar e instalar um app, damos algumas permissões dentro do aparelho e uma delas é para o uso de notificações.

Dessa forma, sempre que você achar interessante, pode enviar uma notificação direto para o aparelho do cliente, como uma mensagem, ofertando algum produto ou serviço que seja do interesse dele, ou comunicando uma promoção.

Sendo assim, mesmo que ele não utilize o app com frequência, você poderá induzi-lo a visualizar o aplicativo e verificar promoções e produtos, aumentando as chances de uma venda.

Geolocalização

Anúncios baseados em geolocalização são outra forma de utilizar os dispositivos mobile para melhorar os resultados das peças publicitárias de uma empresa e segmentar um público dentro de um raio de ação.

Imagine que você é dono de um restaurante. O seu público não deve ser segmentado com base em idade ou gênero, por exemplo, mas sim nas proximidades do negócio. Ao circularmos com nosso smartphone, os dados de GPS são gravados e utilizados para disponibilizar anúncios baseados em nossa localização.

Anúncios em jogos e apps

Diversas empresas especializadas na criação de jogos e aplicativos optaram por um modelo de negócios baseado em anúncios. Sendo assim, eles disponibilizam seus games e apps de forma gratuita aos usuários e vendem para outras empresas a possibilidade de anunciar na tela do usuário durante o seu uso.

Essa pode ser uma ótima alternativa para alcançar um público segmentado e cativo de determinado aplicativo, gerando vários leads para o negócio de forma simples e sem grandes custos.

As tendências para o futuro do marketing de dispositivos móveis

Com a transformação digital e surgimento de novas tecnologias, podemos esperar ainda muitas novidades na publicidade mobile, como a inserção de elementos de realidade aumentada e virtual, e formas de melhorar o uso da geolocalização.

A integração entre várias plataformas também poderá ser cada vez mais comum, ofertando os mesmos anúncios independentemente do site ou rede social em que o usuário está navegando.

Além disso, a criação de aplicações que centralizem o trabalho da equipe de marketing será possível, garantindo que as peças publicitárias possam ser gerenciadas para todo o tipo de plataforma de apenas um local.

A publicidade mobile é o futuro e quanto antes as empresas perceberem esse movimento, mais rapidamente estarão adaptadas e aproveitando todas as possibilidades dos dispositivos móveis.

Gostou do conteúdo? Então continue aprendendo: entenda agora a transformação digital no marketing!