Você sabe o que é Dashboard? Com certeza já ouviu falar desse termo no seu dia a dia, ele trata-se de uma ferramenta presente em tecnologias de diferentes funcionalidades, como plataformas de gestão, de jogos, redes sociais entre outros.

Todos que fazem uso de tecnologias em suas rotinas se deparam e manuseiam esses instrumentos diariamente, entretanto, não são todos os usuários que sabem o seu conceito, aplicação, funcionalidades e tipos.

Esses conhecimentos são relevantes para os gestores de qualquer companhia, pois eles saberão quais informações elas devem conter, qual a sua importância e quais atendem melhor o interesse da organização ou dos clientes:

O que é Dashboard?

Basicamente, consiste em um painel de controle visual que aglomera em um único ambiente todos os indicadores, acessos, dados e outros elementos relevantes para a gestão e controle do sistema que ela representa.

Esses componentes são alocados para permitir uma leitura natural e fluída, sem a necessidade de conhecimento sobre Tecnologia e Informação ou treinamento para utilizá-los. Ao iniciar o sistema, o usuário se deparará com informações claras e já saberá onde clicar para obter as informações que lhe interessam.

Um Dashboard voltado aos negócios organiza as informações de uma forma direta, detalhada e atualizadas em tempo real. Qualquer informação pode ser configurada nesse tipo de painel, seja pelo seu desenvolvedor ou pelo próprio utilizador (se houver o recurso de customização).

Como ele se aplica no mundo analógico e digital?

Engana-se quem pensa que os Dashboards são usados somente recentemente: uma personalidade marcante entre os políticos e militares do século XX, Winston Churchill, conseguia suas informações por meio de um departamento de informações que batizou como “Gabinete Estatístico”.

Essa unidade especial funcionava como um “Darshborad analógico”, pois detinha a função de coletar e entregar dados puros e verdadeiros sobre a 2ª Guerra Mundial. A ferramenta foi fundamental para a tomada de decisões pelos estrategistas, possibilitando a obtenção de resultados positivos nos campos de batalhas.

Assim como o mecanismo de Winston foi relevante para o alcance de resultados positivos em sua época, no século XXI os painéis auxiliam os gestores a alcançar suas vitórias no mercado, porém, com suas aplicabilidades ampliadas pela tecnologia.

Quais são os seus objetivos?

Assim como outras ferramentas de gestão, seu objetivo primordial é aumentar a eficiência operacional da empresa e o engajamento e a integração dos colaboradores de todos os setores. Os aspectos almejados ao implementar um dashboard podem ser listados nos seguintes itens:

Transparência

Informação é um dos bens mais valiosos para qualquer companhia, entretanto, não basta que ela seja atirada ao gestor, ela precisa ser transparente e de fácil leitura. Qualidades que podem ser asseguradas por um painel bem programado.

Interatividade

A dinamicidade é uma das experiências oferecidas pelos Dashboards, isso significa que o utilizador visualiza e interage em tempo real com as informações ali transmitidas. O nível de detalhes dos dados também faz parte da interatividade, que deve variar conforme a necessidade do gestor.

Acessibilidade

Esse elemento consiste na facilidade de uso, uma interface evidencia imediatamente tudo o que um usuário precisa saber com um rápido relance de olhos, eliminando a necessidade de treinar seus colaboradores para utilizá-lo.

Auxílio na tomada de decisões

Um bom painel consegue aglomerar todas as informações relevantes da companhia em poucas telas. O gestor terá a melhor visão possível de todo o empreendimento, identificando onde estão os gargalos, maiores receitas e despesas em pouco cliques, permitindo que decisões mais eficientes sejam tomadas.

Quais os modelos mais utilizados hoje em dia?

Assim como existem três níveis de planejamentos administrativos (estratégico, tático e operacional) de uma organização, são três os diferentes de Dashboards, cujos detalhamentos, métricas e funcionalidades são alinhadas conforme as metas de cada utilizador.

Estratégico

Nesse nível administrativo estão presentes os controladores de mais alto nível hierárquico, como os proprietários, CEOS, presidentes e a diretoria. As decisões desses indivíduos consistem na definição das missões, visões e valores no direcionamento das empresas e na determinação das metas de longo prazo (mais de cinco anos).

Os Dashboards estratégicos trazem indicadores de desempenho (KPI) relacionados aos resultados da companhia, como aumento ou diminuição de receitas, despesas, custos entre outros elementos. Os gestores terão dados reais do desempenho mensal perante as metas anuais, número de vendas totais, dados financeiros etc.

As informações são amplas e relacionam os resultados globais do negócio, integrando os dados de todas as unidades e filiais da empresa. Esse Dashboard foi projetado para ser visualizado poucas vezes na semana, pois suas informações somente sofrem grandes alterações após um significante período de tempo.

Tático

Esse nível consiste na mobilização de recursos específicos de uma empresa no nível departamental. O Dashboard tático permite o acompanhamento de indicadores que influenciam nas decisões a médio prazo (um a três anos) e específicas para o setor em que é implantado.

Imagine o painel destinado ao setor de vendas, os gestores dessa seção demonstram as taxas de conversão, ticket médio etc. Enquanto no setor de marketing, evidenciaria as tendências do consumidor, número de acessos pelas mídias sociais etc.

Operacional

Os Dashboards operacionais dispõem de métricas sobre uma operação específica da empresa, como a produtividade de uma fábrica, organização do estoque, status de anúncios, número de entregas em atraso etc.

Eles permitem que analistas identifiquem falhas em certos processos, diferencie o desempenho de cada um dos colaboradores, entre outros dados específicos.

As informações são destinadas às decisões de curto prazo (três a seis meses) e garantem que as tarefas sejam executadas conforme o que foi previsto nos planejamentos dos níveis superiores. Esses painéis são projetados para serem visualizados várias vezes durante o dia, pois os procedimentos que ele monitora são rotineiros.

Essa tecnologia é a chave para o sucesso do trabalho de todos os envolvidos na organização. Por isso, saber o que é Dashboard, entender seus objetivos e funcionalidades é fundamental para que o gestor saiba qual tipo atenderá a necessidades de cada setor da empresa!

Pronto para utilizá-los de forma mais eficiente agora?

Imagem: Pavitra S. Tandon
tecnologiaTecnologia
Transformação Digital Jornada pela sobrevivência: a Transformação Digital em telecom
Vendas Vendedor Hunter e Vendedor Farmer ainda são definições relevantes?