11 livros fundamentais para sua carreira de marketing em 2018

Conheça os principais livros de marketing para dominar a área em 2018

Por maiores que sejam as possibilidades de buscar informação no meio digital, os livros de marketing são essenciais para ajudar a aprofundar e organizar nosso conhecimento.

Novos conceitos, como Marketing 4.0, surgem a cada inovação de mercado e, para ajudar você a acompanhar essas transições, separamos algumas das grandes obras da área. Confira quantas delas já leu e veja outras alternativas disponíveis!

Livros de fundamentos de marketing

01. Marketing 4.0 – Philip Kotler

Kotler é da “velha guarda”. Seu livro “Administração de Marketing” pode ser considerado como uma bíblia da área. Nessa nova obra, ele revisita seus conceitos para retratar a influência digital na relação entre empresas e consumidores.

O livro descreve a transição do marketing tradicional para o digital (4.0). Uma nova realidade se sobrepõe ao marketing voltado para o ser humano (3.0), que, por sua vez, substitui o marketing focado no consumidor (2.0), vencendo a lógica do marketing voltado para o produto (1.0).

Em Marketing 4.0, ele se uniu a outros dois autores: Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan. Além de retratar como a internet mudou o nosso modo de vida e expectativas, a obra também fornece dicas sobre as jornadas do consumidor na atualidade, com métricas e práticas de marketing.

02. Permission Marketing – Seth Godin

As velhas técnicas de persuasão têm dado lugar a uma abordagem menos invasiva, buscando atrair a atenção do consumidor com base nos seus interesses de forma voluntária. Seth Godin entende que as mensagens de marketing precisam ser aceitas pelos potenciais clientes.

Desse ponto de vista, nesta obra ele sugere que o marketing deve ser capaz de alcançar as pessoas que sinalizaram interesse em conhecer detalhes sobre uma determinada oferta. O autor defende que, se bem conduzida, essa estratégia potencializa a chance de venda ao estabelecer uma relação de confiança entre a marca e o consumidor.

03. Não me faça pensar – Steve Krug

Não me faça pensar é uma obra sobre a experiência do usuário. O autor aborda a usabilidade de sites, considerando que eles são uma ferramenta essencial para qualquer campanha de marketing. A versão atualizada também aborda o uso dos dispositivos móveis.

O título sugestivo indica que quem navega no seu site não deveria interpretá-lo. A navegação precisa ser natural, e o funcionamento, corresponder à expectativa do usuário. Krug também sugere que o melhor é ser convencional nas atualizações de novas versões. É um livro de fácil leitura e ótimo para ler de tempos em tempos.

04. Marketing Digital 360 – Vasco Marques

Outro livro de fácil leitura e bastante versátil. Os capítulos terminam com um checklist e cada um deles pode ser consultado de acordo com o seu interesse, sem que haja necessidade de uma leitura em sequência — do primeiro ao último capítulo.

O marketing 360 propõe uma abordagem abrangente e sistêmica. A ideia é perceber e elaborar um modelo de entrega de valor considerando diversas variáveis de influência a partir de um espectro amplo. Em resumo, o livro é uma sistematização desse modelo, que aborda as técnicas, estratégias e táticas utilizadas.

Livros sobre Marketing Digital

05. Top of Mind – John Hall

John Hall é um grande especialista em marketing de conteúdo. Em sua obra, ele relata detalhes de sua rica experiência pessoal com a prática dessa estratégia. A lógica central é a interação entre pessoas por meio do compartilhamento de conhecimento como forma de gerar confiança e autoridade.

Uma das frases do livro resume como ele aborda o tema: “Se você conseguir que as pessoas certas pensem em você nos momentos certos, você pode realizar grandes coisas.”

06. The New Rules of Marketing e RP – David Meerman Scott

O best-seller internacional, com mais de 350.000 cópias impressas em mais de 25 idiomas, abrange marketing de conteúdo, mídia social, influenciadores e relações públicas. O livro tem sido editado em versões atualizadas a cada dois anos para servir como um guia das novas regras do marketing e das relações públicas.

Segundo o autor, os conteúdos devem ser amplificados, reciclados, reformatados e atualizados para alcançar novos leitores. Respeitando essa lógica, ele interage com seus leitores por meio de seu blog e nas suas palestras, que servem como meio de coleta de dados de sua pesquisa para a edição seguinte.

07. 80/20 Internet Lead Generation – Scott Dennison

Não poderíamos deixar de listar um livro voltado para a geração de leads. Nessa obra, o especialista Scott Dennison descreve um passo a passo para criação de uma campanha de atração. A sistemática que ele sugere pode ser utilizada por empresas de vários setores e aborda a construção de sites, páginas e conteúdos com objetivo de conversão.

Livros de ferramentas de marketing

08. Social Media Marketing All-In-One para Dummies – Jan Zimmerman e Deborah Ng

Essa obra é um best-seller do marketing de mídias sociais. Trata-se de um guia de uso para promover uma marca que envolve estratégias para criar engajamento, alinhamento entre as estratégias online e offline e análise de dados sobre a sua audiência.

09. O Webinar Way – Sherri Rose 

O livro de Sherri Rosi carrega a experiência de vários webinars realizados para a BrightEdge e está estruturado em 7 pilares que visam impulsionar o uso dessa ferramenta. São eles:

  • perspectiva;
  • planejamento;
  • promoção;
  • presença;
  • posição de poder;
  • tom;
  • parceria.

A obra defende a ideia de um webinar simples, prático e efetivo, capaz de atrair e engajar leads com a criação de autoridade e com base em um planejamento.

10. A cauda longa – Chris Anderson

Chris Anderson é um dos grandes personagens do mundo do marketing. Sua obra ressalta que a atualidade oferece grandes oportunidades para a inovação que não são aproveitadas. Segundo ele, isso ocorre quase sempre porque as empresas não ofertam aquilo que os consumidores desejam ou precisam.

O termo cauda longa foi criado pelo autor com base na ideia de que a receita de vários produtos com baixo volume de vendas é igual à de poucos que vendem muito. Ele demonstra como o mundo digital criou essa realidade e como é possível aproveitá-la.

11. Web Analytics 2.0 – Avinash Kaushik

O livro ajuda a perceber quais as métricas mais importantes e como escolher plataformas de análise mais adequadas a cada negócio. É um guia fundamental para quem precisa conhecer os visitantes do seu site e o que os atrai e engaja, incluindo testes A/B e indicadores diversos.

É provável que a nossa lista de livros de marketing tenha deixado você com dúvida sobre por onde começar. É compreensível. Afinal, todos os temas são importantes, e as obras são ótimas. Nesse aspecto, o ideal é pensar no tipo de informação que você mais precisa no exato momento. Publicamos um guia que pode ajudá-lo a refletir sobre suas prioridades.

Confira aqui o Guia para a Transformação Digital no Marketing!