A pandemia do coronavírus obrigou o mercado a repensar suas estratégias, muitas vezes, usando a tecnologia como resposta. Um exemplo, é na organização de eventos. Afinal, com as restrições de isolamento social e as aglomerações, ficou mais difícil organizá-los. 

Felizmente, as vantagens dos eventos online ficaram ainda mais evidentes.

Então, se você é um agente de mudança que quer tornar a sua empresa cada vez mais inovadora para realmente fazer parte da transformação digital, continue lendo este post. Vamos apresentar alguns motivos pelos quais os eventos online vieram para ficar e suas principais vantagens!

6 vantagens dos eventos online

Para muitos gestores, especialmente aqueles que ainda não estão tão acostumados com esse modelo de evento, a opção online pode parecer insuficiente. Contudo, essa é uma oportunidade muito interessante, de mostrar para o seu público que a empresa é capaz de inovar e oferecer uma solução mais alinhada com seu dia a dia

As vantagens dos eventos online que vamos destacar, vão ajudar você a mostrar o porquê eles valem muito a pena, não somente agora, mas também no futuro. Acompanhe! 

  1. Maior alcance

Uma das vantagens dos eventos online bem óbvia e prática. Um evento online não tem nenhuma limitação geográfica, física ou mesmo de horário. Pessoas de outras cidades, estados ou países, podem participar sem maiores problemas.

Por sua vez, o alcance de palestrantes também acaba sendo maior. Imagine que você quer trazer um grande nome do mercado. É bem diferente a pessoa precisar separar um dia para viajar para o seu evento do que uma ou duas horas para dar uma palestra.

Um exemplo que explica bem as diferenças no potencial de alcance dos eventos é o Rock In Rio. Os shows, em pessoa, não comportavam mais do que 125.000 pessoas por dia. Na TV, foram mais de 115 milhões de pessoas que assistiram.

O alcance não fica limitado aqueles que estão no evento. Pessoas de fora também podem aproveitá-lo. Você pode incentivar as trocas nas redes sociais, por exemplo, trazendo novos participantes ou apenas comentários que geram mais atenção para seu evento. De qualquer forma, é uma maneira de torná-lo mais valioso.

  1. Menos custos

Se o alcance é maior, os custos são menores. Em um evento físico, é preciso considerar o espaço e a estrutura necessária para receber os participantes e convidados. É claro que o evento online também tem seus custos, mas eles são bem menores do que nos físicos.

Basicamente, os custos de um evento online são os equipamentos e a plataforma de streaming. Em relação ao primeiro, é praticamente um custo único. Você compra uma vez e depois não precisa se preocupar mais durante um bom tempo. 

Apesar de a plataforma de streaming poder variar de custo, vai depender da banda que você precisar. Ainda assim, os valores são muito menores ao comparar com a enorme checklist dos eventos presenciais.

  1. Disponibilidade de realização

Eventos online estão mais expostos a problemas, principalmente externos. Tempestades ou outros motivos de força maior, podem facilmente cancelar um evento presencial. Afinal, por definição, eles são ao vivo. Por outro lado, o evento online pode ser feito de diversas formas.

Por exemplo, ele pode ser feito ao vivo online e ser disponibilizado gravado após o evento. Além disso, também pode ser gravado antecipadamente, com uma palestra por um convidado que não pode comparecer.

  1. Possibilidade de extensão

Um evento presencial, na maioria dos casos, acontece uma única vez. Ele pode durar um dia, dois ou até uma semana, mas no seu âmago, é apenas uma experiência em que todo o conteúdo deve ser passado. 

Por sua vez, no evento online, você tem mais possibilidade de reinventar experiências e novas formas de entregar conteúdos, até mesmo um modelo de assinatura.

É possível criar verdadeiras comunidades em torno dos eventos, trabalhando o público ao longo de muito mais tempo. O resultado é que você naturalmente gera muito mais material para ser usado após ou durante o evento, da forma que desejar e sem custo extra. 

Não é preciso contratar uma equipe especializada para filmá-lo, por exemplo. Existem inúmeros usos para esse material desde mais imediatos, como a divulgação nas redes sociais, como a longo prazo, como parte de um curso online.

  1. Inteligência de dados

Mais uma das vantagens dos eventos online é a possibilidade dele se tornar data driven. Esses eventos, naturalmente, têm uma grande ligação com a tecnologia, como forma de controlar os participantes e também de divulgar o evento. Por isso, o produtor pode se transformar em um cientista de dados e usar a gestão de dados para tomar decisões ainda melhores.

Por exemplo, é mais fácil identificar o perfil dos participantes, a partir de todas as informações sobre eles que são coletadas ao longo do processo. Você pode automatizar o e-mail marketing e mensagens nas redes sociais, para tornar as interações ao mesmo tempo mais frequentes e simples.

Ainda mais além, é possível usar ferramentas de mapas de calor para entender o comportamento do público durante as palestras. Quais são as ferramentas que eles mais usam? Qual parte dos sites eles mais visualizam? Isso sem falar na coleta direta de feedback, que é muito mais simples em um evento totalmente digital.

  1. Mais vendas

Tão valiosos quanto os dados gerados, o evento online pode resultar em mais vendas

Primeiramente, as vantagens dos eventos online que vimos acima significam mais poder na divulgação. A facilidade de participar gera um número maior de pessoas, o que já aumenta o seu potencial de vendas.

Além disso, é uma forma de gerar leads por meio das próprias inscrições do evento. Ao fazer a inscrição, é possível coletar o e-mail, que mais tarde pode ser usado em estratégias de inbound marketing

É claro que isso precisa ser muito bem-feito, com cuidado e com a autorização dos participantes. Afinal, se tornar um spam é o oposto do objetivo.

Para aproveitar todas as vantagens dos eventos online é preciso contar com a plataforma de eventos online correta para organizar seu evento. É um processo que pode ser mais simples que a opção tradicional, mas que ainda envolve diversos aspectos. Por exemplo, é preciso criar o site, vender ingressos, credenciar os participantes e tudo mais.

Portanto, se você quiser aproveitar uma boa plataforma de eventos, entre em contato conosco! Aproveite todas as vantagens dos eventos online durante e após a pandemia com tudo o que você precisa para dar vida a eventos digitais de sucesso! 

Equipe TD

Conectamos pessoas e empresas à Transformação Digital para simplificar e democratizar o futuro.

Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Como eventos online estão se tornando a principal ferramenta de profissionais de marketing na pandemia
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Marketing 5 Regras para construir convenções de vendas online de alta performance
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]