Transformação Digital: precisamos falar de exponencialidade

transformacao-digital-exponencialidade

Quando falamos de Transformação Digital estamos tratando basicamente de aplicar as novas tecnologias como soluções aos negócios.

Porém será que, de fato, estamos utilizando novas tecnologias ou já estamos olhando pelo retrovisor e utilizando tecnologias semi novas para aplicar aos velhos negócios?

Pois bem…

Precisamos falar de Exponencialidade

Função Exponencial é aquela que a variável está no expoente e cuja base é sempre maior que zero e diferente de um, ou seja, é isso aqui:

Fonte: https://www.todamateria.com.br/funcao-exponencial/

Aos de exatas, bem familiar. ☺

A turma nascida nos anos 80 sentiu na pele o nascimento deste fenômeno, a época da corrida do hardware, onde ano a ano as pessoas tinham de trocar de computador pois rapidamente este tornava-se obsoleto.

Nesta fase, a curva estava “nascendo” e até meados dos anos 2000 ela ainda era bem previsível. Gordon Moore afirmou esta curva em 1965 através da máxima:

“A quantidade de transistores nos chips dobrará a cada 18 meses sem que haja alteração em seu custo”.

Os anos se passaram, a curva se provou correta e estava tudo previsivelmente bom, até que ela começou a acelerar.

Diversas tecnologias começaram a surgir a partir das novas capacidades computacionais, da otimização do consumo de energia e da redução no tamanho dos processadores. Os grandes computadores pessoais se transformaram em laptops, que por sua vez se transformaram em smartphones que se transformaram em smartwatches, nanochips e por aí vai.

Atualmente são inúmeras as possibilidades de tecnologias solucionadoras e elas se relacionam entre si, por exemplo:

Podemos utilizar uma tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para contabilizar insumos de uma máquina de café, integrar este dispositivo à meios de pagamento e utilizar um chatbot ativo para avisar o consumidor que fará a compra, avaliar com ele se quer comprar algo a mais e agendar melhor prazo de entrega.

Está aí uma solução que utilizou um MIX de tecnologias para gerar o produto, este MIX é o protagonista da exponencialidade, esta soma de soluções faz com que a tecnologia dê grandes saltos.

Posto este cenário, o que podemos fazer para manter-se na vanguarda desta onda?

01. Acompanhar mídias especializadas

Não se trata de um momento “jabá”, mas sites como o TransformacaoDigital.com são ótimas fontes de atualização. Outra boa fonte são os canais das universidades especializadas, estes canais possuem mídia direcionada a este fim;

02. Workshops

Há N+1 disponíveis na rede, presenciais e online, pagos, gratuitos, tem para todo gosto. O importante é participar, existem também sites especializados em mapear o conteúdo do ano, aí basta se inscrever nos que lhe agradar;

03. Hubs de Inovação

Frequentar os hubs de inovação é uma excelente forma de se atualizar principalmente no alinhamento com as tecnologias que o mercado está buscando. Esta também é uma excelente forma de fortalecer o networking no ecossistema e explorar novas ideias;

04. Facebook

Que tal utilizar esta ferramenta para aprender sobre tecnologias ao invés de usa-la só para ver se aquele primo terminou a faculdade?

05. Instagram

A mesma dica do Facebook, porém, potencializada! Há vários perfis ligados à inovação e transformação digital, excelente forma de absorver novas ideias;

06. Youtube

Existem diversos canais especializados na rede, vale avaliar a data de postagem, mas é sempre uma boa opção;

07. Eventos de Inovação

Inovação e Transformação Digital, faz todo sentido. Participe de eventos de Inovação, são excelentes para insights e updates;

08. Hackathons

Excelentes eventos para conhecer ideias, soluções e pessoas. Os eventos costumam ser abertos ao grande público, basta ficar atento as inscrições;

09. Meetups

Estes pequenos eventos podem ser uma excelente fonte de atualização, normalmente são bem direcionados e podem agregar bastante informação desde que você agregue também;

10. Na fonte

Várias empresas de ponta (Google, Facebook, Microsoft) possuem programas de “Tour”, vale passar por lá de vez em quando para entender como andam as coisas, reforçar o networking e aproveitar para ter novos insights;

Por fim, de nada adianta acompanharmos todas as novidades se não soubermos como aplicá-las. Conduzir a Transformação Digital é um processo intelectual criativo, onde deve-se partir de um objetivo bem definido e, utilizando-se do ecossistema de soluções, propor soluções de valor percebido.

Este processo é complexo e baseia-se principalmente em tentativas e erros, a frustração faz parte e parafraseando Elon Musk: “Fracasso é uma possibilidade por aqui. Se as coisas não estão fracassando, você não está inovando o suficiente.”

Para continuar aprendendo, entenda o papel dos líderes exponenciais no sucesso da Transformação Digital de uma empresa!

Consultor de Inovação na Algartech S/A

Profissional com 10 anos de experiência no mercado corporativo de TI, atua utilizando Métodos Ágeis em projetos de implantação de canais digitais com automações e no desenvolvimento de soluções de Serviços Digitais além de Consultor e Palestrante nas áreas de Transformação Digital e Inovação.