Somos todos digitais: a Transformação Digital em ONGs e projetos sociais

Transformação Digital em ONGs e projetos sociais

A inclusão digital em alguns países, inclusive no Brasil, é um assunto a ser discutido com seriedade, pois ainda há muito a ser feito para que todos os cidadãos façam parte das mudanças do mundo moderno.

O papel das ONGs e de outras instituições sem fins lucrativos na transformação digital em projetos sociais é muito forte. Afinal, elas têm levado oportunidades a milhares de pessoas para fazer parte de uma comunidade muito maior, extrapolando os limites geográficos.

Vamos citar neste artigo alguns trabalhos que estão em desenvolvimento em nosso país para conscientizar os leitores de como é possível, além de incluir digitalmente, despertar a percepção para outras questões importantes como a preservação do meio ambiente e a solidariedade. Acompanhe!

Preparar-se para o mercado e aprender e cuidar do nosso planeta

A possibilidade de ter uma profissão e poder ser inserido no mercado de trabalho pode ser ofertada aos jovens por algumas ONGs. Isso envolve diversas ações, como o aprendizado de informática básica, que é um requisito essencial para qualquer vaga de emprego.

A ONG Ecodigital faz um trabalho junto a empresas e comunidades carentes, arrecadando equipamentos que estão ultrapassados e que virariam sucata.

Ela mantém um curso técnico para que os alunos aprendam informática, como montar computadores e para que entendam como aquele lixo digital seria prejudicial ao meio ambiente.

Com isso, os materiais são utilizados para o ensino, reciclados ou descartados de forma adequada.

Ser digital para fazer parte (inclusão digital)

Muitas de nossas ações hoje ocorrem de forma digital: pagar contas em caixas eletrônicos, passar um cartão no supermercado, procurar locais em totens de shoppings centers, etc.

As crianças dessa nova geração já nascem tendo contato com essa realidade e algumas delas, menos favorecidas, desde cedo aprendem o que é estar fora desse mundo.

Trabalhos para a transformação digital em projetos sociais trazem para essas crianças o sentimento de fazer parte. De poder, assim como os outros cidadãos, alcançar horizontes além de sua realidade socioeconômica.

As universidades públicas, como a Unesp de Rio Claro, desenvolvem projetos de extensão com esse propósito.

Os alunos são “alfabetizados” digitalmente por voluntários que transmitem seus conhecimentos, tanto de forma presencial quanto em ambientes virtuais.

Esse é um modo também de aproximar as pessoas da universidade e abrir as suas portas para a população.

Colaborar para a transformação digital em projetos sociais

As empresas podem colaborar com projetos sociais em troca de isenção fiscal.

Essa prática tem sido bastante comum e vem ajudando quem precisa, num momento em que a transformação digital ocorre de forma intensa.

Os gestores também observam as vantagens de associar a imagem de seu negócio a projetos como esses em estratégias de marketing social.

Se os objetivos do auxílio são meramente financeiros ou comerciais, a ajuda é bem-vinda, mas certamente aqueles que o fazem dessa maneira não enxergarão os progressos e a vivência da cidadania por todas as pessoas beneficiadas na construção de uma nova sociedade.

Com um olhar solidário, todos tendem a crescer juntos, empresas e comunidade.

Você é engajado e quer ficar sempre atualizado sobre os temas que abordam a transformação digital em projetos sociais e diversos aspectos? Então, siga-nos no FacebookYoutubeInstagram e LinkedIn!

Continue aprendendo

Head of Content no Portal Transformação Digital



Equipe TD