Tradicionalismo x disrupção: como desapegar-se do escritório físico

Entenda se o seu negócio necessita de um escritório físico ou um escritório digital

Você já parou para pensar nas vantagens e desvantagens de um escritório físico? E de um virtual?

Pois é, quando comparamos duas opiniões, tendemos valorizar somente as vantagens de um e se esquecer completamente das desvantagens. Por isso, nessa disputa entre tradicionalismo e disrupção, preparei um artigo especialmente para você decidir o que é melhor para a sua empresa.

transformação digital está aqui e você não pode ficar atrás. A resposta não é fácil e você vai precisar refletir bastante sobre as qualidades de cada um para se decidir. Para isso, não basta somente ler o post, mas também analisar criticamente o que é o melhor para o seu ramo de negócios. Preparado?

Quais as vantagens de um escritório físico?

O fator social

Quando os empresários buscam mudar seu escritório para o mundo digital, geralmente não estão completamente conscientes de todas as implicações dessa decisão. Em um escritório, o colaborador está perto de pessoas, pode falar, fazer amigos e se socializar.

Essa é uma parte muito importante da experiência humana: nós precisamos socializar. Trabalhando em casa, você não consegue conhecer tantas pessoas e ter uma vida social mais abundante. Além disso, a maioria das pessoas conhece amigos de longa data nos escritórios em que trabalham e, frequentemente, esse é um dos poucos ambientes que proporcionam isso na vida adulta.

Maior motivação

Muitos alegam que trabalhando em um escritório é muito mais fácil motivar-se para trabalhar. Você tem pessoas ao redor que o empurram para fazer bem e criar um ambiente positivo. Quando você está sozinho em casa, você precisa ter a capacidade de se automotivar, pois pode ser muito chato trabalhar sozinho, acabando com a sua motivação.

Menos distrações

Todos nós temos que concordar em dizer que há muito mais distrações em casa do que em um escritório. Podem ser seu cônjugue, filhos, família, amigos e todas as tarefas que você precisa fazer. Por esse motivo, trabalhar em um escritório definitivamente proporcionará menos distrações, o que ajudará o colaborador a se concentrar mais e a obter retorno em sua produtividade.

Quais as desvantagens de um escritório físico?

Lesões

Isso pode parecer surpreendente, mas trabalhar em um escritório realmente faz com que você fique propenso a escorregões e ferimentos. Acidentes são mais prováveis ​​de ocorrer aqui.

De acordo com as estatísticas, 30% dos acidentes de tropeço e queda ocorrem com funcionários de escritórios. É por isso que é muito importante para a empresa garantir que todos estejam seguros e que todas as instalações sejam fornecidas com medidas de segurança aos trabalhadores e clientes.

Um estilo de vida sedentário

Um dos piores efeitos colaterais de se trabalhar em um escritório é que ele estimula um estilo de vida sedentário. O funcionário fica sentado em sua mesa o dia inteiro enquanto tenta terminar um projeto.

Isso faz dele uma pessoa mais preguiçosa, pois ele não anda ou faz qualquer tarefa em que se movimente. E não é só isso: ficar sentado coloca uma pressão extra sobre o pescoço e as costas. Isso tem gerado uma epidemia de obesidade e doenças da coluna. Com isso, seu escritório tem gastos adicionais com afastamentos e aposentadorias precoces.

Relacionamentos ruins

Se a socialidade é um lado positivo, lidar com as mesmas pessoas em um escritório pode realmente arruinar o relacionamento com elas. Isso ocorre devido à rivalidade entre os colegas ou simplesmente porque é monótono ver as mesmas caras todos os dias.

Quais as vantagens do escritório online?

Tempo de deslocamento

O tempo médio de deslocamento para o trabalho é de aproximadamente 30 a 45 min. Com trânsito, é possível ficar mais de uma hora. Agora, multiplique isso por dois para voltar para casa no final do dia, e você gastou cerca de 10% do seu tempo apenas no transporte. Isso tem consequências muito negativas para a saúde — e para a produtividade — do seu funcionário.

Esse trajeto é bastante estressante, cheio de carros buzinando e da dificuldade do transporte público. Com isso, ele já chega no escritório físico cansado. Além disso, ele tem de acordar muito mais cedo para chegar ao trabalho, o que tira tempo de sono.

Trabalhar em casa dá a oportunidade para que esse tempo seja gasto em coisas que darão prazer e mais saúde. Isso certamente se reflete em mais bem-estar e felicidade, que são traduzidas com maior motivação e disponibilidade para o trabalho.

Gastos com transporte

No escritório online, o funcionário não vai precisar de um carro e nem de transporte. Dessa forma, você pode economizar mais de R$ 250,00 por funcionário com gastos desse tipo, visto que a legislação brasileira obriga que você arque com uma parte dessa despesa. Além de reduzir custos para você, é possível aumentar o salário do funcionário para deixá-lo mais motivado.

Menos stress e ansiedade

Se você parar para pensar, provavelmente você conhece pessoas que tiveram que tirar tempo prolongado do trabalho devido ao estresse, burnouts e à depressão causada pela rotina de excesso de trabalho.

Porém, você nunca deve ter ouvido falar de um caso desse que ocorreu com quem trabalhava em casa! Um escritório pode trazer muita concorrência e fofoca entre colegas de trabalho. Esse fator, associado ao que falamos no item anterior, tem seu preço depois de um tempo, tanto mental quanto físico.

Quais as desvantagens do escritório virtual e como contorná-las?

Menos coesão

Quando você permite que uma equipe virtual escolha principalmente suas próprias horas de trabalho, sua organização pode ficar mais fragmentada. Por exemplo, se houver uma emergência, como uma falha grave no equipamento ou sérios problemas de TI, você não poderá convocar facilmente uma reunião de toda a sua organização para lidar com essas crises. Mas não é nada que uma boa gestão não possa resolver, colocando sempre funcionários em horários mais críticos, por exemplo.

Falta de camaradagem

A interação social ajuda a incentivar um trabalho em equipe mais eficaz. Em um ambiente virtual, no entanto, não há muita oportunidade para os funcionários se reunirem para conversas que podem melhorar a colaboração. Uma solução para isso é elaborar uma plataforma em que priorize a interação e a divisão de tarefas, formando equipes virtuais que contem com ferramentas de chats e fóruns.

Risco à reputação

Infelizmente, não é todo mundo que se acostumou com escritórios online. Se alguns clientes em potencial descobrirem que você administra um com funcionários remotos, eles podem não pensar em sua empresa como uma empresa “real” e vão preferir alguém que tenha uma localidade física.

Se for possível em seu modelo de negócios, tenha um ponto físico com uma infraestrutura mínima para atendê-los. Caso não seja possível, um trabalho de educação a respeito do escritório virtual pode acalmá-los.

Problemas de segurança e conformidade

Em alguns setores, é extremamente arriscado ter informações confidenciais armazenadas remotamente. Por exemplo, a perda acidental ou a liberação de dados em setores específicos, como serviços financeiros, podem ter sérias repercussões. Porém, não podemos nos esquecer de que a segurança digital tem evoluído todos os dias.

Apesar de todos terem suas vantagens e desvantagens, não há dúvida de que a tendência atual tende para o virtual em vez do escritório físico. Afinal, temos uma força de trabalho que tem perdido parte da saúde e do bem-estar para trabalhar. Isso gerou um surto de depressão e ansiedade nos últimos anos.

As pessoas querem ter tempo para passar com a família, se cuidar e ter momentos de lazer. Desse modo, os maiores talentos vão preferir empresas em que eles tenham a flexibilidade de trabalhar em casa.

E aí, quem você acha que vence essa disputa: o tradicionalismo do escritório físico ou a disrupção do virtual?

Cofundador do TransformaçãoDigital.com.

Eduardo Wolkan é bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com ênfase em marketing e comportamento do consumidor. Entusiasta do meio digital e fascinado pela internet, fez do hobby sua profissão e hoje atua com projetos de transformação digital para empresas tradicionais.