Como fugir das armadilhas do Home Office

Entenda como produzir mais trabalhando Home Office

Trabalhar em casa é o sonho de muitos e uma tendência que diversas empresas estão empregando para diminuir seus custos e, de quebra, ainda contribuir para a redução da emissão de gases poluentes, pois seus funcionários não se deslocam mais até o trabalho.

Mas se por um lado trabalhar em casa é realmente muito mais agradável e até pesquisas mostram que é mais produtivo, existem algumas armadilhas que quem trabalha em seu lar precisa aprender a evitar.

Nesta postagem, selecionamos 5 delas e você vai ver que apesar de algumas parecerem até intuitivas, são pequenas atitudes e posturas como as que descreveremos que farão o seu trabalho em casa ser muito mais produtivo e agradável.

5 truques para fazer o trabalho home office render cada vez mais

1. Home office não significa se enclausurar em casa

Este é um dos grandes mitos do trabalho home office que você precisa combater.

Pegar seu notebook, de vez em quando, e ir trabalhar em um café, shopping center ou mesmo em um espaço de coworking é bastante saudável e ajuda a ser mais criativo.

Marcar um almoço com os colegas de empresa (ou de negócios, se você for autônomo) que trabalham alocados em escritórios, também ajuda a manter um contato pessoal com a equipe, espairecer e se sentir mais integrado.

2. Você trabalha em casa, mas não é um assistente geral dos outros moradores

Quem mora com o conjugue, filhos, pais ou mesmo divide a moradia com amigos acaba sendo requisitado para tarefas “do lar”, só porque passa muito tempo em casa. Coisas como trocar lâmpadas, chamar o encanador ou ajudar com a lição de casa do filho.

Passar mais tempo com quem a gente gosta é ótimo, mas cuidado para que isso não quebre seu ritmo ou sobrecarregue suas atividades em horários inadequados.

Seja firme, determine seu horário de trabalho e peça aos demais que respeitem seu “expediente”.

3. Cuidado com a procrastinação

Se você precisa se levantar cedo porque tem um horário para chegar no escritório, normalmente vai se esforçar para não se atrasar. Mas se está em casa, a tentação de ficar mais alguns minutos na cama pode ser a sua ruína.

Marque um horário para se levantar, tomar banho e se arrumar para chegar ao local de trabalho: seu home office, ali no quarto ao lado!

Nada de tomar café na escrivaninha, já com o computador ligado e respondendo e-mails: separe as coisas, são rotinas diferentes.

Quanto a pequenas procrastinações durante a jornada de trabalho, alguns dizem que podem ser até saudável, para espairecer.

Mas é preciso ser disciplinado. A técnica Pomodoro, que prega dividir suas tarefas em períodos de 25 minutos de foco total com 5 minutos de “descanso” para pequenas tarefas e algum distração, como dar uma olhada nas mídias sociais, é muito usada.

O importante é ter em mente que se você abusar das pausas durante seu dia de trabalho, terá que trabalhar até tarde e compensar nos finais de semana. Pequenos momentos de relaxamento podem aumentar sua produtividade no trabalho, mas devem ser pequenos.

4. Evitar ficar conectado 24/7

Muitos dos que optam pelo home office e trabalham em empresas onde outros colaboradores estão alocados em escritórios ficam preocupados em se mostrar conectados e ativos, com todos os seus canais sempre online, do Slack ao Trello, passando por e-mail, Hangout e Whatsapp, entre outros que a empresa use.

O resultado é que este indivíduo não trabalha, mas passa o dia respondendo alertas e e-mails, sem foco e totalmente desconcentrado.

Defina horários certos para verificar seus e-mails. Sua caixa de entrada não precisa estar online o tempo todo, muito menos seu celular. Desative alertas e desconecte os e-mails por algumas horas. Não tem como organizar o tempo e as tarefas se você não tiver sossego para se concentrar no trabalho.

Quando for se dedicar a um projeto em que precise de foco absoluto (como montar uma apresentação ou uma proposta comercial), avise em seus canais que está ocupado e não pode ser interrompido.

É tudo uma questão de deixar isso bem claro. Em algumas empresas, e isso acontece em alguns times do Trello, as pessoa definem dias da semana em que os outros já sabem que você reserva exatamente para se agarrar ao trabalho duro e ficar focado em alguns projetos. Em outros, está mais livre para marcar reuniões.

Na verdade, se os times definirem esses dias da semana em conjunto, tudo fica ainda mais fácil e produtivo. Se todo mundo sabe quais os melhores dias para marcar reuniões e os dias ideais para enfiar a cabeça no trabalho, as engrenagens vão se encaixar com muito mais facilidade.

5. Como se concentrar no trabalho em casa

Outra armadilha do trabalho remoto é a dificuldade de concentração. Se você já convenceu as pessoas que moram com você que não pode ser interrompido quando está no “escritório”, isso já ajuda bastante.

Mas trabalhar em casa tem outros desafios que aumentam a dificuldade de concentração, como aquela geladeira cheia de guloseimas e uma dezena de meios de entretenimento à sua disposição, como videogames, canais de streaming, o telejornal do meio-dia, aquela final da Copa dos Campeões as 3 horas da tarde e – Por que não citar? – a academia de seu condomínio.

Algumas dicas podem ajudar nos dias em que se sente sem foco e desconcentrado:

  • Faça só as coisas mais simples e fáceis, relaxe um pouco, leia aqueles posts de blogs que podem te ajudar a se capacitar e deixe os grandes projetos para outro dia.
  • Resolva todas aquelas coisinhas que estão atrasadas. Zere sua caixa de e-mail e outras notificações atrás de tudo que resolveu postergar e elimine essas pequenas preocupações de seu cérebro. Elas realmente matam sua concentração.
  • Faça uma coisa de cada vez. Se nesse dia você realmente não pode deixar alguma grande tarefa de lado, então, foque totalmente nela e termine. Ignore o mundo exterior. Nada pior para a concentração do que tentar ser uma pessoa multitarefa.
  • Em caso de emergência, vá dar uma volta no quarteirão, tome um pouco de sol ou mesmo durma por 20 minutos.

Como você viu, trabalhar home office pode ser excelente para sua qualidade de vida, mas apresenta dificuldades, da mesma forma que o trabalho alocado em um escritório.

Seguindo essas dicas, com certeza seu dia a dia de trabalho em casa pode ser muito mais agradável e produtivo.

Continue aprendendo

Marketing Manager no Trello

Amanda trabalha em diversas frentes estratégicas para alavancar o Trello no mercado Brasileiro além de curar novas formas de engajamento com a comunidade local - isso tudo trabalhando remoto de São Paulo ou aproveitando o estilo nômade para conhecer um novo local por esse grandioso mundo.