A TIM anunciou na última quarta-feira (22) o início de testes com a tecnologia 5G em Florianópolis, Santa Catarina. Em parceria com a Huawei e com a Fundação CERTI (Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras), o projeto tem como objetivo a construção de um centro de referência na cidade, buscando o avanço da tecnologia de quinta geração em setores como Internet das Coisas, Cidades Inteligentes, Indústria 4.0 e Agricultura Inteligente.
Com os esforços da companhia, Florianópolis se tornou a primeira cidade brasileira com antena 5G na frequência 3,5 GHz instalada. De acordo com o CEO Pietro Labriola, a meta da TIM é ser pioneira e líder no 5G no Brasil e na Itália. “Com a instalação do 5G, será possível conectar os postes da cidade para criar uma rede cobrindo todo o município”, declara a TIM. “Posteriormente, será possível instalar câmeras de segurança em todos os postes e, com o ambiente preparado, implantar outras tecnologias, como soluções de identificação facial, estacionamento inteligente, entre outras.”
Apesar da previsão da companhia ser o início da operação da tecnologia em 2021, há desafios importantes no caminho, principalmente comerciais. Pela rede oferecer velocidades de mais de 1 Gb/s, a TIM vem buscando estabelecer parcerias com empresas e institutos de pesquisa para o desenvolvimento de produtos com base no 5G. Além disso, no ano que vem acontecerá um leilão de frequências 5G no Brasil. “Vemos alguns elementos capacitadores, como o desenho de um leilão que beneficia investimentos e simplificação de procedimentos para instalar antenas e fibra a favor da competitividade e do crescimento do Brasil”, completa Labriola.
De acordo com o Telesíntese, além de Florianópolis, a TIM possui testes de 5G em Campina Grande, na Paraíba, em parceria com a Nokia; e Santa Rita de Sapucaí, em Minas Gerais, com equipamentos da Ericsson.