A Oi disponibilizou oficialmente sua assistente virtual para atendimento ao consumidor. De acordo com informações do Mobile Time, a plataforma de inteligência artificial já está disponível no WhatsApp, Facebook Messenger, site Minha Oi, Twitter e call center.

Desde seu lançamento, em junho, a Joice já foi responsável por 1,5 milhão de atendimentos, sendo 95% deles por WhatsApp. A previsão é de que o sistema alcance os 10 milhões de atendimentos mensais em 2020.

Até o momento, a assistente virtual da Oi atende demandas relacionadas às contas dos consumidores, como suporte técnico, emissão de segunda via e entrega de conta digital. Além disso, para atendimento no call center, a Joice realiza funções frequentes e de pouca complexidade, incluindo a religação de contas.

Tecnologia

Para seu funcionamento, a Joice foi desenvolvida com base no Watson, plataforma de inteligência artificial da IBM. Treinada pelos melhores atendentes da Oi, a assistente virtual é acompanhada por uma equipe de 30 colaboradores responsáveis pelo seu aperfeiçoamento.

“A Joice ama tecnologia. É aquela amiga nerd que adora ajudar. E é obcecada por aprender. Ela é próxima, amigável, bem humorada, mas é sempre discreta. Está focada em ajudar. Ela ouve antes de falar. E usa abreviações e emojis após a resolução do problema”, disse Mariana Ayres, especialista em planejamento de marketing da Oi.

Ao longo dos próximos anos, a assistente virtual da Oi ganhará novas capacidades. Segundo Ricardo Drumond, diretor da área digital da operadora, em breve a Joice será capaz de atuar com recarga de pré-pagos, em pesquisa de satisfação e instruindo os consumidores sobre os serviços oferecidos pela companhia.

tecnologiaTecnologia
Educação Futuro do Trabalho Crianças americanas preferem ser YouTubers do que astronautas
Futuro do Trabalho Recursos Humanos Transformação Digital Conhecimento em IA será fundamental para o trabalho, diz Dell