A Inteligência Artificial nos negócios é um tema recorrente em qualquer conversa sobre Transformação Digital, mas como separar aquilo que é apenas um hype do que realmente essa tecnologia pode entregar em benefícios para as empresas?

Já avançamos muito até aqui, isso é verdade, mas com tantas notícias relacionadas a IA e como o mundo será transformado por ela, fica difícil entender o que realmente já existe e o que ainda é apenas uma conjectura.

Nosso objetivo aqui é traçar uma linha clara entre o mundo real, as aplicações que já podem ser utilizadas hoje e o que você verá no futuro da Inteligência Artificial nos negócios.

O que é hype e o que é previsão na IA nos negócios?

A Inteligência Artificial é um tema que sempre fascinou as pessoas, e parte das expectativas que temos em torno dessa tecnologia nós conhecemos por meio de Hollywood.

Nos filmes, é comum vermos computadores que conversam normalmente com seus usuários e até máquinas que realizam conspirações mundiais para dominar o mundo, mas mesmo que um dia isso seja possível, ainda está muito distante da nossa realidade.

O hype que estamos vivendo se baseia no aumento do poder computacional ocasionado nos últimos anos, que permitiu que os conceitos de IA — que já existiam desde meados de 1950 — pudessem finalmente ser aplicados.

É verdade que já lidamos com a IA muitas vezes no nosso dia a dia e não notamos, pois certas tarefas já estão enraizadas na nossa rotina — quando utilizamos uma rede social, navegamos no nosso smartphone ou recebemos recomendações no Netflix, por exemplo.

Contudo, mesmo que o desenvolvimento de soluções esteja caminhando a passos largos e de maneira exponencial, algumas previsões ainda são puro hype, não sendo ainda possíveis com a tecnologia atual.

Apesar disso, não podemos dizer que essa ansiedade é algo ruim, pois não é. O hype criado em torno da IA tem chamado a atenção para essa tecnologia e gerado mais e mais investimentos.

Por conta dessas grandes expectativas, muitas empresas já criaram setores de pesquisa específicos dentro de suas organizações para desenvolver aplicações que possam utilizar a IA no seu nicho de negócio.

Na prática, a utilização real de Inteligência Artificial como um todo no mundo ainda é muito pequena, pois não é necessário somente que as aplicações sejam desenvolvidas, mas que elas se propaguem pelos setores.

Um novo sistema pode levar anos até ser totalmente assimilado por todos os players do mercado, mesmo em um alto ritmo de transformação digital — isso acontece porque as organizações ainda são lentas para absorver inovações.

Como a IA se aplica aos diferentes processos e tarefas?

A IA é uma tecnologia altamente versátil, sendo que é possível criar rotinas de várias maneiras para que determinada tarefa seja realizada — basta olhar para as suas mais diversas aplicações atualmente.

Os chatbots, os carros autônomos, os interpretadores de linguagem natural e vários outros aplicativos tão distintos entre si, mas todos têm como base o mesmo conceito de Inteligência Artificial.

Independentemente do ramo de negócio, existe uma forma de aplicar IA nas tarefas e nos processos realizados diariamente dentro da organização para melhorar os seus resultados. Reunimos algumas opções de adoção dessa tecnologia a seguir. Confira!

Segurança da informação

Conforme ficamos mais dependentes da tecnologia, surgem mais vulnerabilidades dentro das empresas, sendo necessário investir em proteção de dados para evitar ataques ou perdas de informação.

Soluções de Inteligência Artificial já estão sendo aplicadas para a defesa cibernética, identificando vulnerabilidades e sistemas por meio de varreduras constantes.

Automação de recrutamento

Selecionar os candidatos certos para um cargo é algo complexo e trabalhoso. Em alguns casos, após todo o processo de seleção, ainda existe o risco do colaborador não se adaptar e sair da empresa, jogando fora todo o investimento realizado.

Ferramentas com base em Inteligência Artificial realizam a leitura de milhares de currículos em poucos minutos, pré-selecionando os candidatos mais aptos para determinado cargo, minimizando os gastos e melhorando os resultados desse processo.

Geração de insights

Muitas empresas investiram em Big Data e coleta de dados mas não têm capacidade de processar toda essa informação e gerar conhecimento relevante para o negócio.

Soluções de IA podem realizar a leitura constante de dados em um banco de dados e verificar insights em tempo real, permitindo uma resposta adequada por parte da empresa — em tempo hábil para aproveitar uma oportunidade ou evitar um risco.

Compreensão de comportamentos

Entender as demandas dos clientes é algo cada vez mais fundamental para obter sucesso no mercado, e por meio de aplicações de IA é possível realizar um levantamento eficaz dos dados de vendas e marketing.

Ao segmentar totalmente o público de acordo com suas preferências, basta criar campanhas personalizadas, podendo explorar os dados quase que de forma individual, gerando muito mais retorno.

Reconhecimento de imagens

A pesquisa visual tem crescido nos últimos anos, e isso aconteceu graças à Inteligência Artificial e ao aprendizado de máquina, que permitem que os algoritmos de busca interpretem fotos e reconheçam elementos que estão inseridos nelas.

Essa nova interação abre uma série de oportunidades para as empresas se destacarem em um modelo de pesquisa inovador, conquistando os primeiros lugares nos motores de buscas.

Quais são os ganhos reais da Inteligência Artificial nos negócios?

Um dos principais ganhos com a aplicação de IA nos negócios é a produtividade, uma vez que várias rotinas e processos podem ser automatizados, gerando muito mais velocidade. Além disso, essas aplicações auxiliam as empresas a entender melhor o seu negócio e seus clientes, permitindo a melhoria de todos os processos e garantindo um retorno melhor.

O corte de custos também é outro ponto muito interessante, pois a necessidade de menos mão de obra aliada a uma diminuição do número de erros acaba gerando economia. O ROI da IA é muito alto e rápido.

A Inteligência Artificial nos negócios ainda está engatinhando, se levarmos em consideração o seu real potencial de transformação digital, mas essa evolução acontecerá de forma natural.

Quer entender melhor o que é e como funciona a IA? Então confira este post e fique por dentro do assunto!

tecnologiaTecnologia
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Transformação Digital Como a falta de talentos digitais afeta sua inovação
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Transformação Digital Os impactos da diversidade e inclusão na Transformação Digital
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]