Em toda agência o fluxo de trabalho é muito árduo. São diferentes tipos de clientes para atender, com demandas que têm um prazo de entrega que precisa ser respeitado rigorosamente. Por consequência, a pressão e o estresse são tão fortes que podem até causar a síndrome de burnout.

Esta síndrome é comum em profissionais que atuam sob pressão diariamente e com responsabilidades constantes. No entanto, ainda é pouco comentada e muitas vezes é confundida com um simples cansaço. O que muitos não sabem é que ela pode resultar em estado de depressão profunda. 

É essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas. Neste post, vamos conceituar o burnout, possíveis causas, sintomas físicos e emocionais, e ferramentas que ajudam a contornar o problema. 

Continue a leitura para saber mais.

Afinal, o que é a síndrome de burnout?

Essa síndrome é um tipo especial de estresse relacionado ao trabalho. Se torna um estado de exaustão física ou emocional que também envolve a sensação de realização reduzida e perda de identidade pessoal.

Segundo a OMS ,”o esgotamento está incluído na 11ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) como um fenômeno ocupacional. Não é classificado como uma condição médica”. Do mesmo modo, prejudica tanto a vida pessoal como profissional do portador. 

Entre as causas podemos destacar:

  • falta de controle;
  • expectativas de trabalho pouco claras;
  • extremos de atividade;
  • falta de apoio social;
  • desequilíbrio na vida profissional.

Quais são os sintomas da síndrome de burnout?

A síndrome de burnout apresenta uma ampla gama de sintomas, mas não há um consenso sobre quais são parte ou não. No entanto, todas as definições compartilham a ideia de que são causados ​​por estresse relacionado ao trabalho, confira abaixo esses sintomas

Sintomas físicos

Cansaço constante 

As pessoas afetadas pela síndrome quase nunca tem energia para realizar as tarefas a tempo. Você pode tentar melhorar com uma boa xícara de café, mas isso acaba sendo uma solução temporária.

Doenças frequentes

O esgotamento leva a um sistema imunológico mais fraco, o que, por sua vez, significa que seu corpo é incapaz de combater resfriados e doenças comuns. Uma simples gripe dura semanas, com sintomas muito mais graves que o normal.

Falta de sono 

O sono é importante para descanso físico e mental, retenção de memória e qualidade de vida. Quando você está trabalhando demais ou olhando para uma tela, fica mais difícil obter as horas ideais de sono necessárias.

Sintomas emocionais

Desapego

Exaustão leva à depressão e ao desapego de suas paixões e hobbies. Você também se sentirá menos conectado aos seus colegas e pode parecer que não tem ninguém a quem recorrer sobre seus problemas.

Impaciência

A agitação mental afeta a paciência. Tarefas simples de trabalho ficam parecendo mais complexas à medida que se aproximam dos prazos. Também falta tolerância para lidar com as outras pessoas. 

Perda de motivação

Encontrar o significado do seu trabalho é importante para manter o máximo de eficiência. Sem um senso de propósito, o trabalho se torna mundano e repetitivo. Logo o tempo na agência fica parecendo um desperdício do seu potencial.

Sentimento de derrota 

Não é incomum as pessoas encontrarem satisfação no trabalho. Sem esse sentimento, a sensação é de que a vida não vale a pena. A síndrome faz com que tenham pensamentos de fracasso, mesmo quando as coisas estão caminhando bem.

Quais ferramentas ajudam a evitar a exaustão em agências?

Se você tem tendência a ter um esgotamento mental devido à sua própria lista de tarefas, é fundamental que se comprometa com um método que proporcione alegria, entusiasmo, bem-estar e, ao mesmo tempo, produtividade.

Confira a lista de soluções que selecionamos.

Aplicativos de meditação 

A meditação se tornou uma das formas mais populares de aliviar o estresse entre as pessoas que têm vida agitada. Essa técnica milenar é praticada em aulas de ioga, mas é facilmente encontrada em aplicativos gratuitos para celular.

Ao aprender a acalmar seu corpo e mente, o estresse físico e emocional é reduzido. Assim, você se sente melhor, revigorado e pronto para enfrentar os desafios do seu dia com uma atitude saudável. Outros benefícios são: pressão arterial normalizada e ritmo correto da respiração.

Aplicativos com técnica de gamificação

A emoção de jogar é o resultado da liberação de endorfinas, elas são o analgésico natural do corpo. Também ajudam a diminuir os níveis de estresse e a ansiedade com a sensação de euforia. 

Combinado com outros neurotransmissores, aplicativos ajudam a criar um ambiente ideal para a saúde mental e o aprendizado. Além disso, as recompensas obtidas no game facilitam a liberação de serotonina, hormônio que governa nosso humor.

Timesheet (gestão de tempo e fluxo de trabalho)

Nada melhor que fazer o uso adequado do tempo de trabalho para sobrar algumas horas para relaxar, não é mesmo? Timesheet é um método valioso para registrar e acompanhar o período que cada colaborador gasta para produzir. 

Existem softwares que fornecem informações de relatórios aos supervisores. Dessa forma, é possível agendar atividades, atribuir tarefas a quem está livre, reduzir a responsabilidade de quem está sobrecarregado e outras ações que mantêm o grupo alinhado. 

Sistema de gestão de projetos

O conceito de sistema de gerenciamento de projetos se refere a uma ferramenta capaz de auxiliar em funções como:

  • organização;
  • planejamento;
  • programação;
  • alocação de recursos;
  • gerenciamento de mudanças. 

Permitindo que gestores, colaboradores e partes interessadas tenham acesso a um conjunto de conhecimentos, práticas, técnicas e recursos destinados a entregar as metas do projeto de maneira oportuna e previsível.

Percebeu como é importante cuidar da saúde mental? A síndrome de burnout é um problema que pode ser evitado com alguns cuidados, práticas e auxílio de ferramentas. 

Você já sentiu alguns dos sintomas apresentados? Lembre-se dessas dicas quando precisar para si mesmo ou no momento de aconselhar um amigo. Use nosso software de gestão e melhore seus resultados.

José Quintella

CEO na iClips CEO da iClips, com MBA em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e bacharelado em Administração pela Universidade Federal de Juiz de fora.

agenciasAgências
Imobiliárias O que o setor imobiliário precisa para ser mais Customer Centric
Recursos Humanos Recursos Humanos: A alma da Transformação Digital nas grandes empresas
ABOUT THE SPONSORS