Você já pensou em como o treinamento online pode ser um aliado para a capacitação de colaboradores durante a pandemia? Apesar do contexto incerto, oportunidades surgem no mercado a todo instante. 

Assim, as empresas precisam de uma equipe preparada para poder aproveitá-las, mesmo com a adoção do regime home office. As próprias empresas e os consumidores estão sendo acelerados na transformação digital, por conta do isolamento social. De um dia para o outro, a empresa pode se focar mais em um app, por exemplo. Por isso, os treinamentos são tão importantes.

Porém, enquanto preparar treinamentos offline já apresenta dificuldades, logo, engajar os colaboradores online pode ser ainda mais desafiador. O problema é que esse engajamento é um dos maiores fatores de sucesso nesses eventos. Afinal, a participação ativa dos profissionais é essencial para que o ensinado se converta em bons resultados. 

Além disso, o engajamento dos funcionários traz benefícios para a organização, como aumento da produtividade, diminuição do turnover e mais lucro.

Então, você que enfrenta os desafios de implementar em sua empresa o modelo de treinamento online, continue lendo o post. Descubra como aumentar o engajamento dos colaboradores nesse evento!

Como começar a melhorar o engajamento dos colaboradores no treinamento online?

Esse aspecto está muito ligado à cultura da organização. O problema é que, justamente por ser um fator cultural, a mudança é difícil. 

Assim é necessária uma nova mentalidade que afete a empresa como um todo, desde o topo, até os colaboradores de níveis mais baixos. 

Enquanto essa é a melhor forma de garantir o envolvimento dos funcionários, existem ações de curto prazo que podem ajudar no processo de engajamento nos treinamentos online. Confira!

Conteúdo do treinamento

É claro que o próprio conteúdo é um ponto crucial. É importante garantir que ele seja atualizado e relevante, além de ser apresentado com tom, design e abordagem que façam sentido para o público-alvo. 

O propósito não é somente passar o conhecimento e as informações, mas garantir que o processo seja fácil e prazeroso. Portanto o primeiro passo é revisar o conteúdo.

Em seguida, é importante estar atento à linguagem. Pode ser que o público não esteja habituado a termos em outro idioma, siglas ou jargões técnicos. O tom também é importante. Se a empresa tiver uma cultura mais descontraída, não necessariamente é preciso organizar um treinamento muito formal.

Também é importante considerar o aspecto técnico do evento. Como é a plataforma em que será feito o treinamento? Ela precisa ter um design atrativo e um layout intuitivo, para facilitar o processo. Caso seja um vídeo, a produção precisa ser de qualidade.

Comunicação do treinamento online

A comunicação é essencial não somente para informar os colaboradores de que o treinamento está disponível, mas também para os convencer de que ele é vantajoso

Não ter uma comunicação eficiente pode ser o desperdício de uma boa capacitação. Para tal, a linguagem deve ser única, desde a comunicação até o treinamento em si.

Também é importante aplicar estratégias de divulgação que sejam comuns a qualquer estratégia de marketing. Garanta que você está segmentando bem a comunicação, apenas para o público certo. Procure mensurar o alcance da sua divulgação e, é claro, trabalhe bem as peças para deixar claras as vantagens de participar do evento.

Gestão de conhecimento pós-treinamento

O treinamento continua mesmo após seu fim. Para que o conteúdo aprendido realmente tenha efeito, é preciso que o colaborador o coloque em prática

Portanto é necessário tanto incentivar o compartilhamento das informações com os colegas, como oportunizar o uso das habilidades adquiridas.

Dicas de como aumentar o engajamento da equipe no treinamento online

Enquanto os pilares acima são mais gerais, existem ótimas dicas que podem ajudar a tornar o treinamento online ainda mais eficiente. São ideias mais práticas, que você pode aplicar em praticamente qualquer treinamento. Acompanhe!

Adeque seu conteúdo à audiência

O primeiro passo é ter um conteúdo que esteja alinhado às expectativas da audiência. Um bom assunto para o treinamento deve ter certas características, como ser relevante, interessante e atual. 

Caso contrário, o treinamento passa a ser monótono e tem o efeito oposto, transformando-se em uma obrigação. O ideal é conhecer bem a equipe e suas necessidades.

Dê espaço para que sua equipe compartilhe dúvidas

A colaboração entre os participantes é fundamental para o sucesso. Portanto, um espaço para tirar dúvidas ajuda a fazer com que eles se sintam representados, além de promover conteúdo para próximos treinamentos. 

Para isso, você tem opções, como usar um chat aberto. Porém um canal privado pode deixar o grupo mais à vontade.

Preste atenção na duração dos eventos

Eventos muito longos podem cansar os colaboradores. Logo, o ideal é mantê-los entre 45 minutos e uma hora, sem esquecer de um tempo para interação e para as possíveis dúvidas.

Ofereça conteúdo relevante

Conteúdo relevante não está apenas ligado ao trabalho. Diversificar os temas pode aumentar o engajamento, ajudando os colaboradores no crescimento não somente como profissionais, mas como pessoas. 

Uma palestra de educação financeira, por exemplo, pode ser bem interessante.

Tenha um bom design

Em qualquer conteúdo online, o design é um dos maiores fatores que chamam a atenção. Assim, o primeiro objetivo é que ele seja o mais simples possível. Em seguida, você pode se preocupar com o aspecto mais atrativo do visual.

Conte histórias

Qualquer conteúdo fica mais fácil de ser absorvido quando faz parte de uma história. 

Além de o tornar mais relevante, permite que os colaboradores se identifiquem e continuem mais motivados. Essa é uma forma de tornar o conteúdo mais próximo e fácil de entender.

Use novas tecnologias e formatos

Uma ótima maneira de deixar os treinamentos mais atualizados e interessantes é apresentar novas tecnologias e formatos inovadores para o próprio evento

O ideal é deixar o colaborador sempre curioso com o formato que ele encontrará. Bons exemplos são:

Fique atento à estrutura do treinamento online

É crucial que seu evento tenha uma estrutura lógica. Além disso, é importante garantir que ele seja interessante do início ao fim, de modo a prender a atenção e engajar o público durante toda a duração.

A pandemia do coronavírus mudou o status quo. Assim, o treinamento online se tornou mais comum por conta do isolamento. Além disso, muitos departamentos de RH aproveitaram essa oportunidade para inovar. A vantagem é que as inovações tornam os processos mais eficientes para esse setor.

recursos-humanosRecursos Humanos
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Marketing 4 aprendizados sobre eventos corporativos online na pandemia
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Marketing Relacionamento Tecnologia 4 maneiras para aumentar o engajamento em eventos online
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]