Com a transformação digital, muitas organizações passaram a revisar o modelo de negócios que seguiam até então e começaram a ver o ambiente de trabalho com um olhar focado na otimização de resultados. Ao perceberem a importância da produtividade como parte do alcance de metas, alguns procuram investir em programas de desconto para funcionários, por exemplo.

Essa medida tem ajudado muitas empresas (principalmente as do mercado B2B) a aumentarem a receita das parcerias conquistadas e a oferecer uma melhor qualidade de vida para sua rede de talentos. 

Uma marca que deseja alcançar o posicionamento desejado e conquistar a confiança do público interno deve agir de maneira estratégica e esse é um grande rumo às melhorias necessárias.

Nos tópicos abaixo, você entenderá um pouco mais sobre este tipo de investimento e de que modo sua empresa terá retornos surpreendentes com tal diferencial. Além disso, também conhecerá mais sobre os programas de benefícios flexíveis. Portanto, continue conosco até o final deste artigo e tenha um ótimo momento de aprendizagem.

O que são programas de desconto para funcionários

Todo gerente que carrega o hábito de conferir as novidades e as tendências do segmento de mercado do qual faz parte já notou que houve uma mudança significativa no comportamento do consumidor ao longo das gerações. Hoje em dia, o smartphone se tornou um grande facilitador na realização de tarefas relacionadas ao âmbito profissional ou pessoal.

Logo, pesquisar antes comprar e checar a reputação de uma empresa por meio de depoimentos de clientes na web são alguns dos principais cuidados que os consumidores tomam nos momentos que antecedem a compra em um determinado estabelecimento. O mesmo é feito por pessoas interessadas em ingressar em uma corporação: pesquisar.

Se um funcionário não se sentir valorizado, automaticamente ele procurará novas propostas que ofereçam benefícios flexíveis e o reconhecimento desejado. Portanto, além de contar com uma liderança que busca o engajamento do público interno, é necessário investir em programas de desconto para funcionários.

Este tipo de programa é caracterizado pelas parcerias que são criadas por clientes da sua lista de contatos e que oferecem serviços que agregarão valor à rotina dos seus colaboradores. Além disso, os benefícios também podem ser selecionados após a execução de uma pesquisa, com a finalidade de solucionar problemas relacionados a aspectos comportamentais, da saúde ou de outra natureza dos funcionários.

Os motivos para sua empresa investir nesses programas

Como foi dito, a falta de reconhecimento no ambiente corporativo resulta em muitos pedidos de demissão, ou na ausência de motivação do funcionário em fazer as tarefas correspondentes ao cargo dele. Uma empresa que apresenta uma alta rotatividade de colaboradores deve receber uma atenção maior dos que fazem parte do RH.

Afinal, é necessário saber os motivos de isso acontecer e o que leva esses trabalhadores a procurarem outros caminhos. Logo, apostar em programas de desconto para funcionários será de grande ajuda nas táticas de retenção. Isso resultará na melhora da imagem da marca, na percepção e na aproximação dos membros de um departamento.

Esse tipo de sinergia faz toda diferença nas rotinas corporativas. Um local de colaboração, comprometimento e respeito mútuo elevará o nome da corporação no mercado, construindo com mais facilidade o diferencial competitivo que ela precisa na intenção de obter o destaque desejado e conquistar o público a quem os serviços e produtos são direcionados.

Portanto, um investimento assim agregará muito valor ao seu negócio e melhorará o relacionamento entre a companhia e seus colaboradores. O resultado é em uma melhoria na cultura organizacional, o que ainda ajuda a lidar com a concorrência.

As opções de parcerias que sua empresa pode buscar

Por meio de uma pesquisa que gerará uma integração entre o setor de Recursos Humanos e os líderes de cada departamento da corporação, poderão ser identificados os principais gaps no intuito de, posteriormente, serem propostos programas de desconto para funcionários que realmente chamem a atenção deles. 

Por exemplo, se existe uma área que lida muito com a criatividade e precisa de momentos inspiradores no desenvolvimento do processo de criação, seria interessante oferecer benefícios como:

  • um clube de descontos na entrada em cinemas e teatros;
  • convites para conhecer galerias de arte;
  • descontos para ingressos de shows;
  • e demais locais em que eles possam contemplar as mais variadas manifestações artísticas.

Dessa forma, os colaboradores ficarão engajados e, consequentemente, podem trazer resultados alinhados ao que a empresa propõe.

Outra opção são aqueles vinculados a serviços estéticos ou que valorizem a saúde emocional do trabalhador. Afinal, muitos podem descuidar dessas medidas, e é importante engajá-los a cultivar a autoestima e estarem bem com eles mesmos. Além de programas de desconto em academias e restaurantes.

Ainda há programas que ajudam na qualificação profissional do membro da equipe, como:

  • ingresso a especializações;
  • workshops;
  • cursos de aprendizagem de uma determinada ferramenta.

Os benefícios oferecidos podem melhorar a gestão de processos e busca da qualidade na prestação de serviços. Vale lembrar que existem os benefícios obrigatórios, esses vistos como deveres essenciais em uma companhia: 

  • plano de saúde;
  • vale-refeição ou alimentação;
  • transporte;
  • férias;
  • e o décimo terceiro salário. 

Ao apresentar o programa escolhido, é necessário facilitar o bom entendimento na intenção de não acontecer nenhuma complicação.

Uma solução de baixo custo para as empresas

Esses programas de descontos para funcionários são considerados benefícios flexíveis a eles. Afinal, cada programa apresenta um baixo custo a empresa e gera um bom fluxo nos serviços do parceiro de negócios. Por exemplo, um restaurante pode aumentar sua receita por conta da constante presença de funcionários de uma determinada companhia.

É algo conveniente aos trabalhadores, que farão as refeições por um preço acessível, e é benéfico ao estabelecimento, pela lucratividade que receberá periodicamente. É uma situação em que todas as partes ganham, inclusive a corporação, por investir em soluções que facilitam a vida dos membros e por ter foco na fidelização do público interno.

Durante a leitura deste artigo, você pôde conhecer o que são os programas de desconto para funcionários. Visto isso, também percebeu o quanto eles são benéficos na sua empresa na busca por colaboradores mais satisfeitos e engajados. Portanto, considere esse investimento e conte a ajuda de um bom programa de benefícios flexíveis.

A Vee tem ótimas oportunidades de benefícios flexíveis para o seu público interno! Conheça o nosso site e tenha acesso à diversos programas de pontos, além de uma amplitude de benefícios e parceiros que entregam o melhor resultado para o time com menos trabalho para o RH.

Raphael Machioni

Graduado em administração (FGV-EAESP). Cursou Business Adminstration (UC Berkeley, Califórnia). Trabalhou com trading (Itaú BBA), M&A (Olímpia Partners) e Investment Banking (A10 Investimentos). Criou a PICKnGO e a Max Benefícios, que se fundiu com a Vee Benefícios. Fintech onde hoje ocupa o cargo de CEO.

recursos-humanosRecursos Humanos
Transformação Digital Varejo Vendas O que você precisa saber sobre o cliente digital
Imobiliárias Por que focar em locação de imóveis ao invés de venda?