Os eventos online são, atualmente, a melhor forma de reunir pessoas e criar um movimento de impacto no seu nicho

Com a necessidade de interação dos usuários, coincidentemente com as limitações impostas pela Covid-19, você tem um mercado potencial para obter novos leads em eventos. 

A criação desse tipo de recurso custa pouco e amplia seu alcance por todo o mundo. Além de gerar um ambiente seguro e focado na interação dos convidados, a criação de atividades online permite gerenciar e acomodar muitos participantes

De que forma os eventos podem gerar leads?

Sabia que os eventos online podem gerar muito mais vendas que o presencial? Separamos 7 estratégias para geração de leads que você também pode aplicar no seu projeto!

1. Use chatbots para converter leads

Alguns recursos automatizados facilitam as atividades e funcionam muito bem para geração de leads nos eventos. Os chatbots simplificam o primeiro contato com clientes potenciais e se forem bem estruturados convertem uma parcela significativa.

Ele geralmente surge para as pessoas com uma pergunta. Isso induz no visitante a vontade de responder e iniciar uma conversa. Esse recurso pode ser usado para captar e-mail e conduzir o cliente por sua jornada de compra. 

Assim, existem várias estratégias para a prospecção de leads em eventos que podem contribuir significativamente para seu projeto. A criação de atividades com estas características permite criar experiências memoráveis e construir um sólido relacionamento com seu cliente. Além de melhorar o volume de vendas, você assegura uma demanda sólida para o longo prazo. 

2. Aproveite seu evento ao vivo para marketing de conteúdo

Grande parte das pessoas esperava que a passagem de ano para 2021 traria mudanças drásticas com relação à pandemia. Entretanto, com a vacinação seguindo lentamente, as alternativas para realização de encontros, seguem no meio digital. 

Caso você já tenha se preparado para eventos presenciais, que tal aproveitar todo conteúdo compartilhável produzido para realizá-lo na modalidade online? Com isso, você conta com as facilidades do ambiente e consegue utilizar estratégias de marketing de conteúdo. 

Considere a possibilidade de publicar banners, vídeos, apresentações e outros recursos como parte de uma campanha para geração de leads em eventos. As redes sociais são ótimos recursos para disseminar conteúdo, criar fóruns de discussão, fazer lives e entrevistar convidados importantes em sua área. 

Ao produzir todo esse material, você consegue construir um relacionamento mais próximo com o público e cria um ecossistema adequado para apresentar seus produtos e soluções para toda audiência. 

3. Use anúncios direcionados para ampliar o alcance

Os anúncios focados em redes sociais, principalmente no Facebook e Instagram, oferecem meios de otimizar sua abrangência e chegar até pessoas que não conhecem sua marca ou conteúdo. 

No caso do Facebook há um formato específico para eventos e você pode usá-lo no direcionamento dos leads a sua página. Para aproveitar ao máximo o dinheiro investido em anúncios, conte com um profissional capacitado para efetuar a gestão de tráfego e que oriente a produção de conteúdo para as campanhas. 

Estratégias parecidas podem ser usadas para chamar seu público no Instagram. Avalie qual é sua persona e considere, qual canal de comunicação é mais indicado para seus objetivos. 

Vale destacar que o investimento em anúncios só funciona se for associado com um bom trabalho de produção de conteúdo. O trabalho de gestão de tráfego permite atrair os clientes até sua página, mas mantê-los ativos em seu canal e oferecer soluções eficientes para as dores desses indivíduos é responsabilidade do organizador. 

4. Use promoções de sites para incentivar as inscrições

A taxa de sucesso das inscrições por convite em e-mail, barras laterais em sites e pop-ups, normalmente é muito baixa.Assim, para otimizar o desempenho de campanhas e eventos o ideal é atrelar alguma promoção para atrair ainda mais público.

Com esse recurso, você cria os incentivos necessários para reter as pessoas no seu projeto. Uma alternativa para minimizar os custos e atrair diferentes pessoas é contar com o apoio de patrocinadores

Se o evento, por exemplo, foi planejado para apresentar um produto ou serviço novo ao público, você pode optar por oferecer um desconto exclusivo para os participantes e benefícios aos patrocinadores. Além de criar um canal de vendas, você entrega uma vantagem clara de economia em troca da atenção.

5. Aposte no internacional 

As restrições impostas por eventos em 2021 são eliminadas no meio digital. Isso permite uma internacionalização do seu projeto. Além de haver ganho com mais pessoas presentes, a diversidade desse grupo torna as atividades e debates mais interessantes.

Há benefícios para as pessoas que estão no Brasil e podem conhecer a experiência de outros que vivem no exterior. Da mesma forma, indivíduos em outros países conseguem absorver um pouco da cultura e estilo brasileiro nessa categoria de reunião. 

Caso você receba muitos participantes internacionais, cabe contratar um especialista em línguas de modo a facilitar a interação dessas pessoas com o público restante. Garantir o diálogo é fundamental para que haja um envolvimento emocional do público com sua marca

Uma alternativa para a segmentação de anúncios é excluir os limites geográficos e se concentrar em características da sua persona. Questões como idade, nível de renda e gênero podem impactar muito mais do que características regionais. 

6. Foque nos influenciadores do seu setor

Um recurso muito interessante de divulgação é o suporte de influenciadores do seu nicho de atuação. Como esses indivíduos conseguem conduzir milhares ou até milhões de pessoas, vale a pena apostar nesse tipo de autoridade.

Usar a imagem de um influenciador digital para divulgar seu evento contribuirá para atrair mais pessoas e otimizar a geração de leads nos seus eventos. É importante destacar que o cuidado na hora de escolher o influenciador, deve-se olhar o engajamento do público e não o número de seguidores.

Evite escolher indivíduos que apresentam posturas controversas e tem seu nome atrelado a situações polêmicas. Muitas vezes o comportamento da pessoa que representa sua empresa acaba arranhando a imagem da marca se adotar uma postura diferente das que são defendidas pela empresa. 

7. Use o marketing baseado nas contas para leads altamente direcionados

O Marketing Baseado em Contas (ABM) atrela as estratégias de geração de leads com técnicas de vendas, unindo essas duas etapas que normalmente seguem separadas. Ela resolve essa questão invertendo o ciclo de vendas.

No marketing tradicional normalmente buscamos um grupo grande de pessoas e seguimos conduzindo elas ao longo do funil de vendas. O ABM, por outro lado, foca em um público pequeno e segmentado. Isso permite cultivar um relacionamento mais próximo e construir valores com o público. Isso permite obter leads mais qualificados e clientes potenciais mais engajados. 

Gostou deste texto sobre como melhorar a geração de leads nos seus eventos? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Dessa forma você receberá as nossas novidades na sua caixa de entrada!

recursos-humanosRecursos Humanos
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Marketing 12 CMOs para seguir no LinkedIn
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Recursos Humanos Criando eventos inclusivos no digital: 4 dicas que você precisa saber!
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]