Quer saber como engajar o público em eventos? Afinal, é crucial para qualquer evento que ocorra a interação entre os participantes. Apenas assim, é possível que o acontecimento seja memorável e eficaz. O problema, é que esse é um enorme desafio, especialmente no cenário atual.

Com os participantes do evento em casa, é natural que existam inúmeras distrações. Desde pequenas interrupções feitas por pessoas que estão no local, como as crianças, até as distrações mais tradicionais que ficam mais comuns.

É mais fácil pegar no celular ou navegar em outra aba em um evento em casa. Então, se você enxerga a oportunidade dos eventos online, mas ainda não sabe exatamente como aproveitá-la, continue lendo este post.

Confira 6 dicas de como engajar o público em eventos.

6 dicas de como engajar o público em eventos online

Existe quem acredita que os eventos online não podem gerar um engajamento tão grande quanto os presenciais. Porém, os resultados mostram o oposto.

Os participantes ficam mais à vontade para fazer perguntas online, provavelmente porque o nível de exposição é consideravelmente menor. O desafio, é saber como engajar o público em eventos dessa natureza.

1. Promova o evento antecipadamente

Quanto mais o evento for promovido, mais participantes você tem chance de atrair. Além disso, essa é uma forma natural de criar bastante conteúdo compartilhável. Uma ideia é produzir pequenos vídeos nas redes sociais, com amostras das discussões que aconteceram no evento principal.

Outra ótima iniciativa é criar um fórum de discussão entre os participantes, convidados e palestrantes. Assim, o público e a discussão já estão mais “aquecidos”, o que apenas torna o evento ainda melhor e promove maior interação no momento crucial. Como o objetivo de praticamente qualquer evento é o networking, você também já pode começar a promover essa interação.

2. Escolha bem os palestrantes

Se você quer saber como engajar o público em eventos online, essa é uma das principais respostas. Afinal, se você participa, o objetivo é ouvir uma pessoa falar. Logo, o ideal é que ela valha muito a pena. Mas, como fazer para escolher os melhores palestrantes?

A primeira dica é trazer um painel diverso. Afinal, a diversidade é uma das marcas da transformação digital. Felizmente, os eventos online significam não estar limitados por geografia. Você pode chamar pessoas de diferentes cidades, estados e países. O ideal é trazer convidados com backgrounds diferentes, para que a conversa flua e não fique monótona, com todos compartilhando a mesma opinião.

O objetivo é que você escolha um painel de participantes que tragam novos insights e perspectivas que sejam diferentes do que o público está acostumado. Isso fará com que eles façam mais perguntas e se engajem mais do que com uma história que eles já ouviram repetidas vezes.

3. Crie espaços para perguntas e respostas

O Q&A é a resposta mais direta e natural de como engajar o público em eventos online. A maioria dos eventos não são palestras ou aulas, mas sim conversas que precisam da participação do público para terem vida. Portanto, quanto mais tempo você aloca para as perguntas, maior é o engajamento e a possibilidade da conversa tomar rumos que sejam interessantes para o público. Contudo, é preciso tomar cuidados.

Como o evento é online, é interessante deixar um tempo para as perguntas chegarem. O delay pode ser semelhante a uma entrevista na TV, por exemplo. Além disso, deixe uma pessoa focada apenas em monitorar o chat. Assim, você garante que nada fica para trás e que as perguntas serão feitas quando cabível.

4. Faça votações

As votações são uma forma simples de garantir engajamento nos eventos. Elas podem ser de múltipla escolha, com formulário aberto, além de ter diversos objetivos. A vantagem é que praticamente qualquer canal de transmissão tem funcionalidades como essa. Ao final da votação, os resultados podem ser compartilhados em tempo real.

É um recurso que ajuda muito facilmente o palestrante a otimizar seu conteúdo. Por exemplo, se os participantes não são tão familiarizados com o assunto assim, ele pode tomar uma abordagem diferente de quando lida apenas com experts.

5. Crie oportunidades de networking

Em um evento pessoal o networking acontece mais naturalmente. Já em um evento online, é preciso de mais planejamento para colocar os participantes em uma boa posição para fazê-lo. Existem plataformas que permitem dividir os participantes em salas, com tópicos pré-selecionados para gerar uma conversa. Além disso, as próprias técnicas acima usadas para promover interação, já são um passo para promover o networking.

6. Garanta que a tecnologia escolhida funcionará

Em um evento online, tudo gira em torno da tecnologia. Afinal, ela é um dos maiores motores da transformação digital em eventos. Felizmente, a oferta de ferramentas para fazer um evento online é grande. O desafio é escolher uma que funcionará durante o evento. 

Uma das vantagens do evento online é que ele tende a ser mais barato do que o evento em pessoa. Porém, isso não significa que ele é sem custos e a plataforma é um dos maiores. Por isso, você precisa garantir que o dinheiro é bem gasto, fazendo uma pesquisa bem completa de modo a escolher a melhor opção possível.

A tecnologia é um dos maiores diferenciais quando o assunto é como engajar o público em eventos online. Na prática, o objetivo não é apenas fazer com que ela funcione, mas que ela seja uma verdadeira plataforma de experiências digitais, impactando positivamente a participação do público no seu evento. Boa parte das soluções tem ferramentas de chat, votações, gamificação e feedback. O mais importante é que você escolha as que oferecem a melhor experiência. 

Pesquise muito bem sobre as ferramentas disponíveis no mercado e garanta que está usando a opção ideal no seu evento! 

Equipe TD

Conectamos pessoas e empresas à Transformação Digital para simplificar e democratizar o futuro.

marketingMarketing
Seu público está em casa: como monetizar audiências online.
7 certezas sobre o futuro dos eventos offline