Durante muito tempo, os anúncios online foram o padrão para a geração de leads qualificados. Mas você sabia que existe uma opção que pode ser ainda mais eficiente? De acordo com a pesquisa Demand Generation Benchmark Survey Report, os eventos online são hoje uma forma ainda mais eficiente de atrair o público.

Segundo os profissionais que responderam à pesquisa, os eventos ficaram na primeira posição nos últimos 2 anos, com 68% deles mencionando-os, em 2018, e 76%, em 2019. Quer entender o motivo desse sucesso? Continue lendo o post e saiba como o patrocínio online é uma ótima forma de captar leads qualificados.

Além da geração de leads qualificados: os principais benefícios de um evento online

Antes de qualquer coisa, existem grandes benefícios em realizar um evento corporativo online. Entre os principais, podemos destacar:

  • maior alcance do evento. Fazer um evento online para 200 ou 200 mil pessoas precisa do mesmo esforço praticamente
  • como o evento e digital, fica muito mais fácil em relação a empecilhos como agenda e preço ao contratar speakers pro evento
  • se o conteúdo realmente for relevante, seu público terá um novo canal de relacionamento com a sua marca
  • uma forma não saturada de capturar leads online
  • é um processo totalmente escalável e digital, tá menos dor de cabeça e é mais fácil criar novas edições de eventos online

Além dessas vantagens, existem 5 grandes objetivos de uma marca, ao participar ou organizar um evento online:

  • converter leads qualificados;
  • aumentar o brand awareness;
  • compartilhar conhecimento;
  • monetização do evento;
  • criar impacto na internet.

Neste post, o foco é na geração de leads qualificados. Mas, se você tem qualquer um dos outros objetivos citados, os eventos online podem ser muito interessantes.

Formas como os eventos online são mais eficientes na geração de leads qualificados

O ano 2021 promete ser marcante para os eventos online, para isso separamos 5 formas de trazer mais interatividade e dinamismo para o cliente. Confira!

One-click actions

Ações com um único clique são muito eficientes para gerar leads qualificados. Naturalmente, para qualquer evento online, você vai precisar cadastrar os participantes. Provavelmente, você vai coletar algumas informações simples, como e-mail. Apenas isso já é uma forma de conseguir leads qualificados, mas também é pensar pequeno.

Durante o evento, você pode trazer diversos CTAs, como um botão de “Solicitar teste” do produto. O participante não precisa cadastrar-se para isso, pois já o fez, o que diminui seu esforço. Além disso, o contexto é forte, o que deve aumentar muito o CTR. Do seu lado, você sabe exatamente quem clicou no botão.

Reuniões one-to-one

Ainda mais além dos demos e testes, você pode ter um botão específico para reuniões um-a-um. É natural que o seu evento crie muito interesse, e você pode ter leads que já estão mais preparados para uma ação mais avançada. Por exemplo, quem pede uma reunião está mais pronto para comprar do que quem pede um demo.

Da sua parte, se você possibilita essa ação, os vendedores precisam estar totalmente preparados. Eles devem entender que isso faz parte do evento e tentar trazer mais contexto para a abordagem. Por exemplo, se o usuário clicar no botão de reunião em uma palestra sobre um assunto específico, essa pode ser uma forma de começar a conversa.

Enquetes

Simples, mas extremamente eficientes, as enquetes podem trazer ótimos insights sobre o que os participantes pensam sobre os mais variados tópicos. O importante é ser sutil e evitar perguntar diretamente quem quer um teste ou tem interesse no produto.
Uma opção interessante é classificar os participantes pelo tamanho da empresa ou pelas principais dores que eles têm em relação ao produto. Mesclar essas perguntas com enquetes mais direcionadas ao evento é uma forma ainda mais sutil.

Dados de perguntas feitas pela audiência

Parece óbvio, mas os dados das perguntas feitas pela audiência são uma fonte de informação valiosíssima. Primeiramente, quem pergunta, evidentemente, está interessado no assunto. Além disso, os temas podem ser aproveitados para gerar campanhas de follow up cada vez mais personalizadas, portanto, mais eficientes.

Além disso, a dúvida de um pode ser a de outros também. Logo, você analisa as perguntas geradas para encontrar temas e palavras-chave em comum, pois isso dá uma dica dos problemas que a sua persona possui. Você pode transformar esses dados em um blog post, e-book ou até outro evento.

Por exemplo, se uma audiência pergunta sobre integração com outros softwares, você já sabe que vale a pena criar um material sobre isso, pois é provável que quem não participou do evento também tenha essa preocupação.

Dados de engajamento

Um dos maiores motivos para a captação de patrocínio para eventos são os dados de engajamento. Essa é uma das formas mais simples e diretas de gerar leads qualificados. Afinal, é muito provável que alguém que participou bastante e fez muitas perguntas esteja mais interessado do que alguém que não se pronunciou.

Um dos maiores desafios, além da captação de leads, é a sua qualificação. Na prática, os vendedores não têm tempo de abordar todo mundo, especialmente com o mesmo grau de atenção. Portanto, focar esforços naqueles que mostram maior engajamento é uma forma mais eficiente de usar o seu tempo.

É claro que isso não é uma regra. Bons leads podem não participar mais ativamente do evento por diversos motivos. Eles podem ser mais tímidos ou não ter nenhuma grande dúvida. Por isso, é importante analisar o teor das perguntas, de modo a tentar entender qual é o sentimento do participante em relação ao produto.

Esses são apenas alguns exemplos de ações que mostram como os eventos são eficientes na geração de leads qualificados. Na prática, existem diversas outras opções. Por isso, o ideal é testar o maior número possível para reconhecer o que funciona melhor para a sua audiência e o seu produto.

Afinal, cada público se comporta de uma forma, e cada produto tem uma abordagem mais eficiente. Além disso, é claro que é preciso pensar no público-alvo antes mesmo de criar o evento. A ideia é que ele tenha uma persona e um propósito muito claros.

Gostou do post? Então, assine a nossa newsletter para receber outros conteúdos e fique por dentro de todas as novidades do mundo do marketing e de eventos!

recursos-humanosRecursos Humanos
Vendas Como conectar as vendas da loja online e marketplaces para decolar o seu negócio!
Recursos Humanos Eventos online B2B: 8 maneiras com que eventos online vão disparar as suas estratégias de marketing
ABOUT THE SPONSORS
Great Place to Work

O GPTW fornece consultoria para empresas que querem as pessoas no centro de sua estratégia de negócios. Além disso, certificam e reconhecem os melhores ambientes de trabalho em 61 países ao redor do mundo.

[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]