A captação de patrocínio para eventos online pode ser um desafio, em meio a falta de espaço físico para ofertar a exposição das marcas. Diante disso, o planejamento de eventos pode contar com estratégias semelhantes àquelas que são usadas presencialmente para monetizar as iniciativas virtuais.

O uso de banners e vídeos, que podem ser exibidos na introdução ou nos intervalos dos eventos, é uma das alternativas de monetização. Outros atrativos como a riqueza de dados para análise no ambiente virtual e a oferta de ingressos para a empresa patrocinadora também podem ser incluídos. 

Confira a seguir como garantir a captação de patrocínio para eventos online de sucesso!

Conheça as vantagens da captação de patrocínio para eventos 

Obter patrocinadores em eventos virtuais é essencial para conquistar mais engajamento do público, além de conseguir melhores resultados com a análise de dados. 

A captação desses parceiros também é interessante para a geração de leads, o que pode configurar uma boa moeda de troca no acordo de patrocínio. 

Análise de dados 

Os eventos online são oportunidades para a entrega da otimização da análise de dados. Os registros de informações dos participantes são fundamentais para comprovar o Retorno Sobre o Investimento (ROI) aos patrocinadores. É possível incluir relatórios com o número de cliques, impressões, comentários e outras ações.

Além disso, as ferramentas de análise de dados permitem rastrear o envolvimento e fornecer dados aos parceiros interessados no valor oferecido pelo seu evento. O resultado ainda pode ser aperfeiçoado se for permitido integrar as informações com o Sistema de Gestão de Conteúdo (CMS), para localizar a jornada dos leads no funil de vendas. 

Engajamento do público

Ao produzir um evento online, também é importante ter em vista a interação do público, para incorporar a marca do patrocinador. À medida que o envolvimento é vinculado ao patrocínio, a exposição também aumenta, porque as pessoas passam a prestar mais atenção. Por isso, os jogos e atividades colaborativas patrocinadas funcionam bem.

Neste ponto, podem ser utilizadas ferramentas disponíveis em aplicativos de eventos, a exemplo dos recursos de gamificação. Questionários e desafios também podem ser usados para o engajamento do público no ambiente virtual. 

Geração de ofertas de valor

Também é permitida a criação de ofertas de valor que podem ajudar na captação de patrocínios para eventos. É possível oferecer diferenciais para a parceria com o patrocinador. Uma opção para as empresas é deixar disponível para o anunciante um certo número de ingressos. 

Uma alternativa é ainda organizar a realização de eventos exclusivos antes ou depois dos eventos centrais. Esse tipo de prática que costuma ser feita em eventos físicos pode funcionar também no ambiente virtual. 

Confira 7 ideias de como promover patrocinadores em eventos online 

Algumas recomendações podem ajudar você a efetivar acordos de sucesso com patrocinadores e obter melhores resultados em eventos virtuais. 

Confira as dicas que podem ser seguidas pelas empresas a seguir:

Exponha seus patrocinadores em pontos de contato estratégicos com a audiência

O primeiro ponto que podemos citar é a possibilidade de expor a marca dos patrocinadores em determinados pontos de contato com a audiência, com o uso de estratégias de otimização. Para isso, é necessário avaliar quais são os tipos de exposição mais adequados a cada momento do evento. 

Venda banners e espaços pop-up na sua live

A monetização dos eventos virtuais pode ser impulsionada com o oferecimento de espaços pop-up e de exposição de banners de patrocinadores. Os banners são mais apropriados para aparecer durante as apresentações, enquanto os pop-ups podem ser usados entre as sessões, porque podem causar mais distração.

Os banners podem conter até mesmo links para o site do patrocinador. Desse modo, os participantes podem clicar e ir até o site conferir mais informações sobre uma determinada oferta, por exemplo. 

Use o tempo entre palestrantes e slides para promover marcas

O intervalo entre palestrantes e slides também pode ser usado para incluir a marca do patrocinador. É possível usar slides com logotipo para promoção da marca ou ainda fornecer dados de contato de vendas de um palestrante. 

Use introduções patrocinadas e video ads

A audiência que já está acostumada com modelos usados por serviços como o YouTube também deve reagir bem ao uso de introduções patrocinadas e vídeos ads. Com isso, os participantes podem assistir a pequenos anúncios criados pelo patrocinador na introdução ou antes de iniciar os eventos virtuais.

Uma boa dica nesse ponto é alinhar com o patrocinador a plataforma que será usada para transmitir o evento. Desse modo, é possível evitar que os vídeos patrocinados não sejam produzidos em formatos incompatíveis com a plataforma e com a qualidade necessária para veiculação. 

Promova patrocinadores nas redes sociais

Também é indicado usar estratégias para permitir que os patrocinadores se envolvam com os participantes por meio das redes sociais antes mesmo do evento acontecer. Para criar essa conexão, é recomendado promover concursos e apresentar jogos, por exemplo, a fim de que a marca se torne mais conhecida e também tenha envolvimento.

Convide colaboradores e CEOs dos patrocinadores para serem palestrantes

Uma boa opção para captar empresas que podem patrocinar o seu evento também é incluir o convite a colaboradores e CEOs para que sejam palestrantes. Dessa maneira, os patrocinadores ganham mais uma forma de exposição, com o nome da marca associado ao convidado. 

Inclua branding em páginas de inscrição

Uma alternativa para atrair empresas que podem patrocinar os eventos online é a inclusão de branding nas páginas de inscrição. Essa estratégia pode contribuir para a divulgação da identidade e para o posicionamento da marca patrocinadora. 

Explore diferentes possibilidades de captação de patrocínio para eventos online

Com base no que foi apresentado, é possível concluir que a captação de patrocínio para eventos pode oferecer novas possibilidades para as empresas e também para o público. Além disso, a riqueza de dados para análise também é fundamental. As informações disponíveis podem ser usadas para rastrear a jornada dos leads no funil de vendas. 

Estratégias de engajamento também podem ser adotadas, a exemplo de questionários e jogos, para que a audiência tenha mais contato com a marca. Alternativas como ofertar ingressos para a empresa patrocinadora ou ainda convidar os CEOs para ser um dos palestrantes também são diferenciais que podem ser negociados. 

Se você gostou de entender como funciona a captação de patrocinadores para eventos, siga a nossa newsletter e não perca nenhuma atualização!

marketingMarketing
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Marketing Agile Marketing: a mágica da produtividade aliada à velocidade em tempos incertos
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Marketing 5 motivos indiscutíveis do porque seus colaboradores irão amar eventos internos online
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]