Por que os vídeos multilíngues vão dominar a educação

Entenda a importância de vídeos multilíngues para a educação na era digital

Temos mais de 7.800 idiomas e dialetos no mundo e essa diversidade de linguagens cria confusão e incompreensibilidade entre a população. Você não precisa ir longe. Basta olhar para os dialetos de diferentes regiões do próprio país. Você corre o risco de ficar boiando.

Na Internet, não é diferente. A diversidade de idiomas também é um problema.

De acordo com um estudo da Unicef, mais de 56% de todos os sites hoje são em inglês, com os vídeos a situação não é diferente. Para se ter ideia, somente no YouTube são carregados mais de 500 horas de vídeo a cada minuto, mas apenas 11% deles são multilíngues. O problema é que muitas crianças e adolescentes não dominam o inglês. No gráfico abaixo isso fica claro:

Gráfico: Jovens estão menos propensos a conexão em países de baixa renda – UNICEF

Mas a inserção de novas ferramentas, vividas nos últimos anos por meio dos avanços tecnológicos, mudaram a maneira pela qual nós aprendemos. Flexibilidade e quebra de barreiras geográficas e linguísticas estão em alta no setor da educação, podendo até melhorar a qualidade do ensino em alguns países.

Antigamente para aprender algo era necessário ir a um curso presencial e falar o idioma. Hoje em dia é possível fazer cursos de Universidades como Yale, Stanford ou Harvard, que eram reservados apenas para quem dispunha de recursos, tempo e fluência no idioma. A boa notícia é que algumas Universidades já estão oferecendo conteúdos em mais de um idioma para atingir um público cada vez mais global. Conheça as que mais se destacam:

Coursera

A plataforma Coursera, por exemplo, tem parcerias com as melhores universidades do mundo como por exemplo, Harvard, Stanford e Cambridge, para oferecer cursos de diversas áreas da educação. Alguns cursos de universidades americanas estão disponíveis com legendas em outros idiomas. Um dos diferenciais do Coursera é sua acessibilidade: A maior parte dos cursos são baratos ou até mesmo gratuitos. Quem quiser um certificado certificado oficial ao final do curso, tem que arcar com custos mais elevados, já que estamos falando de algumas das principais universidades do planeta, na maior parte dos casos.

Alugha

Já na alugha, é possível encontrar vários idiomas em um link. Todo o conteúdo do site é no mínimo bilingual. O site não só disponibiliza conteúdos de canais do tipo faça você mesmo, mas também vídeos educativos multilíngues da Khan Akademie e TED. Todos os vídeos podem ser acessados gratuitamente.

Udemy

A Udemy é uma plataforma de aprendizagem o on-line, com cursos ministrados por professores em mais de 60 idiomas diferentes. A vantagem fica por conta dos temas dos cursos, que são bem específicos e vão desde apender a usar o Photoshop até yoga. Se você comprou um curso, pode aprender no seu próprio ritmo e acessar o material do curso por toda a vida, desde que tenha uma conta na Udemy.

Com uma média de preços que pode ir de U$10 até U$500, uma de suas principais vantagens é um portfólio bem amplo e diversificado. A plataforma possui cursos no nosso idioma, e legendas para aqueles em língua estrangeira.

Udacity

A Udacity é uma plataforma de cursos virtuais especializada em cursos de informática. Os cursos oferecidos vão desde programação para iniciantes até cursos mais avançados. Para garantir que os cursos sejam práticos e forneçam conhecimento atualizado a plataforma trabalha com empresas líderes de mercado.

O usuário aprende habilidades que você precisa para se qualificar para o seu emprego dos sonhos! Você pode experimentar alguns cursos e outros em modelo de “degustação” por um período. Depois disso é cobrado um valor mensal.

Khan Academy

A Khan Academy oferece cursos de Matemática, Biologia, Economia, História, Programação básica e muito mais. O conteúdo é uma mistura de texto e vídeo. Todos os seus cursos são gratuitos, pois a missão da Khan Academy é ampliar o alcance da educação para todos os públicos.

A plataforma se mantém de doações, mas tem parceiros de peso como a Fundação Bill e Melinda Gates, no mundo inteiro.

Disponíveis em outros idiomas, os conteúdos multilíngues poderiam ajudar a levar educação de qualidade em países menos desenvolvidos ou com problemas de desigualdade educacional.

Se os cursos multilíngues fossem disponibilizados nos países, nos quais apenas uma parcela da população é fluente em inglês, eles seriam uma oportunidade incrível para essas pessoas desenvolverem suas habilidades e se qualificarem para o mercado de trabalho.

E então? Vamos mudar esse cenário? Para continuar aprendendo, conheça os reais impactos da Transformação Digital na educação!

CEO na Alugha Ltd

Bernd Korz é o CEO da Alugha Ltd, uma empresa de software alemã, especializada em converter vídeos on-lines em vídeos multilíngues. Ele foi fundador da empresa de software yellowTab Ltd., que desenvolveu o sucessor do BeOS, o sistema operacional ZETA.