A realidades virtual e aumentada já começam a transformar o panorama da área de marketing, levando diversos analistas a dizer que estamos na era do Marketing 4.0. Afinal, será que a introdução dessas novas tecnologias pode realmente mudar a forma como atraímos e convertemos clientes?

Para entrar um pouco nessa discussão, precisamos primeiramente retomar esses conceitos. A realidade virtual — também conhecida como VR ou RV — é a imersão completa de algum dos sentidos do usuário em alguma experiência digital. Já a realidade aumentada (VA ou RA) busca incrementar aspectos do nosso mundo com a experiência digital, como é o caso do jogo Pokémon Go, que, utilizando a câmera do celular e a geolocalização, é capaz de inserir um pokémon virtual na imagem da câmera.

Mas como esses avanços se aplicam ao marketing?

As realidades virtual e aumentada transformando o marketing

Experiência de compra 

A realidade virtual e a realidade aumentada devem sempre centrar na experiência que oferecem ao cliente, buscando sempre excitá-lo com alguma novidade que seja realmente inovadora. Portanto, no mundo da RV e da RA, as marcas deverão entrar em uma verdadeira batalha para criar a melhor e mais diferente experiência possível para o público, levando a noção de imersão ao próximo nível.

É uma lógica muito simples: os conceitos tradicionais de marketing já não impressionam mais os clientes. É o momento de apelar para os múltiplos sentidos em vez de somente focar nas mensagens verbais.

Venda interativa

A realidade aumentada não só torna a compra interessante, mas também fácil. Nas compras online, muitas vezes não conseguimos visualizar como uma roupa vestiria nosso corpo, como um mobiliário se encaixaria na nossa casa, como uma maquiagem ficaria no nosso rosto etc.

Essa confusão pode levar a compras cheias de arrependimento. As marcas podem, por exemplo, disponibilizar vendedores virtuais interativos. Por meio de ferramentas de RA e RV, o cliente poderia simular como determinada peça de roupa ficaria em seu corpo e um vendedor poderia auxiliá-lo a tomar a melhor decisão, incentivando a compra.

Afinal, devemos tomar o cuidado para não achar que a tecnologia faz todo o trabalho por nós — é preciso também investir em capital humano!

Audiência ligada

As realidades virtual e aumentada funcionam como uma maneira eficaz de manter os usuários conectados a algo por um longo tempo. A natureza inerentemente imersiva da tecnologia permite que os criadores recebam a atenção do usuário instantaneamente e que ele se mantenha conectado ao aplicativo.

Essa vantagem pode ser usada para transportar usuários de uma etapa do funil para outra e fidelizá-los, anunciar novos produtos e aumentar o vínculo com a marca. A Nintendo, por exemplo, lançou o jogo de realidade aumentada Pokémon Go, que ofereceu uma novidade a todos os clientes. Com isso, muitas pessoas que já não prestavam atenção aos produtos da marca reavivaram sua paixão.

Criação de histórias

O trabalho do marketing é contar uma história que atrai, converte e encanta. Com a realidade aumentada, a narrativa ganha vida. Ao incrementar nosso mundo real com objetos virtuais, criamos um ambiente que traz vida a personagens imaginários e torna possível algumas coisas antes nem pensadas.

Portanto, as comunicações baseadas em histórias melhoram a eficiência quando associadas à realidade aumentada. Essa é a principal razão pela qual os desenvolvedores de jogos estão usando intensamente a realidade aumentada. Além disso, a realidade virtual permite uma imersão completa, transportando o usuário para outro mundo que não segue as nossas regras. Por isso, empresas como o McDonald’s oferecem óculos de RV para que seus clientes experimentem a novidade e continuem frequentando a loja.

Quais são os principais cases de sucesso?

L’Oreal

A estética está entre as indústrias que mais se beneficiam da realidade aumentada. A L’Oreal, percebendo isso, desenvolveu um aplicativo para impactar o setor — e com isso tem conquistado milhões de novos clientes.

A empresa desenvolveu dois aplicativos de RA, o MakeUp Genius e o Style My Hair, que permitem que os usuários experimentem virtualmente a maquiagem e o cabelo em fotos tiradas por eles. A L’Oreal também adotou parcerias com outras aplicações de realidade aumentada. Em julho de 2017, assinou um contrato com a PerfectCorp para integrar coleções de beleza no aplicativo YouCam Makeup, o qual atingiu mais de 100 milhões de downloads para as plataformas iOs e Android nos últimos anos.

Em todas essas plataformas, os usuários podem utilizar selfies tiradas do próprio celular para simular o efeito de determinadas maquiagens e cortes de cabelo no rosto. Assim, a realidade aumentada pode resolver um grande problema do marketing dos e-commerces, que é a impossibilidade de o cliente poder provar o produto.

Snapchat

O Snapchat foi a principal força motriz por trás da revolução da realidade aumentada. Em 2015, com o lançamento das “lentes”, o aplicativo de fotos e vídeos foi o primeiro negócio de mídia social a trazer com sucesso recursos de RA para sua base de usuários.

Nos dois anos seguintes, as lentes se transformaram talvez no recurso mais popular do Snapchat. Ele também se tornou um grande gerador de receita para seus desenvolvedores, graças à capacidade de ser patrocinado. O Snapchat continuou a melhorar o valor que as marcas obtêm das lentes de realidade aumentada.

A ideia teve tanto sucesso que atraiu o Instagram, que também inseriu vários filtros com realidade aumentada para sua base de usuários. Devido a isso e a seu sucesso anterior, o Instagram atualmente passou o Facebook como a rede social mais utilizada pelos jovens.

Com esses cases de sucesso, é impossível não perceber os grandes impactos gerados pela realidade virtual no marketing, assim como pela realidade aumentada. As pessoas já estão se acostumando com essas tecnologias e estão sendo atraídas por elas. Como você deve saber muito bem, nós estamos absorvendo as tecnologias com uma rapidez jamais vista. Por isso, invista em VR e RA antes que elas se tornem banais para seus consumidores.

Quer saber quais são as tecnologias da ficção científica que já fazem parte do nosso cotidiano? Então conferira nosso artigo “O futuro já é presente: novas tecnologias que estão mudando o mundo“!

martechMartech
Um guia para a retenção de clientes em agências digitais
Dados Dados x Criatividade: os novos desafios da Transformação Digital
ABOUT THE SPONSORS
Possible

POSSIBLE is a digital agency that believes a promise is the foundation of every good relationship—and the truth is, brands make promises every day. We are visionaries and innovators working in creative, technology, strategy, and data science to create experiences that keep brand promises so that every interaction is an opportunity to build trust and loyalty. We use data to help us identify opportunities, technology to help us take advantage of them, and emotion to make the resulting experiences magical.