Foram 2 dias de muita conexão, com aproximadamente 5 mil pessoas de todo o mundo unidas em San Jose, na Califórnia. Muito conteúdo e novidades sobre os produtos do Facebook foram compartilhadas em sua feira anual para desenvolvedores, a F8.

Mark Zuckerberg, o famoso CEO da Rede Social, abriu o evento anunciando várias ferramentas para proteção dos dados dos usuários na rede, inclusive a possibilidade de limpar o histórico de uso.

Após semanas sem permitir a habilitação de novos aplicativos em páginas e muito trabalho para otimizar suas ferramentas de segurança, foi liberada a possibilidade de instalação de aplicativos, inclusive chatbots, nas fanpages da rede social. Além disso, Zuckerberg anunciou várias novidades que já estão disponíveis – e outras que estão por vir – nos produtos da empresa. Abaixo, a lista completa!

Facebook

01. Dating

Em breve será disponibilizado um recurso similar ao Tinder, dentro na própria rede social. Através dele, você poderá, após se interessar por uma pessoa, iniciar um bate-papo e marcar um encontro de maneira privada, ou seja, sem precisar aceitá-lo como amigo ou informar o seu WhatsApp. O que eles esperam é que, diferente do Tinder, o Facebook Dating seja uma ferramenta que crie relacionamento duradouros e não apenas encontros.

02. Segurança

Foram anunciados vários recursos para maior controle dos dados do usuário e controle de fake news. Em breve, você poderá acompanhar em quais localidades aquela notícia foi acessada e fazer up ou down votes em comentários dos posts. Além disso, o usuário também poderá apagar o seu “histórico de navegação no Facebook” a qualquer momento.

03. Grupos

A empresa está fortalecendo os grupos (comunidades) dentro da rede social. Em breve, eles disponibilizarão uma sessão de fácil acesso aos seus grupos, além de ferramentas que permitam o fácil registro em novos grupos por usuários.

Instagram

04. Chamadas de vídeo em grupo

Em breve o Instagram irá permitir fazer chamadas de vídeo em grupo através do seu recurso de directs.

05. Realidade aumentada em Stories

Esse novo recurso do Instagram irá permitir que você publique stories com realidade aumentada. Estarão disponíveis ações como, por exemplo, colocar óculos, batom, chapéu, dentre outras animações e acessórios que serão disponibilizados.

06. Apps para Stories

Agora, outros aplicativos poderão interagir com o stories do Instagram. Será possível, por exemplo, compartilhar a música utilizada em um determinado story, oferecendo ao espectador a oportunidade de ouvi-la no Spotify.

WhatsApp

07. Chamadas de vídeo em grupo

Assim como no Instagram, no WhatsApp também será possível realizar chamadas de vídeo com mais de um pessoa.

08. Whatsapp Business

O Facebook compartilhou o sucesso deste novo App, que já conta com mais de 3 milhões de negócios conectados.

Messenger

09. Redesign do aplicativo

O Aplicativo receberá uma mudança em sua interface, deixando-o mais fácil e com uma melhor performance através do UI design.

10. Tradução automática

Será disponibilizado um recurso de tradução automática e simultânea de mensagens. Se você estiver conversando em português com uma pessoa que fala inglês, por exemplo, o próprio aplicativo fará a tradução e ambos terão a conversa em sua língua nativa.

11. Integração nativa com Inteligência Artificial

Agora, será possível a integração nativa com o Wit.ai, uma ferramenta de Inteligência Artificial do Facebook que tornará mais fácil a criação de bots (com o uso do machine learning).

12. Realidade Aumentada

Assim como no Instagram, também será possível compartilhar stories no Messenger fazendo o uso de realidade aumentada.

13.  M Assistente

Um assistente que utiliza Inteligência Artificial para sugerir respostas de acordo o contexto a conversa.

Oculus  Go

14. Launch Oculus Go

Lançamento da linha Oculus Go com preços a partir de US$ 199,00. Esta versão não depende de Smartphone e vem com sistema de áudio integrado.

15. Marketplace para o Oculus Go

Também foi lançado alguns serviços para o dispositivo, como Oculos TV, Venues, Rooms e Gallery.

Conclusão

Diante tantas novidades, o que mais me chamou a atenção foi a evolução da tecnologia de VR (Virtual Reality).

O Facebook está utilizando muito da A.I (Artificial Intelligence) para otimizar os seus algoritmos. No evento, eles demonstraram um exemplo da reconstrução de ambientes reais para o mundo virtual e avatares, dentre outras aplicações, que ficaram muito similares ao real.

Este é mais um grande passo para a Transformação Digital, pois será uma nova forma de interagir com a tecnologia. O Oculus Go, maior protagonista desse investimento do Facebook, convida você para ver o mundo de uma nova maneira: não simplesmente assistir, mas, sim, viver um diferente ponto de vista.

 

Diego Freire

CEO na Huggy Fundador da Huggy - Atendimento Digital, formado em Sistemas de Informação e Mestrando em Inteligencia Artificial. Um entusiasta da tecnologia, focado em melhorar as relações entre empresas e consumidores finais através do atendimento.

Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Mercado Novos modelos que transformarão o futuro do trabalho
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Redes de automação industrial: rede PROFIBUS
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]