Recentemente, o LinkedIn e a empresa de consultoria global Capgemini se juntaram para entender a fundo o cenário de profissionais qualificados com competências digitais.
Neste estudo realizado com 753 profissionais e 501 executivos de grandes empresas (mais de 1000 colaboradores e receita de pelo menos US$ 500 milhões/ano) em nove países (Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Itália, Reino Unido e Suécia), o primeiro dado que impressiona é que 59% dos entrevistados acredita que faltam profissionais com conhecimento digital básico. Isso mesmo: básico.
Talvez por isso, 54% das empresas estudadas acredita que está perdendo vantagem competitiva na Transformação Digital em comparação ao mercado. Tudo pela dificuldade em encontrar profissionais com habilidades digitais.
Este cenário fica ainda mais complicado quando vemos o lado dos executivos: 60% dos entrevistados diz que sua maior necessidade atual está em encontrar profissionais com qualificações digitais avançadas e nichadas – como cibersegurança, por exemplo.
A solução pode estar nas próprias empresas
Treinamento é chave para solucionar este problema.
Quando vemos que 60% dos profissionais diz que precisa utilizar de seus próprios recursos para se especializar em processos digitais – e 29% diz que recebe treinamentos digitais, porém ineficientes, é fácil entender a falta de profissionais capacitados e até a alta rotatividade no mercado.
Afinal, 55% deles diz que mudaria de empresa caso recebesse uma proposta com melhores condições de treinamento digital.
Com este panorama em mente, é importante entender que capacitar os colaboradores para o digital tem de ser uma das principais tarefas do RH, pois apenas com equipes habilitadas digitalmente será possível passar por cada um dos estágios da Transformação Digital em uma empresa.