O digital audio advertising está mudando o cenário de anunciantes

O-digital-audio-advertising-está-mudando-o-cenário-de-anunciantes

O mundo do audio advertising era muito simples até poucos anos atrás. As empresas que queriam alcançar ouvintes podiam simplesmente entrar em contato com uma rádio e comprar um espaço para anúncios.

Contudo, a transformação digital mudou o mundo e nem todos que escutam música ou programas hoje em dia estão sintonizados em rádios físicas. Temos podcasts, rádios online, streamings, entre outras soluções que criam um mundo muito mais vasto de oportunidades.

No entanto, essa variedade abre portas ao mesmo tempo em que confunde os anunciantes, que já não tem mais uma tarefa simples na hora de buscar pelo seu público. Sendo assim, entenda aqui este novo cenário do audio advertising!

O que é digital audio advertising

As rádios ainda existem e são grandes difusoras de informação, sendo que ainda desempenham um papel importante dentro das estratégias de marketing de uma empresa. Contudo, é inegável que grande parte do público não ouve mais com tanta frequência os formatos tradicionais de áudio.

Muitas pessoas migraram para o mundo digital, no qual podem ouvir músicas, programas e notícias a hora que quiserem. Esse novo hábito tem feito os anunciantes repensarem suas estratégias, ações, anúncios e conteúdos audiovisuais.

É o caso, por exemplo, do digital audio advertising — modelo digital das propagandas em áudio, realizado em plataformas como podcasts, rádios online e streamings.

Para entender a importância e a eficácia desse novo formato de mídia, que vem ganhando um número gigantesco de ouvintes, podemos citar o Nerdcast, um dos maiores programas online do Brasil, que acumula 1 milhão de downloads por episódio.

Outro dado impressionante são os números levantados por Jack Mayers: segundo o especialista de mídia, os gastos com publicidade em áudio digital chegarão em mais de US 20 bilhões de dólares até 2020.

Como funciona o digital audio advertising

São várias as formas de aplicar o digital audio advertising. Vamos destacar o funcionamento das principais peças de publicidade nesse modelo de campanha.

Pequenos anúncios

Algumas rádios online e podcasts permitem a inserção de pequenos trechos de áudio de tamanho padrão com 15, 30 ou 60 segundos, que podem ser inseridos durante a programação ou em seus intervalos.

Sua inserção pode ser pre-roll (antes do início da programação), mid-roll (durante a apresentação do conteúdo), ou pós-roll (ao término do streaming), sendo que a primeira opção é considerada premium.

Anúncios com banner

Algumas plataformas como o Spotify permitem ao anunciante combinar seus anúncios em áudio com o aparecimento em tela de um banner que fornece mais informações ao usuário.

A peça pode ser acompanhada também de um call-to-action clicável, permitindo o usuário acessar um hotsite ou ser levado diretamente para o ambiente do anunciante, sem que haja interrupção do áudio.

Native ads

Modelos parecidos com o que já é utilizado em rádios físicas, nos quais o apresentador do podcast lê um determinado anúncio de um patrocinador do programa (testemunhal).

Esses anúncios acabam ficando muito mais naturais, passam credibilidade e se adequam a programação, garantido uma melhor experiência ao usuário, que não tem o programa interrompido — porém, são mais caros.

Playlists e canais personalizados

As marcas podem criar suas próprias playlists e canais dentro das plataformas de áudio, atraindo ouvintes que acabaram tendo um maior contato com a empresa e criando um relacionamento positivo.

Em que canais ele pode ser aplicado

O mundo do áudio digital está em plena transformação digital e muitas novidades estão surgindo; contudo, alguns canais estão se destacando como os mais procurados pelos usuários:

Podcasts

São programas gravados ou ao vivo, realizados por marcas ou usuários da internet. O interessante nesse formato é que cada idealizador possui autoridade sobre uma determinada temática, possibilitando a segmentação do público-alvo.

Rádios online

Funcionam da mesma maneira que as rádios tradicionais e, muitas vezes, foram idealizadas por uma. Contam com vários ouvintes que podem ter sido atraídos pelos seus programas e músicas.

Plataformas de áudio

O principal canal do áudio digital na atualidade são, com certeza, as plataformas de áudio. Grandes empresas como Spotify e Pandora estão recebendo grandes aportes por parte dos anunciantes.

Quais os seus benefícios para as empresas

São vários os benefícios de se investir em anúncios de áudio, uma vez que boa parte dos usuários da rede faz uso, em algum momento de seu dia, de plataformas, ou consome conteúdos em áudio.

Disponibilidade em mídia programática

A evolução das plataformas de coleta e análise de dados também facilitaram o uso de áudio digital, garantindo uma segmentação de público de acordo com suas preferências.

Isso significa que os anunciantes poderão realizar suas campanhas tendo a certeza de que será possível atingir o público-alvo e rastrear o impacto dos anúncios.

Conexão intimista criada nos momentos certos

Por meio do uso do áudio digital, é possível encontrar momentos de grande aderência, nos quais o anúncio correto será transmitido diretamente para os ouvidos do público certo e na hora certa, gerando mais resultados.

Além disso, a mídia em áudio não interfere nas atividades em tela que o usuário esteja realizando, o que melhora ainda mais a experiência dele com a marca.

Aumento do público 

Com a chegada cada vez maior dos nativos digitais no mercado consumidor, maior será a quantidade de público em plataformas de áudio, streamings e podcasts, garantindo mais audiência.

Os números crescentes apresentados acima para apenas um podcast demonstram o potencial que o anúncio em áudio digital tem ainda em nosso país.

Sem skip ad

Muitos anunciantes gastam milhões de dólares para criar campanhas gigantes e boa parte do público apenas clicam no botão para pular. Na publicidade em áudio, isso não existe.

Como a maioria dos anúncios são muito curtos, boa parte dos ouvintes preferem ouvir a sua completa execução do que dispensar a propaganda, o que resulta em muito mais pessoas escutando totalmente suas mensagens.

O mercado de audio advertising ainda vai crescer muito nos próximos anos e trazer muitas oportunidades para os profissionais de marketing. Ainda está em tempo de aproveitar essa revolução!

Continue aprendendo, confira agora os impactos da transformação digital da publicidade!