O modo como as empresas se comunicam com seus consumidores tem se revelado cada vez mais segmentado. A mídia evolui de maneira a apresentar elementos com maior segmentação e personalização no campo das estratégias. 

Você já deve ter ouvido que o mundo hoje é data driven, que estamos todos ligados por meio de dados, e que eles valem muito. Mas como fazer uso dessas informações para melhorar a experiência do seu cliente? O Sênior vice-presidente do TD Bank, Joan Dal Bianco, revelou que as expectativas do consumidor evoluíram tanto que eles esperam que os publicitários já saibam quem são e o que querem. 

Dessa forma, através da personalização na estratégia de marketing e com um grande número de dados é possível alcançar o público do seu cliente com mais efetividade. Nesse cenário, surge o MadTech, unindo as forças entre tecnologia, marketing e publicidade. 

Nesta conversa, quero abordar algumas das características que envolvem dados e mídia.

Mas, o que é MadTech? 

David M. Raab, disse ainda em 2015, que o termo MadTech busca a reinvenção das estratégias de storytelling por meio de ferramentas de marketing, publicidade e tecnologia. Tudo alinhando, usando algoritmos e mapeando as jornadas dos consumidores com o intuito de garantir uma experiência boa de conversão.

E para que uma estratégia de Madtech seja implementada efetivamente, vou apresentar a correlação entre os dois principais pilares desta jornada: MarTech e AdTech. 

Correlação e interdependência: MarTech x AdTech  

Esses termos já estão em alta, e coexistem para auxiliar a trajetória durante o funil de conversão. Conheça abaixo um pouco mais o que esses recursos oferecem:

  • MarTech, marketing + technology: representa a análise de dados coletados através de ferramentas analíticas. Essas medem o desempenho das campanhas de marketing, podendo assim, melhorar suas estratégias e otimizar lucros. Seu propósito é oferecer uma experiência única aos seus consumidores.
  • Por outro lado temos o Adtech, advertising + technology: que é dirigida para o uso e compra de mídia. Oferece automação e integração de diversos veículos através de inteligência artificial. Conta com a criação e distribuição de anúncios que convertem em valores aos consumidores. Utilizando o que a tecnologia tem de melhor para apresentar os melhores canais e formatos em real time. Em síntese, direciona os impactos reais, maiores lucros e investimentos mais inteligentes.

Nesse sentido, juntas representam a MadTech, garantindo os resultados em toda a jornada do seu cliente.  

DMP + DSP: Usando dados para a mídia programática 

A mídia programática gerou uma grande mudança no modo como lidamos com os consumidores. Ela facilitou o processo de compra de anúncios online, por meio de leilões em tempo real. Entre suas plataformas encontram-se a DMP e a DSP.

O DMP, ou Data Management Platforms, auxilia na hora de conhecer o público-alvo da empresa. Esse recurso permite uma definição mais assertiva das estratégias utilizadas. 

Já o DSP, ou Demand Side Platform, permite a configuração da campanha de estratégia e acesso ao inventário de mídia online. 

Essas duas plataformas garantem informações qualitativas sobre o público do site do seu cliente. No entanto, podemos ir além e integrar dados de diversos canais que entregam análises complexas e automatizam as negociações de espaços de publicidade. Logo, gera experiências altamente assertivas aos consumidores.

Como funciona a MadTech na prática?

A MadTech, se torna necessária de modo que o dia a dia dos consumidores se apresenta por meio de diversos touchpoints, onde uma variedade de dados é captada e medida para melhor conversão. Ela proporciona aos publicitários um melhor entendimento do que o seu cliente precisa. O recurso permite enviar mensagens com um maior domínio da informação. Portanto, não precisa se preocupar em escolher entre maior relevância ou alcance, pois pode fazer os dois.   

Fazendo uso da tecnologia para alcançar os consumidores e do marketing para uma publicidade mais efetiva, garante uma ótima ferramenta de engajamento para determinar ações mais concretas para o customer journey. 

A dica é: sempre estar um passo e um dado, à frente.

Se você gostou desse post fique de olho aqui no portal! Nas próximas semanas publicaremos mais conteúdos sobre essa temática. Enquanto isso, clique aqui para conhecer mais sobre a gente.

Priscilla Rodrigues

Media Manager na POSSIBLE Worldwide no Brasil. Atua na área desde 2012, com foco principalmente em Tecnologias para Advertising (Adtech), já desenvolveu soluções de mídia para Bayer, Toyota, Chevrolet, Nestle, dentre outras.

martechMartech
Marketing Vídeos corporativos: como eles podem ajudar no crescimento do seu negócio
Agências Aplicando a metodologia Squad em agências
ABOUT THE SPONSORS
Possible

POSSIBLE is a digital agency that believes a promise is the foundation of every good relationship—and the truth is, brands make promises every day. We are visionaries and innovators working in creative, technology, strategy, and data science to create experiences that keep brand promises so that every interaction is an opportunity to build trust and loyalty. We use data to help us identify opportunities, technology to help us take advantage of them, and emotion to make the resulting experiences magical.

[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]