Equipes enxutas, orçamentos cada vez mais reduzidos, problemas com fornecedores, metas a bater e cobranças constantes por resultados. Esse cenário lhe parece familiar? Não tenho dúvidas que sim, sobretudo se você atua no middle market.

A maioria dos setores de marketing em empresas deste porte passam pelo mesmo impasse: como trazer maiores resultados de alcance e engajamento com o público?

Vale lembrar que a responsabilidade do marketing é uma das mais vitais para o sucesso de um negócio. Mas, como enfrentar esses obstáculos e transformar um desafio em oportunidade?

Embora ainda cause muitas incertezas, a terceirização do marketing digital pode ser a solução. Afinal, vale a pena terceirizar todas as tarefas? A resposta vai além de uma afirmação. 

As vantagens da terceirização do marketing digital

Antes de listar as vantagens, é preciso entender melhor o que faz com que uma empresa que queira se manter competitiva no mercado, recorra à terceirização do marketing digital em suas demandas.

Tenha em mente que a noção de terceirização vem sofrendo mudanças ao longo dos anos e ganhando maior aceitação, o que vai ao encontro dos processos de transformação digital

Muitas empresas já utilizam a tecnologia para melhorar sua eficiência operacional.

Outras preferem não substituir braços por ferramenta, mas apostam em internalizar as tarefas diárias com foco em níveis de especialização — quanto mais próximo do core business da empresa, mais faz sentido manter a demanda dentro de casa.

O processo de outsourcing pode se dar em diversos níveis, mas em todos os casos, colabora com o crescimento do negócio. Veja a seguir porque a terceirização deve ser considerada uma vantagem.

Ganho operacional com investimento baixo

Talvez o maior argumento a favor da terceirização de qualquer departamento seja a possibilidade de incluir inteligência em sua rotina sem alterar sua força produtiva. Ou seja, incluir trabalho especializado sem modificar sua estrutura organizacional.

Com isso, é possível trazer um reforço à produção ao mesmo tempo em que uma otimiza os esforços internos para elevar a qualidade da produção. 

No final das contas, o saldo tende a ser positivo, já que empresas terceirizadas entregam melhor em menos tempo quando comparadas a um profissional recém contratado que deverá cumprir uma curva de aprendizado e, necessariamente, terá um custo agregado significativo. 

Reforço operacional do setor de marketing

Operacionalizar marketing digital exige, além de mentes poderosas, um braço operacional bastante extenso.

Muitos profissionais da área acabam frustrados por não conseguir colocar em prática tudo aquilo que projetaram durante as etapas de planejamento anual.

Nesses casos, a terceirização surge como opção bastante popular entre empresas do middle market. Sobretudo aquelas que possuem metas a serem batidas e cujas equipes são enxutas, quando não, reduzidas a apenas um profissional alocado para cuidar de tudo.

Com uma extensão externa do departamento é possível aumentar exponencialmente o poder de alcance, comunicação e atendimento do público — atraindo, convertendo e fidelizando mais clientes.

Inteligência para elaboração de estratégias

Nesse caso o ganho acontece mesmo antes do start em uma campanha de marketing. Muito do sucesso no ambiente digital tem a ver com a criatividade e estruturação das estratégias.

O planejamento de campanhas de marketing, em alguns casos, exige um olhar externo para ser melhor aproveitado. 

Por isso, terceirizar a parte estratégica é uma possibilidade, principalmente em casos em é necessária uma expertise maior, como planejar conteúdo, eventos e até mesmo compra de mídia. 

Com especialização e capacitação, a parceria pode trazer mais inteligência desde o início do processo.

Esse formato funciona melhor quando conciliado com o outsourcing operacional e é ideal para equipes de “um homem só” em que há muitos canais a serem ativados.

Mais produtividade para a equipe interna

A terceirização também é uma forma de melhorar o trabalho da equipe interna de uma empresa. No caso do marketing, por exemplo, o outsourcing dos processos mais operacionais e que geram um fluxo de trabalho muito grande podem sair dos ombros de sua equipe.

Com o tempo e os recursos economizados, é possível focar o time interno em questões mais estratégicas.

Quais processos e demandas podem ser terceirizados?

Importante compreender que não necessariamente todos os processos e demandas do marketing devem ser terceirizados, mas, sim aqueles que exigem um fluxo maior de atividades, equipamentos específicos (como ocorre na produção de vídeos) ou qualificações que a equipe e a gestão não possuem.

Existem diversas formas, níveis e modelos de terceirização. A seguir, destaquei as três opções bastante comuns no mercado brasileiro:

Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é fundamental para obter resultados dentro de estratégias de marketing digital.  

Segundo dados divulgados pela agência digital Dragon360, mais de 50% dos usuários afirmaram que a leitura em blogs já influenciou na compra ou não de produtos. 

Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 61% dos consumidores dizem que têm mais chances de comprar de uma empresa que fornece conteúdo personalizado.

Objetivamente, isso significa que é preciso produzir conteúdo de altíssima qualidade para atrair, converter e fidelizar potenciais clientes.

Para isso, são necessários conteúdos criativos para todas as etapas do funil de vendas, e muitas vezes, seu tempo de produção não bate como tempo disponível de sua equipe.

Nesses casos, terceirizar conteúdos de topo e meio de funil (menos personalizados), pode ser uma opção, ao passo em que conteúdos de fundo de funil, mais especializados, podem ser desenvolvidos internamente, promovendo melhor otimização de recursos.

Gestão de redes sociais

As redes sociais hoje em dia são fundamentais para o inbound marketing em uma empresa. Contudo, isso exige uma atenção total para consolidar a imagem dela no online. 

Por contar com diversas tarefas como planejamento, execução de ações, produções de conteúdos, além do monitoramento de desempenho, isso se torna uma dor para alguns profissionais realizarem. E para que essas funções sejam bem efetuadas merecem um treinamento especial, com todas as técnicas que essa estratégia necessita.

Por isso, ter parcerias que gerenciam os perfis e mantêm materiais de qualidade é uma alternativa bastante eficaz para aderir.   

Produção de vídeos

Existem processos de marketing que exigem contato constante, como as redes sociais. Existem também aqueles que demandam muito tempo, recursos físicos e capacidades técnicas, como a produção de vídeos.

Com o aumento da relevância de plataformas como YouTube e Instagram nas estratégias de marketing visual, empresas estão produzindo cada vez mais vídeos.

Considerando o custo necessário para montagem de estúdio e contratação de profissionais qualificados, ao menos que sua empresa tenha uma alta demanda de vídeo marketing, a terceirização é a melhor opção.  

Em quem confiar?

Se sua dúvida é a quem recorrer para terceirizar esses serviços, a regra é simples: seja qual for sua escolha entre freelancers, produtoras e agências, escolha parceiros confiáveis e adequados ao nível de exigência de suas entregas.

Freelancers

A contratação de freelancers geralmente é recomendada para trabalhos pontuais, como por exemplo para a produção de textos. De antemão, essas atividades contam com a equipe interna para todo o controle sobre planejamento e acompanhamento de resultados.

Os freelancers são bem interessantes para auxílios com redação. Portanto, em épocas de alta demanda produtiva, você pode contar com uma força de trabalho extra temporariamente.

Produtoras de Conteúdo

Produtoras de conteúdo não entregam apenas o trabalho que você demanda. Também gerenciam na produção e ajudam a planejar a execução do marketing.

São grandes aliadas principalmente se a própria empresa tem uma equipe para gerenciar as estratégias de marketing, mas quer aumentar consideravelmente sua capacidade produtiva nesse sentido.

Agências de Marketing Digital

As agências já são soluções mais completas de marketing digital. Nesse caso, todo o processo é feito em conjunto entre gestor de marketing e empresa parceira. Desde o levantamento de oportunidades, passando por elaboração e execução até o monitoramento de resultados.

Ou seja, é a opção mais poderosa para garantir um marketing digital de sucesso mesmo com restrições internas de orçamento e pessoal.

Afinal, terceirizar ou internalizar o marketing?

Depois de tudo o que discutimos, podemos responder sem dúvidas que a melhor estratégia é não escolher uma dessas opções em detrimento da outra, mas apostar em uma solução híbrida de marketing digital.

As empresas que têm mais sucesso atualmente são aquelas que aliam o ganho em produtividade e inteligência de terceirizações especializadas com a sua própria experiência do negócio.

Isso coloca os gestores de marketing em uma posição estratégica de destaque.

Portanto, a terceirização do marketing digital destaca-se mais quando você tem uma visão do que precisa em cada momento dessa rotina. Dessa forma, é necessário entender quais tipos de soluções se encaixam melhor em cada cenário e quais são as demandas que o outsourcing mais pode impactar no sucesso do seu trabalho.

Se sua empresa precisa de ajuda com produção de conteúdo conheça também os serviços da Gummy e receba um diagnóstico gratuito de marketing digital.

Beatriz Almeida

CMO é da Gummy Conteúdo Digital. Especialista em Branding & Comunicação Estratégica, já atuou com estratégias de conteúdo de empresas como Engie, Vtex, Hostgator e LogmeIn.

marketingMarketing
Imobiliárias Como utilizar o data-driven no setor imobiliário
Agências Como identificar gaps de talento em seu time