Em um cenário de isolamento social e cautela, é natural que executivos e líderes se perguntem: a convenção de vendas perdeu a sua relevância? Como planejar um evento desse porte no momento em que órgãos de saúde mundiais alertam para a necessidade de evitar aglomerações? Uma das respostas pode vir do online

Adaptar formatos presenciais ao ambiente virtual pode ser desafiador, mas também trazer ganhos!

Em 2020, assistimos a uma transformação muito rápida das formas de trabalhar, estudar, comemorar festas, planejar eventos corporativos, etc. É muito óbvia a adaptação ao ambiente digital nos diversos setores da economia, e as equipes de vendas também podem se beneficiar dessa mudança. 

Conheça, a seguir, as vantagens e como preparar uma convenção de vendas online de alta performance!

Vantagens da convenção de vendas online

A convenção de vendas é um dos exemplos de eventos que podem ser “transferidos” para o ambiente online sem prejuízo dos resultados. Confira abaixo os principais motivos.

Custo reduzido

Todos aqueles custos com hospedagem, alimentação, transporte e entretenimento são reduzidos. Os eventos se tornam mais sóbrios, é verdade, mas nem por isso menos divertidos. 

Se você não quiser abrir mão do show, por exemplo, pode investir em uma única apresentação ao final da convenção, para presentear a todos que estiveram presentes. 

De fato, a redução de custos se mostra a principal vantagem para uma convenção de vendas online.

Registro e acesso às informações

Outro benefício é a possibilidade de deixar as principais palestras disponíveis após o término da convenção. Se tiver possibilidade, você pode investir em uma plataforma onde todos que estiveram presentes podem acessar o conteúdo até a convenção do próximo ano. 

Isso pode gerar dois resultados importantes:

  • O fortalecimento das estratégias apresentadas durante a convenção;
  • A praticidade de alinhar a comunicação entre todos os envolvidos em vendas.

Maior capacidade de público

A sua convenção de vendas, quando online, precisa ser acessível. Fácil de acessar, de estar presente. Consequentemente, a sua capacidade de público aumenta, porque você não estará restrito à capacidade de um centro de eventos, por exemplo. 

Se tem muitos pontos de venda, ou se quer convidar clientes e parceiros, também pode escalar esses acessos. Tudo isso sem aumentar os seus custos com o aumento no número de participantes.

Facilidade na execução

Caso você seja uma empresa pequena, com time reduzido ou sem investimentos para alocar em equipamentos e tecnologia, também pode realizar a sua convenção online. Afinal, é algo realmente muito fácil de executar, só requer uma câmera e conexão com a internet.

Possibilidade de realizar testes

A vantagem de quase todos os empreendimentos no meio digital (sejam eventos, como a convenção de vendas, ou aplicativos) é poder lançar a novidade em formato de teste, com custos muito baixos. Se você tem dúvidas quanto à aderência em uma convenção de vendas online, faça uma experiência.

Valide o seu conteúdo, a acessibilidade e a tecnologia utilizada. Teste formatos e temas, use a internet a favor da empresa. Assim, quando for planejar a sua convenção de fim de ano, você já terá alguns insights importantes sobre o funcionamento de uma convenção online.

5 regras para construir a sua convenção de vendas online

Ao planejar uma convenção online, é necessário fazer adaptações. Etapas como “aluguel do espaço” são naturalmente descartadas, claro, e outras ganham importância, tal como a transmissão da mensagem e os canais de interação.

Mas vejamos agora 5 regras essenciais para construir a sua convenção de vendas online:

1. Defina os objetivos do seu evento

Parte-se dos objetivos macro para criar uma convenção de vendas online alinhada às metas da empresa. Ou seja, certifique-se que os objetivos do evento online estejam alinhados com os objetivos de negócios da sua empresa ou do seu departamento.

É importante que setores estratégicos e lideranças conversem com organizadores e gestores de vendas para equiparar as expectativas. 

Objetivos da empresa são, no fim das contas, os motivos pelos quais existe a convenção de vendas, e não podem ser descolados do cenário econômico. O trabalho em torno de um objetivo em comum também reforça o senso de equipe e colaboração.

2. Estipule os objetivos do setor de vendas

Uma vez definidos os objetivos da empresa, eles passam a ser detalhados em objetivos táticos. Ou seja, ações que devem ser apresentadas durante a convenção de vendas online. 

É importante que sejam definidas como tarefas concretas, como investir em um software de CRM. Assim, a comunicação fica clara quanto ao que deve ser trabalhado e esperado para o próximo ano.

3. Planeje como transmitir isso aos parceiros, funcionários e clientes

Essa etapa talvez seja a principal diferença entre uma convenção de vendas “tradicional” e uma online. 

Imagine que o cenário da apresentação de metas será diferente: em vez de um hotel com espaço para eventos, o ambiente online. Ter isso em mente é fundamental para a distribuição de custos. 

Você precisará de investimento em tecnologia, possivelmente, para garantir que a mensagem chegue de forma clara a todos da equipe de vendas.

4. Realize treinamentos e definir palestrantes

A sua convenção de vendas não precisa ser um evento fechado apenas para o time de vendas. Pense em atividades que também vão cativar clientes e parceiros, como palestras sobre empreendedorismo, liderança e gestão. 

Assim, você cria um universo de atividades que fortalecem a cultura e a reputação da sua empresa. Treinamentos e palestrantes também fazem parte da programação, como é de praxe. É nesses momentos que você pode buscar nomes fortes do setor ou mesmo personalidades de dentro da própria organização.

5. Elabore convites, tema do evento e apresentações

A parte visual de uma convenção de vendas ganha importância ainda maior quando realizada online. Logo, as apresentações devem ser atrativas, os convites simpáticos e profissionais, sem erros de informação. 

Assim como o tema do evento, que dá o tom que será seguido na maioria das palestras. Aconselhamos a contratação de uma agência de publicidade ou estúdio de design para garantir a elaboração das artes de forma profissional.

Tal qual outros eventos, é natural que a convenção de vendas online ainda cause incertezas, tanto em seus resultados quanto no planejamento. O mercado ainda está se adaptando e, conforme avançam as notícias de reabertura, equipes e gestores também buscam melhores formatos para a realização de seus eventos de vendas.

O importante é passar a ver o digital como um aliado estratégico, que pode fornecer ferramentas para o crescimento de toda a empresa.

Você faria uma convenção de vendas online com a sua equipe? O que achou das nossas dicas? Compartilhe a sua experiência nos comentários!

Equipe TD

Conectamos pessoas e empresas à Transformação Digital para simplificar e democratizar o futuro.

marketingMarketing
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
6 motivos para você acreditar de vez que eventos online nunca mais irão embora
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Como criar um evento online: 4 tipos que estão em alta
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]