Um termo muito citado e extremamente abrangente, a UX (User Experience) é a experiência do usuário ao utilizar produtos e serviços, em relação a sua facilidade e usabilidade.

Seja ela uma experiência positiva ou negativa, ela sempre existiu; mas foi no decorrer dos anos que se aprimorou técnicas para que a experiência do consumidor fosse cada vez melhor.

Ao falar de UX falamos de eficiência, usabilidade e satisfação, pois a experiência do usuário está ligada a como o indivíduo se sente em relação ao produto ou serviço, o lado emocional presente em todas as situações em que passamos por alguma experiência.

Origem da UX

Este termo foi popularizado pelo psicólogo cognitivista Don Norman, nos anos 90 enquanto trabalhava na Apple.

“Eu inventei o termo porque pensei que Interface humana e usabilidade eram muito limitados. Eu queria cobrir todos os aspectos da experiência de uma pessoa com um sistema, incluindo o design industrial, gráfico, a interface, a interação física e a manual.”

Anos após o surgimento do termo UX, em 2007 foi lançado o 1º iPhone, se preocupando com a usabilidade do produto em função de oferecer uma experiência positiva para o usuário.

Muitos profissionais tem em mente que UX envolve somente a área de design, mas está relacionado também a outros setores, como conteúdo, arquitetura da informação, ciência da computação, design visual, de interação e de informação, marketing e comunicação; para que o planejamento de todas as áreas empresariais seja focado na UX (experiência do usuário) e alcancem um crescimento em sua prospecção de clientes.

A UX em sites

Como citado por Norman, “Beleza e inteligência, prazer e usabilidade – eles devem andar de mão dadas”.

Um bom site é aquele que possui um design personalizado, com conteúdo atraente e exclusivo, mas que também oferece facilidade e conforto em sua usabilidade.

A UX está presente desde o tempo que o usuário espera para carregar a página, até a forma como navega pelo site e realiza sua compra, fatores estes que afetam diretamente a experiência do usuário.

Quando seu consumidor tem uma boa experiência em seu site, ele naturalmente fala para os seus companheiros e ajuda na divulgação da marca, o que faz com que o nome da empresa chegue a novas pessoas e aumente o acesso na web.

Por sua vez, se a experiência for negativa, ela se propaga com maior facilidade e rapidez, alcançando um maior número de pessoas que irão rejeitar sua marca por uma experiência negativa que alguém vivenciou.  

Seu foco é melhorar as experiências do usuário para que as pessoas gostem de seus serviços e produtos a ponto de acharem isto incrível e consequentemente se tornem divulgadores da marca e de seu site.

A realidade é que UX está presente em tudo; na forma como cada produto e serviço geram experiências em sua usabilidade para os clientes, sendo uma questão de conforto, facilidade e até ergonomia, como por exemplo o botão de um celular ou a quantidade molas que um sofá possui para que ele ofereça uma experiência positiva e satisfatória para o cliente.

O principal objetivo de um UX Designer é tornar a experiência dos usuários de seu site mais gratificantes, tendo uma interação melhor entre o consumidor e o produto/serviço; estudando o comportamento humano, busca entender as reais necessidades e desejos de cada usuário, para que atendam fatores essenciais como: facilidade e rapidez de uso; utilidade e solução para alguma situação e prazer por usar o serviço; oferecendo uma maior satisfação a seus leads.

Com os avanços tecnológicos que rodeiam as empresas nesta era digital, os clientes se tornam mais exigentes na internet e é preciso se destacar para exibir um site que cause uma boa experiência para quem o acessa a ponto de que conquiste novos públicos pela sua página.

Não existe uma inovação especifica nesta área pois o UX é aplicado em tudo, desde a usabilidade de uma ficha de cadastro em uma das abas de seu site, até a facilidade em que se encontra os assuntos procurados em sua página; são facilidades que geram boas experiências aos usuários e que estarão sempre se inovando para acompanhar a transformação digital.

Por onde começar?

Seu site precisa apresentar soluções a partir das dores de seus clientes. Você sabe o que o usuário procura quando acessa seu site e de que forma sua marca o atrai? Afinal qual a boa experiência que tem para oferecê-lo?

O UX Design trabalha em função destas melhorias, pensando o que nunca ninguém pensou, para ajudar os usuários a teres experiências mais gratificantes.

Quando seu planejamento está voltado a experiência do usuário, se desenvolve sites mais dinâmicos e interativos, que possuam um designer diferenciado e marcante, mas que concede uma experiência positiva para cada usuário que acessa sua página; é questão de ouvir e entender seu lead para oferecer o que ele realmente deseja.

Para continuar aprendendo, descubra a importância do UX Design na Transformação Digital!

Rivero Felipe

Co-founder e Diretor Técnico na Blob Web Apaixonado por programação. Com formação em web designer, é viciado em cultura geek, gamer de carteirinha, além de ser antenado no comportamento do usuário no mundo digital. Desenvolveu a Tecnologia de Posicionamento Inteligente e trabalha constantemente para levar o melhor dos buscadores para seus clientes.

agenciasAgências
Telecom Em Florianópolis, TIM instala primeira antena 5G do país
Futuro do Trabalho Transporte Renda extra: startup vende balinhas e produtos dentro do Uber
ABOUT THE SPONSORS
iClips

A iClips nasceu e se desenvolveu com o intuito de entregar soluções que organizem e otimizem os processos das agências de comunicação. É muito mais que um software completo para gestão. É entender as necessidades do mercado e estabelecer ações que potencializem seus resultados e, consequentemente, dos seus clientes.