O setor imobiliário ainda possui grande peso na economia, apesar de ter passado por várias crises nos últimos anos. Esses momentos de baixa levaram várias empresas da área a fecharem ou perderem boa parte de seu destaque, sendo necessário reinventar a imobiliária para que ela se mantenha funcionando e cresça ainda mais. 

Juntamente com a presença da tecnologia, muitos negócios conseguiram ficar em evidência apesar da situação e se reinventaram perante o mercado — ainda que algumas empresas do setor não estejam muito avançadas em relação à aplicação da tecnologia digital em seus processos. 

Se você pretende acompanhar as tendências do mercado, então vai precisar promover algumas mudanças consideráveis. Para te ajudar a entender melhor o assunto, neste post vou explicar o que são essas transformações tecnológicas, como elas afetam o trabalho das imobiliárias e como se adaptar a elas. Acompanhe!

Por que é necessário reinventar a imobiliária?

Nos últimos anos, várias empresas passaram por diversas crises devido a recessões econômicas. Diversos setores tiveram de mudar sua estrutura para continuarem relevantes. Um dos fatores mais importantes nessa revitalização, assim como no surgimento de vários outros negócios, é a transformação digital.

De forma simples, essa transformação é o próximo passo na integração da tecnologia aos processos da empresa. Mais do que a adição de algumas ferramentas, é uma mudança profunda na forma como os negócios são pensados, tornando-os mais eficientes. Nesses casos, as ferramentas digitais se tornam algo fundamental para a prestação de serviços.

Como já mencionado, algumas dessas transformações ainda não se tornaram norma nas imobiliárias. Muitas ainda trabalham com metodologias mais lentas, como a análise e o envio manual de documentação, por exemplo. 

Se você pretende acompanhar a produtividade e eficiência de seus concorrentes, então precisa livrar-se de algumas dessas limitações.

Como a transformação digital pode reinventar a imobiliária que conhecemos hoje?

Em muitos casos, o medo de que essas mudanças saiam do controle, ou a falta de conhecimento sobre elas, é o que impede algumas imobiliárias de investirem nessa transformação. Porém, a inovação no setor imobiliário é mais importante do que nunca, especialmente com relação à tecnologia. Não se trata apenas de incluir novos recursos para dentro da imobiliária, mas sim, organizar dados e processos para fazer com que essas ferramentas de fato funcionem e tragam resultados positivos

Veja, agora, alguns exemplos em que é possível investir, reinventar a imobiliária e ainda se destacar no mercado. 

Experimentação de imóveis em realidade virtual

Para o cliente, é impossível escolher um imóvel sem antes visitá-lo. É assim que ele confirma se o ambiente é adequado para suas necessidades e se está interessado em dar continuidade ao contrato. Porém, em alguns casos, não é possível fazer uma visita presencial a tempo, o que prejudica sua decisão.

Uma inovação tecnológica que ajuda nesse ponto é a realidade virtual, ou seja, a criação de um espaço simulado onde o cliente pode explorar o imóvel sem ter que estar fisicamente nele. É uma ferramenta muito útil principalmente para imóveis ainda na planta, que já possuem um projeto, mas ainda não estão finalizados.

Novas formas de negociação online

Outro fator que o digital destaca é a comunicação. Hoje em dia, é possível utilizar muitos canais para entrar em contato com o cliente, sendo bem menos necessário ter um contato presencial. Naturalmente, isso significa que os clientes também buscam alternativas na hora de fazer suas negociações e encontrar o imóvel ideal.

Explorar diferentes canais de comunicação é um passo importante na transformação digital de sua imobiliária. Não só nos meios já difundidos, como celular e site, mas também em outros, como a criação de um aplicativo e redes sociais, por exemplo.

Processamento de pedidos por meio da nuvem

Como já mencionei, a necessidade de negociar tudo presencialmente, desde a visita até o envio de documentos, pode atrasar bastante o fechamento de um contrato. Isso significa que, a longo prazo, você e sua imobiliária perderão mais oportunidades de mercado.

A melhor forma de lidar com isso é por meio da nuvem, um banco de dados que pode ser acessado remotamente pela sua empresa e modificado de acordo com a adição de novas informações. É uma maneira bem eficiente de economizar tempo que seria dedicado à burocracia, além de contribuir com a análise de dados do cliente.

Transações seguras via Blockchain

Um dos maiores receios de quem não adotou algumas dessas mudanças é justamente a segurança. Transações e informações armazenadas na internet podem ser violadas e serem usadas para crimes virtuais. Além disso, nem todas essas transações são transparentes, o que causa ainda mais desconfiança em pessoas de fora.

Uma solução para isso é a tecnologia Blockchain, uma forma de averiguação de assinatura digital que utiliza uma cadeia de verificadores para garantir transações mais seguras e transparentes para os usuários. Considerando que você negocia imóveis, que são bens de alto valor, é fundamental ter essas garantias em um mundo digitalizado.

Qual é o papel das consultorias e das startups nesse processo?

Diante de todas essas mudanças, dois setores têm ganhado bastante destaque: os profissionais de consultorias e as startups, que são empresas com poucos colaboradores e que atuam de forma inovadora. 

Mesmo para os empreendimentos mais tradicionais, esses parceiros são indispensáveis para reinventar a imobiliária. A seguir, veja alguns de seus impactos mais notáveis perante o mercado.

Parcerias estratégicas de mercado

Grupos de consultoria geralmente são compostos por profissionais bastante experientes em suas respectivas áreas. Sendo assim, a melhor forma de adquirir conhecimento especializado em um campo que sua empresa ainda não possui é contratar os serviços de um consultor para auxiliar nesse processo. 

Já as startups têm um forte papel na adoção de tecnologia nas imobiliárias, pois são empresas que frequentemente lidam com inovações tecnológicas no dia a dia

Com as parcerias certas, você estará um passo à frente da concorrência. Mas lembre-se, não basta apenas inserir diversas ferramentas em seu negócio, é necessário organizar todos os processos para que o conjunto opere da melhor forma e alinhados às suas estratégias.

Acesso facilitado a soluções inovadoras

Essa é a maior contribuição dessas companhias para sua imobiliária. Com um olhar externo e voltado para outros campos, você pode focar no seu core business e ainda ter acesso a várias soluções inovadoras

O Bloco, por exemplo, reúne uma série de startups que trazem essas soluções para imobiliárias, como a Ayla, desenvolvedora de um aplicativo que reúne diversas ofertas de imóveis em um único espaço. Efetuando uma parceria com o seu negócio, pode-se aplicar o app para realizar todo o processo comercial e já entregar o lead fechado para a imobiliária.

Agora que você entende melhor a importância de reinventar a imobiliária perante a crise, é hora de adotar algumas dessas mudanças. Lembre-se: manter o mesmo estilo de trabalho não é uma forma segura de continuar crescendo.

Se quiser encontrar agora mesmo as parcerias ideais para você, visite a página do Bloco e entre em contato com as melhores startups do mercado.

Eduardo Barbosa

Profissional com mais de 25 anos de experiência em finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança organizacional. Como CEO da Brognoli Negócios Imobiliários desenvolve trabalhos com forte impacto no segmento imobiliário, atuando com foco em processos de transformação digital e crescimento acelerado. Nos últimos anos, Eduardo também tem ajudado novos empreendedores com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões, buscando viabilizar a escalabilidade destas. Tem uma intensa e longa experiência como professor na área de mercado de capitais e Economia Comportamental.

imobiliariasImobiliárias
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Recursos Humanos Como reduzir custos no RH sem afetar a experiência do funcionário
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Imobiliárias A evolução do mercado de aluguel: como as imobiliárias podem se adaptar
ABOUT THE SPONSORS
Bloco

O Bloco é uma iniciativa da Brognoli para a inovação do Mercado Imobiliário. O Bloco nasceu com o objetivo de auxiliar empresas do setor imobiliário a desenharem novas propostas de valor e experiências positivas para os consumidores por meio de conexões entre o ecossistema de inovação.

[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]