É normal sentir-se perdido em meio aos reflexos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus. Entretanto, isso não precisa significar a ruína do seu negócio. Para conter esse momento, é fundamental saber como desenvolver suas estratégias de marketing imobiliário durante a crise.

Por mais que esteja difícil administrar as finanças nesses tempos, essa não é a hora de minimizar o seu orçamento para campanhas de marketing. Pelo contrário: é o momento de se apoiar nos benefícios que esse trabalho pode trazer para a visibilidade e os resultados da sua imobiliária.

E, para te auxiliar, preparamos um conteúdo com várias dicas de como investir no marketing imobiliário para lidar durante a crise e enfrentar essa situação da melhor forma. Acompanhe! 

Por que utilizar o marketing imobiliário durante a crise?

Uma boa estratégia de marketing imobiliário é capaz de aumentar a visibilidade e a credibilidade da sua marca, atrair mais visitantes para o seu site e contribuir para que tudo isso gere mais negócios e crescimento. Ou seja, é possível vencer a crise com os esforços certos.

Investir no marketing imobiliário é investir em seu relacionamento com o cliente. Dessa forma, criar estratégias que promovam essa aproximação estabelece confiança na capacidade da sua empresa de oferecer o melhor serviço e se destacar. Portanto, se você ainda não aplicou nenhum procedimento nesse sentido, está perdendo tempo. 

Para começar a colocar em prática algumas técnicas, confira 9 formas de usar o marketing imobiliário durante a crise:

1. Defina metas concretas

Mesmo em um período de crise como o atual, é bastante importante que você estabeleça metas a serem batidas. Elas devem ser ajustadas para essa realidade, é claro, mas ainda assim precisam ser estratégicas e relacionadas a métricas objetivas e mensuráveis.

Os seus esforços de marketing imobiliário devem sempre ser baseados em números e metas. Esse também é o caminho para identificar o seu retorno de investimento. Ao final de suas campanhas, você precisa ser capaz de avaliar o seu próprio sucesso ao conferir esses mesmos indicadores, e compará-los com períodos anteriores.

2. Produza conteúdo informativo

As pessoas estão sempre buscando por referências do segmento, inclusive quando o assunto é comprar ou alugar um imóvel. O mercado imobiliário pode aproveitar o momento de crise para se consolidar dessa forma, usando a produção de conteúdo de qualidade no meio digital, como a criação de vídeos e demais materiais.

Trata-se de um tipo de iniciativa sem custos que é capaz de gerar excelentes retornos para o seu negócio. O segredo para acertar na escolha dos temas está em entender quais são as dores e necessidades dos seus potenciais clientes e criar um conteúdo que atenda a esses pontos.

3. Crie anúncios segmentados

Um dos principais benefícios de trabalhar com marketing imobiliário durante a crise no meio digital é a possibilidade de usar anúncios altamente segmentados para impactar quem tem mais chances de conversão. Isso significa pensar no perfil de cliente que mais fecha negócio com você e buscar mais pessoas com essa característica.

Isso é possível na maioria das plataformas de publicidade digital da atualidade, indo desde o Google até redes sociais como o Facebook e o LinkedIn. Leve em consideração os seus objetivos, o público que deseja atingir e crie posts patrocinados nesses espaços.

4. Concentre-se em locais específicos

Quanto mais abrangente é o seu espaço de concentração no marketing, maior é a concorrência e menores são as chances de sucesso. Portanto, você precisa seguir pela direção oposta e focar em locais específicos, como bairros e regiões. Isso vale tanto para a sua estratégia de marketing quanto para a de vendas.

Dessa forma, é possível garantir que cada esforço da sua imobiliária possa trazer um bom retorno sobre investimento. É algo que também significa desenvolver ações comerciais dedicadas a segmentos específicos de público consumidor.

5. Otimize o seu conteúdo

Em tempos de crise, pode até ser que as vendas e conversões caiam, mas as pessoas continuam fazendo buscas no Google por aquilo que estão interessadas. Logo, isso também vale para pesquisas relacionadas ao setor imobiliário, o que pode trazer mais visibilidade aos seus imóveis se você contar com páginas bem otimizadas.

Pensar em SEO envolve garantir que as páginas do seu site estejam configuradas corretamente para que o algoritmo dos buscadores possam identificá-las como relevantes para o segmento imobiliário. Trabalhe com palavras-chave relacionadas aos seus imóveis, buscando sempre associá-los à localização e ao padrão.

6. Utilize a automação de marketing

Trabalhar mais não necessariamente trará os retornos que você deseja no marketing imobiliário durante a crise. Em vez disso, é preciso saber como atuar de forma mais inteligente, com foco em otimizar seu tempo de dedicação aos seus esforços.

Isso é possível ao trabalhar com automação de marketing. Trata-se do uso de softwares capazes de realizar uma série de ativações em sua estratégia de forma automatizada. É o caso, por exemplo, de disparar e-mails com ofertas personalizadas a partir de determinados comportamentos do usuário em seu site.

7. Retome contato com clientes antigos

Resgatar contato com clientes que já tiveram uma boa experiência com a sua imobiliária pode ser muito vantajoso para a geração de leads qualificados. Pode ser que eles estejam em busca de um novo imóvel, e a experiência anterior com a sua agência ajudará muito a concretizar esse negócio.

Afinal, é algo comprovado que vender novamente para um cliente satisfeito é mais fácil do que conquistar um novo comprador. Leve esse lema para a sua imobiliária!

8. Reformule o seu site

O site da sua imobiliária tem tudo para se tornar o seu principal canal direcionador de vendas. Isso é particularmente valioso durante um momento de crise, mas, para isso, é necessário garantir que ele esteja funcionando bem e tenha os recursos necessários para gerar resultados.

Esse é o momento para fazer uma auditoria completa no seu site em busca de eventuais problemas que possam estar comprometendo os seus resultados. Veja se o fluxo de compra faz sentido, se o seu usuário consegue encontrar todas as informações que precisa e se a sua estratégia comercial está funcionando bem nele.

9. Desenvolva o relacionamento com o cliente

A humanização das relações comerciais não é uma tendência nova, mas se torna muito mais importante em um período adverso como o atual. Em seus esforços de marketing, sua imobiliária precisa ser capaz de construir e manter bons relacionamentos com seus clientes.

Isso significa personalizar a sua comunicação, não tratar essas pessoas como números e entender as suas necessidades para adaptar as ofertas. Use os meios de comunicação para manter contato com esse público e reforçar a posição da sua imobiliária como uma parceira que o valoriza.

Afinar as suas estratégias de marketing imobiliário durante a crise é o caminho para vencer esse momento. Apesar de a missão ser desafiadora, a recompensa será o acesso a muito mais oportunidades, e a consolidação da sua imobiliária como um nome relevante e atuante em seu segmento independentemente do clima que o mercado está vivendo. Siga as dicas deste artigo e aprimore a sua atuação.

Continue aprendendo mais sobre como potencializar as suas iniciativas com foco em inovação. Como? Acompanhe o Bloco no LinkedIn e no Instagram e fique por dentro de todas as novidades do mercado imobiliário.

Eduardo Barbosa

Profissional com mais de 25 anos de experiência em finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança organizacional. Como CEO da Brognoli Negócios Imobiliários desenvolve trabalhos com forte impacto no segmento imobiliário, atuando com foco em processos de transformação digital e crescimento acelerado. Nos últimos anos, Eduardo também tem ajudado novos empreendedores com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões, buscando viabilizar a escalabilidade destas. Tem uma intensa e longa experiência como professor na área de mercado de capitais e Economia Comportamental.

imobiliariasImobiliárias
Futuro do Trabalho Gestão Recursos Humanos Pela diversidade, empresas devem ‘sair do armário’
Recursos Humanos Como manter os colaboradores engajados e produtivos na quarentena
ABOUT THE SPONSORS
Bloco

O Bloco é uma iniciativa da Brognoli para a inovação do Mercado Imobiliário. O Bloco nasceu com o objetivo de auxiliar empresas do setor imobiliário a desenharem novas propostas de valor e experiências positivas para os consumidores por meio de conexões entre o ecossistema de inovação.