Sobreviver à instabilidade econômica oriunda da pandemia da COVID-19 é o que os empresários buscam no momento. Uma alternativa para se reinventar e se destacar em um cenário tão competitivo é o uso de estratégias e de inteligência de mercado por meio da tecnologia. Inclusive, diversos recursos do mundo digital podem ser aplicados às imobiliárias em momentos de crise.
Com o fácil acesso às ferramentas tecnológicas no mundo atual, torna-se mais simples adequar táticas modernas para treinar e engajar a equipe, a fim de obter boas oportunidades de negócio.
Na sequência, separei algumas dicas de marketing e vendas para ajudar na intensificação dos resultados das imobiliárias em momentos de crise. Confira!
A importância de se reinventar no mercado
Com o aumento da entrega de informações e conteúdos gerados para atrair o público, é necessário que as empresas se adaptem para mostrar a essência da marca e de que maneira poderão contribuir para que seus clientes alcancem os objetivos deles.
No que diz respeito ao setor imobiliário, apesar de existirem muitas ferramentas úteis de automação do fluxo de trabalho, é muito importante que aconteça uma transformação na cultura da empresa. Essa tarefa compete aos gestores, que têm o trabalho de promover e defender a ideia do novo modelo de negócio da organização.
Assim, ações como a criação de táticas de vendas, o preparo online do time e a utilização de ferramentas de gestão do relacionamento, para proporcionar uma ótima experiência ao cliente, podem ser encaradas com mais facilidade.
Para saber mais sobre como inovar no meio digital e potencializar as ações de marketing, confira abaixo algumas dicas. Elas ajudarão você a aumentar a demanda por imóveis, qualificar o seu time de vendas e impulsionar as imobiliárias em momentos de crise.
Saiba como adotar estratégias de marketing e vendas para imobiliárias em momentos de crise
Devido ao aumento da tendência do home office, o uso da tecnologia se tornou indispensável. As empresas que já implementavam ações de marketing digital, como a produção de conteúdo online, a comunicação via redes sociais e a automação de processos do marketing, não sofreram tanto impacto nessa transição.
Nesse sentido, se você ainda não investiu nessas práticas ou quer inovar em suas ações, confira a seguir algumas estratégias de marketing e vendas para aplicar na sua imobiliária.
Produza conteúdos relevantes para o seu público
A partir da criação e de uma boa manutenção de redes sociais e de um blog, é possível levar ao cliente informações relevantes e tornar sua marca uma referência no assunto. No entanto, não foque somente na oferta de um serviço ou produto.
Pense na dor do cliente (o que ele necessita no momento) e de que forma a sua empresa poderá ajudar, fornecendo dicas e ensinamentos para o seu público.
Essa estratégia é recomendada para as organizações que têm um setor de marketing interno ou parceria com uma agência. Esses profissionais poderão usar a expertise que têm em técnicas de inbound marketing e aplicar esse conhecimento em automação de marketing, assunto do nosso próximo tópico.
Use a automação de marketing e aprimore o seu fluxo de trabalho
Ao utilizar softwares e outras tecnologias para agir em larga escala, é possível identificar, acompanhar e promover ações de forma personalizada. Isso melhora o relacionamento em geral e intensifica as vendas.
Essa estratégia permite que o setor de marketing trabalhe com inteligência na captura e na identificação de leads qualificados, a partir de meios como:
- landing pages;
- envio de e-mail marketing;
- produção de conteúdos.
Por isso, o time precisa de ferramentas que reduzam o trabalho manual, de modo a aumentar a eficiência da equipe e a reduzir o tempo gasto com cada tarefa.
Use as redes sociais a favor do seu negócio imobiliário
Uma dica muito relevante é criar um calendário de publicações para ter controle do que será comunicado ao público. Marque presença digital, explore redes como o Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube para abordar assuntos relevantes aos seus potenciais clientes.
Além disso, experimente usar novas tecnologias, como a imagem de um imóvel em 360º, para entregar uma nova perspectiva ao usuário, e a utilização do chatbot para um melhor atendimento. Essa tecnologia vem se destacando no mercado, e já é possível realizar negociações de aluguel com o chatbot. A metodologia foi utilizada na Brognoli, por exemplo, para acabar com as filas de re-negociação do aluguel ao longo da crise e é uma ótima solução para tirar as dúvidas dos usuários.
Outro canal de comunicação, ainda pouco explorado pelas empresas, é a Locação por Whatsapp. Grande parte dos seus potenciais clientes utilizam esse aplicativo, então, esteja presente nele também. Além do baixo custo de investimento, ele têm um alto nível de engajamento e deixa sua imobiliária mais próxima dos usuários.
Prepare a sua equipe para vender mais
Sabemos que trabalhar remotamente muda muito os processos de atendimento em uma empresa. Por isso, é necessário que disponibilize treinamentos de capacitação, mesmo que por videochamada, para qualificar os seus vendedores. Dessa forma, eles podem conhecer os produtos e aprender a usar técnicas de vendas eficazes por meio da tecnologia.
Existem opções excelentes para informar e qualificar o seu time de vendas, como:
- cursos online;
- webinars;
- artigos e pesquisas;
- apostilas e livros.
Utilize ferramentas de CRM
A Gestão de Relacionamento com o cliente permite o gerenciamento e a análise das interações com eles, antecipa a descoberta de suas necessidades e desejos, aumenta as vendas e adapta as campanhas de captação de novos clientes à realidade do seu negócio.
Por isso, pesquise por uma ferramenta de CRM que melhor se enquadre nas condições da sua imobiliária e, ao mesmo tempo, que atenda bem às necessidades da sua equipe.
Mas, o Bloco tem uma a solução perfeita para esses casos: a Qualificação automatizada de leads. É uma recurso que traz uma qualificação metade humana e metade chatbot — o melhor de cada um. Essa ferramenta inclusive já é utilizada na Imobiliária Digital Terraz.
Proporcione uma ótima experiência ao cliente
Vender imóveis na crise significa encarar cada negociação como única. Ao garantir que a experiência do cliente seja incrível, a probabilidade de ele se tornar fiel e advogar a marca é ainda maior. Portanto, estude o comportamento do seu cliente para fornecer o que ele procura, e surpreenda com o uso da inovação.
Como já comentado, a inovação tecnológica faz parte da nossa vivência.
Esse cenário precisa ser encarado como uma adaptação capaz de aumentar o reconhecimento de marca, a autoridade vista pelo público e, como resultado, as vendas. Além disso, permite o desenvolvimento de toda a equipe, promove maior comunicação interna e propicia a aproximação do atendimento com o cliente.
Pode parecer muito complexo aplicar novas metodologias de transformação em uma organização. Por isso, pode ser mais apropriado contratar uma consultoria especializada. Ela analisará dados e promoverá oportunidades da transformação digital para as imobiliárias.
E, que tal utilizar a ajuda do Bloco? Além de ser uma consultoria especializada em inovação para o mercado imobiliário, temos vários recursos que podem ajudar você a potencializar os resultados da sua empresa. Confira alguns deles:
- Conexão com startups no imobiliário: um marketplace com diferentes startups para se conectar e resolver dores da imobiliária;
- Esteira Digital de Locação: uma metodologia e ferramenta para completar digitalização da locação;
- Programa de aceleração de inovação das imobiliárias: metodologia desenvolvida pelo Bloco para transformar digitalmente imobiliárias;
- Programa de desenvolvimento de startups: o Bloco possui um programa testado em mais de 40 startups do mercado imobiliário.
Você gostou das dicas sobre como tornar o negócio rentável para as imobiliárias em momento de crise e do nosso serviço? Então entre em contato com o Bloco e saiba de que forma podemos te ajudar.