Humanos na era das máquinas: a Inteligência Artificial no RH

Entenda as aplicações da inteligência artificial no RH e seus benefícios

Mesmo que você ainda não tenha se dado conta, a Inteligência Artificial no RH já é uma realidade hoje. É claro que soluções incríveis como o Jarvis, a IA de Tony Stark no universo dos Vingadores ainda não existe, mas estamos caminhando em sua direção.

A transformação digital está nos trazendo ferramentas cada vez mais incríveis e graças à evolução da tecnologia podemos contar com várias soluções no campo da Inteligência Artificial, podendo ser aplicadas em praticamente todas as áreas, uma delas o RH.

Neste post, ao contrário de muitos já disponíveis no blog, não vamos focar no futuro, mas sim mostrar para você possibilidades que já existem hoje e podem ser utilizadas em sua empresa. Acompanhe:

A Inteligência Artificial no RH

A Inteligência Artificial não é uma tecnologia nova, pelo contrário, o termo foi cunhado na década de 60, ou seja, a mais de 50 anos e já foi tema de diversos sucessos do cinema, contudo, aplicações relativamente interessantes para essa ciência só vem tomando forma agora.

Isso porque, mesmo que pesquisadores tivessem plena consciência do potencial da tecnologia, ainda não existiam equipamentos com um poder de processamento ideal para por em prática tais aplicações.

Hoje, já contamos com máquinas poderosas o suficiente para rodar aplicações de Inteligência Artificial, o que garante a rápida evolução dessa tecnologia. Podemos conceituar a IA como a possibilidade de computadores desenvolverem uma espécie de raciocínio e tomarem decisões de forma autônoma, baseado em dados.

Um dos campos de aplicação que tem se beneficiado das soluções de Inteligência Artificial é o setor de Recursos Humanos, geralmente limitado dentro das empresas e sobrecarregado de responsabilidades.

Aplicações já existentes

Atualmente, existem diversas soluções de IA para RH, não apenas para o processamento de dados, mas para melhorar diversos pontos de atuação do setor. Entre as aplicações práticas mais interessantes podemos citar.

Experiência personalizada

A integração de um novo funcionário pode ser uma etapa altamente exaustiva para o setor de RH e uma má experiência pode acabar frustrando o novo empregado, que se sente abandonado e sem saber aonde ir.

Mesmo que todos na empresa estejam dispostos a ajudar, demandar um tempo precioso para orientar um novo colaborador pode ser prejudicial à produtividade do setor, o que nos leva ao uso da IA como solução.

Um sistema de Inteligência Artificial pode auxiliar o novo funcionário indicando a ele o que deve fazer, com quem falar, respondendo a questionamentos simples sobre o trabalho e fazendo com que ele se sinta mais confiante em suas novas atividades.

Suporte cognitivo para decisões

Outra aplicação muito interessante para a IA dentro do setor de RH é o suporte cognitivo para a tomada de decisões. Muitas vezes os profissionais responsáveis por realizar determinadas tarefas se encontram sobrecarregados e contar com uma análise pronta pode auxiliar a evitar erros.

Por exemplo, um funcionário pode pedir férias em um período, mas acontece que o outro responsável pelo setor já havia solicitado o direito nesse mesmo espaço de tempo, tornando inviável a demanda.

O sistema pode informar esse detalhe ao profissional de RH, que entra em contato com o colaborador e tenta, da melhor forma possível, adequar outro período de férias para ele, garantindo assim que o setor não fique descoberto e os dois funcionários tenham uma boa experiência.

Algumas empresas estão aplicando o IBM Watson, solução de IA da gigante IBM para realizar a gestão das decisões de forma automatizada, com base nas solicitações de todos os colaboradores.

Automação de tarefas

Tarefas rotineiras e de baixo valor agregado são as responsáveis por tomar boa parte do tempo dos profissionais do setor de RH, como a verificação das horas trabalhadas, por exemplo.

Um sistema de Inteligência Artificial pode automatizar tarefas simples e repetitivas como essa e garantir que tudo seja feito sem erros. Dessa forma, o setor de RH pode focar em estratégias de atração e retenção de talentos, uma de suas maiores responsabilidades.

O software da IBM é muito versátil e também pode ser “ensinado” a realizar uma série de atividades diárias, tirando a sobrecarga da equipe de RH.

Recrutamento

Hoje, existem vários sites que permitem o cadastro de currículos online e milhares de candidatos estão disponíveis para consulta, porém, o desafio é encontrar, dentre tantas opções, alguém que se encaixe no perfil buscado.

Um sistema de IA pode vasculhar e analisar milhares de dados, buscando por candidaturas que se encaixem nas demandas de sua empresa, agendando entrevistas, respondendo a questionamentos dos candidatos e garantindo assim a melhor contratação.

A empresa Leoforce lançou o sistema Arya, uma plataforma de recrutamento totalmente baseada em Inteligência Artificial e sua aplicação exclusiva para atração e seleção de candidatos.

Análise de pessoas

Cada colaborador tem determinadas características, pontos fortes e pontos fracos. É papel do RH auxiliar cada um dos funcionários a desenvolver suas habilidades da melhor forma possível, garantindo assim maior engajamento e resultados para a empresa.

Ao implementar um sistema de IA, é possível realizar uma análise contínua da atuação de cada um dos colaboradores, fornecendo feedbacks e auxiliando na melhora de suas habilidades.

Além disso, esses dados também podem ser utilizados para analisar qual dos colaboradores melhor se encaixa em uma determinada promoção, garantindo assim um processo seletivo interno mais justo.

A IBM é uma das principais empresas quando falamos em Inteligência Artificial é também possui uma solução exclusiva para uso em People Analytics, é o Kenexa.

Eliminação de preconceitos

Mesmo que o entrevistador seja totalmente idôneo, somos humanos e muitas vezes nos deixamos levar por nossos preconceitos, algo comum em nosso país, o que pode levar a perda de um talento.

Sistemas de Inteligência Artificial não levam em consideração nenhum tipo de preconceito na hora de realizar a seleção de pessoas, utilizando apenas as suas habilidades como orientação.

A solução da Leoforce, o Arya, utiliza de processos totalmente idôneos, sem formação prévia de opinião sobre nenhum dos candidatos, dando chances iguais a todos.

Identificação de funcionários insatisfeitos

A retenção de talentos também pode ser melhorada por meio de sistemas de IA, uma vez que a análise das atividades de um funcionário pode levar a identificação de sua insatisfação.

Com isso, o setor de RH pode tomar as medidas necessárias para mudar a experiência do colaborador e evitar que ele busque se desligar da empresa, causando a demanda de um novo profissional para a vaga.

O Kenexa da IBM, ao realizar a função de People Analytics, auxilia o setor de RH a visualizar problemas dentro da empresa e evitar a saída de colaboradores chave.

O futuro da IA no RH

Todas as possibilidades descritas acima já são possíveis, com ferramentas consagradas já sendo utilizadas para tais fins, como o Watson, IA desenvolvida pela gigante da computação IBM.

Atualmente, segundo dados de uma pesquisa conduzida pela Delloite, cerca de 41% das empresas já utilizam alguma solução de IA em seu setor de Recursos Humanos, o que demonstra a urgência de aplicar essa tecnologia para garantir um espaço no mercado.

No futuro, podemos esperar que a Inteligência Artificial no RH não seja apenas uma forma de apoio, mas sim que se torne fundamental para o desenvolvimento das atividades de forma eficaz, tomando conta de tarefas baseadas em analise de dados e liberando o tempo de profissionais do setor para focar em atividades que exijam criatividade e envolvimento humano.

Ainda não acabou! Continue aprendendo sobre as evoluções do setor de Recursos Humanos conhecendo à fundo a nova era do RH na Transformação Digital!