Primeiramente, o que é UX?
Já de início temos que descobrir o que é UX. Alguns podem pensar que é de comer, outros de vestir ou até mesmo de encaixar, mas quem está certo? Todos.
Em termos técnicos, UX = Experiência do Usuário, e onde isso se encaixa? No mundo digital? No mundo real?
Em todos.
Para Donald Norman, pai do termo, UX está em tudo, desde o calor que um usuário sente ao entrar numa loja, até mesmo criar algo novo que resulte numa experiência fantástica.
Você não projeta a experiência, você projeta PARA a experiência
O UX designer está sempre pensando em como pode melhorar algo, ou até mesmo criar algo novo para criar uma experiência fantástica para o usuário. Mas pare e pense um pouco.
Estamos nas mesmas condições de uso do dele? Quem sabe mais de tecnologia, você ou ele? Você está sentado no escritório, ele andando na rua. Por isso que alguns Ux designers dizem que nós não projetamos A experiência, nós projetamos PARA a experiência.
Afinal, temos sempre de pensar como o usuário e também tentar copiar o cotidiano, assim poderemos entregar algo melhor.
UX fora do digital
Sempre que falamos em UX, todo mundo pensa no mundo digital, mas será que só no mundo digital ele é aplicável?
Sempre penso nas minhas experiências, ao andar na rua, ao entrar numa loja e conseguir de forma eficiente achar o produto que quero, ou até mesmo num bar, conseguir transitar de forma natural, sem ter de esbarrar em mesas e cadeiras para poder dançar.
UX é mais que uma sigla, é algo que todos temos de incorporar no nosso dia a dia. Ver sempre o que é melhor e assim tentar implementar. Mesmo que seja devagar e aos poucos, como uma dieta que se não começar, não se verá resultado.
Próximos caminhos
Tudo muito bonito, tudo muito incerto, mas quais os próximos caminhos do UX?
Temos que levar em conta a imaturidade de certos segmentos que ainda não sabem o significado de UX, então, vamos calma, vamos sim, debater, escrever sobre o tema (escrever faz bem), falar com os amigos que não conhecem o nosso mundo, e com isso colher os frutos que estamos plantando agora, num futuro bem próximo.
Vem comigo?