A tecnologia modificou totalmente a forma como as pessoas lidam com os recursos e com o meio em que vivem. Em geral, a tecnologia veio para facilitar e cumpre o seu papel em diversos aspectos, inclusive o empresarial.

Antes, a maioria das atividades de uma empresa precisava ser realizada de maneira manual, tornando-se repetitiva com o tempo, e abrindo possibilidades para erros e falhas que poderiam prejudicar o negócio.

Um exemplo disso é a área financeira, com seus diversos papéis e relatórios que poucas pessoas entendiam e, muitas vezes, quando chegavam à gestão já estavam com dados desatualizados.

Mas se antes os processos de controle financeiro eram demorados e pouco eficientes, com a tecnologia o cenário mudou.

Os recursos tecnológicos se transformaram em estratégia competitiva para as empresas, com o aperfeiçoamento das atividades e a possibilidade de automatizar as tarefas.

Tecnologia e controle financeiro

Manter as finanças sob controle é essencial para a sustentabilidade da empresa, já que elas representam um dos pilares da gestão estratégica.

Quando a empresa não consegue acompanhar, ou negligencia o setor financeiro, acaba gerando passivos financeiros desnecessários que podem causar grandes prejuízos ao negócio, conduzindo a organização até mesmo à falência. Mas certamente não é uma tarefa fácil, com tantas atividades e outras responsabilidades. E é aí que a tecnologia pode ajudar as empresas, organizando e facilitando as informações.

A tecnologia ajuda a otimizar o tempo do gestor e garante a segurança das informações, reduzindo também os riscos de erros.

Fluxo de caixa

Fluxo de caixa é o processo de acompanhamento de todos os valores que entram ou saem da empresa. Ele é que possibilita que uma empresa analise se o negócio está gerando lucro ou prejuízo.

O controle de fluxo de caixa é fundamental para qualquer empresa, pois somente dessa forma é possível fazer projeções para os próximos meses e avaliar a saúde do negócio.

Hoje já existem diversos programas e aplicativos para controle de fluxo de caixa, e essa é uma forma de facilitar o registro das informações, o acompanhamento e gerar relatórios que ajudam na tomada de decisões.  

Sistemas de cobrança

Gerar boletos, emitir notas fiscais, ou mesmo realizar a cobrança direta a clientes inadimplentes geralmente são tarefas complicadas para novos gestores.

O processo de cobrança frequentemente exige muita atenção e tempo em uma empresa, mas quando é automatizado garante a segurança das informações, a assertividade, evitando esquecimentos de datas ou outras falhas, e torna o trabalho muito mais rápido, aumentando a produtividade do funcionário, que podem se dedicar a outras atividades.

O uso de softwares ou aplicativos específicos para essa função contribui com o controle das inadimplências e auxilia a saúde financeira da empresa.

Controle de vendas e estoque

Outra função essencial em qualquer empresa e que pode se tornar um grande problema se for mal realizado ou negligenciado.

Para realizar o controle das vendas e também do estoque da uma empresa, a tecnologia contribui com recursos que automatizam os processos e integram as informações.

Sistema de Gestão Empresarial ERP

Embora a tecnologia seja uma excelente aliada das empresas, ter diversos sistemas que não se integram é tão ruim quanto não ter sistema algum.

O ideal é ter um sistema unificado que reúna todas as informações registradas e organize tudo para que seja mais fácil visualizar os dados e identificar as necessidades e oportunidades da empresa.

E a melhor maneira de fazer isso é utilizar um sistema ERP online que permite o controle de diversos setores como estoque, finanças, fluxo de caixa, cadastro de clientes e fornecedores, emissão de notas fiscais eletrônicas, controle de vendas diretas, pagamentos e recebimentos, entre muitos outros recursos.

Material complementar: O que é ERP e qual a sua importância na Transformação Digital das empresas

Além disso, permite que sejam gerados relatórios em tempo real, que facilitam a análise das informações e a criação de projeções de cenários futuros, assim como a percepção de problemas antes que eles causem prejuízos efetivos.    

A gestão de uma empresa é um processo complexo, que exigem diversos conhecimentos e o uso de recursos eficientes que facilitem as atividades. A tecnologia é uma grande aliada transformando a forma como os processos internos são executados.

Reduzir o número de processos manuais, certamente mais sujeitos a erros, oferece à empresa mais competitividade no seu mercado de atuação, através da maior qualidade dos serviços, do aumento da produtividade e de uma gestão estratégica mais eficiente, favorecendo o crescimento e o sucesso da empresa.

Para continuar aprendendo, entenda a urgência da Transformação Digital no setor financeiro!

Gabriela Miranda

Analista de marketing na GestãoClick Apaixonada por marketing digital e pela área da saúde. Analista de marketing no GestãoClick, um software de gestão empresarial que ajuda milhares de empresas a organizar e aumentar suas vendas diariamente, e estudante de Farmácia na UFMG.

financeiroFinanceiro
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Marketing As principais tendências de marketing para 2019
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Tecnologia Reconhecimento de voz: os impactos dessa tecnologia nos negócios
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]