Facilitadores digitais: dando voz à transformação

Entenda o que são facilitadores digitais e como eles podem ajudar a Transformação Digital de sua empresa

Em plena era digital, diversas empresas — principalmente as que atuam há mais tempo no mercado e possuem um modelo de negócios mais engessado — podem apresentar dificuldades para se adaptar ao novo cenário. Nesse contexto, surgem as figuras dos facilitadores digitais.

Mesmo que, à primeira vista, pareça que entrar na transformação digital seja apenas adotar uma meia dúzia de novas tecnologias, na realidade, o processo vai bem além disso. Assim sendo, contar com o apoio de alguém que entende do assunto é de grande ajuda.

Nesse artigo, vamos tratar sobre a figura do facilitador digital e como ele pode ajudar empresas iniciar sua transformação:

Quem são os facilitadores digitais?

Atualmente, por conta da necessidade de evolução e modernização das organizações, facilitação digital é um termo em alta. Ela pode ser dividida em três tipos:

  • assíncrono;
  • presencial;
  • virtual.

Por meio dela, é viável que consultores especializados em tecnologia e outros assuntos distintos possam auxiliar empresas e pessoas a trabalhar em conjunto para alcançar um determinado objetivo em comum.

Os facilitadores digitais nada mais são que esses consultores, responsáveis diretos por conduzir uma organização em direção à modernização e à transformação digital.

A facilitação digital pode ser utilizada para a realização de determinados projetos de gerenciamento de mudanças, iniciativas de desenvolvimento organizacional e programas de aprendizado.

A partir da atuação dos facilitadores digitais, é possível aprimorar os métodos de trabalho tradicionais, garantindo uma comunicação mais efetiva, uma interação mais duradoura e um impacto transformador.

Como a facilitação digital funciona?

A fim de realizar o acompanhamento dentro de uma empresa e garantir o seu avanço no mundo da tecnologia, existem diferentes formas de agir por parte dos facilitadores digitais. Elas podem acontecer por meio de workshops, discussões online e vários outros tipos de interação.

Contudo, o objetivo é sempre o mesmo: envolver os interessados de uma forma única e trazer todos para o debate e a construção de uma visão geral. Ou seja, com a facilitação digital, cada um dos colaboradores se torna um agente de mudança, ciente de seu papel para que a estrutura da empresa possa realmente inovar.

Como dito, existe uma divisão de conceitos dentro da facilitação digital, e cada um tem uma forma diferente de aproximação e condução do processo de evolução. A seguir, entenda mais quais são eles.

Facilitação virtual

Nesse modelo, a atuação se dá por meio de workshops online, uma vez que os facilitadores não se encontram no mesmo local em que os colaboradores estão sendo orientados. Basicamente, essa abordagem permite que todos os membros da equipe possam discutir tópicos de seu interesse e tirar dúvidas gerais com os facilitadores de forma remota.

Facilitação assíncrona

A facilitação assíncrona se dá por meios de comunicação que não são instantâneos, como o e-mail, ou seja, depende da disponibilidade de outra pessoa para ser respondida. Mesmo que os consultores possam responder com certa rapidez, pode ser que isso não aconteça e um delay deve ser esperado, uma vez que é preciso que eles acusem o recebimento e formulem as respostas.

Facilitação presencial

Esse é um dos modelos mais eficientes, uma vez que os consultores agirão in loco, dentro da organização, observando seu dia a dia e seus principais processos. Dessa forma, além de um contato direto com os colaboradores e principais interessados pela transformação digital, também é possível construir um conhecimento mais sólido sobre o que precisa ser alterado.

Qual sua importância para a transformação digital?

Levar a transformação digital para dentro das empresas tem sido um dos grandes desafios modernos para as organizações. Isso porque, com frequência, seus colaboradores não têm tempo de buscar informação fora do ambiente de trabalho e estão sempre ocupados com suas responsabilidades.

A facilitação digital vem exatamente para tornar o processo de disseminação de uma cultura digital mais natural e possível mesmo dentro de organizações mais tradicionais e com modelos de negócios mais engessados.

Criar ambientes controlados nos quais os colaboradores possam dividir suas ideias e tirar suas dúvidas é uma forma incrível de levar a transformação digital e a inovação para dentro das organizações. Porém, muitas vezes, por falta de conhecimento ou simples dificuldades de comunicação, é preciso contar com alguém que realize a intermediação dessas discussões e auxilie a manter o foco das buscas.

Essa figura é o facilitar digital, que se dispõe a conduzir as reuniões de forma a encontrar as melhores soluções para a empresa e a auxiliar na criação de conhecimento para a equipe. Em vista disso, podemos entender o facilitador digital como uma figura necessária para que a transformação digital possa realmente ocorrer dentro de empresas tradicionais com a eficácia esperada.

Quais são os benefícios que os facilitadores digitais podem levar para uma empresa?

Criação de um ambiente de colaboração

Ao colocar diferentes colaboradores em um ambiente de livre circulação de ideias, novas propostas poderão surgir de forma natural para problemas que afligem a organização. Em workshops com palavra livre, colaboradores mais introvertidos também podem colaborar com suas opiniões. Assim, com a participação de todos, várias ótimas soluções podem surgir.

Aprendizagem constante

Como todos colaboram e compartilham suas ideias, existe a criação de um ambiente de aprendizado constante, pois os colaboradores estão sempre em contato com novas tecnologias e abordagens. Esse é o primeiro passo para a inovação.

Documentação e compartilhamento

Nada se perde após uma reunião. Tudo é catalogado e armazenado para posterior consulta, uma vez que uma ideia que não foi aproveitada em determinado momento nunca é descartada. Seu valor pode aparecer no futuro.

Contato contínuo

Os consultores estão sempre disponíveis não apenas para conduzir os workshops, mas também para responder a dúvidas e questionamentos de forma assíncrona, garantindo que os colaboradores se sintam amparados em suas atividades.

Os facilitadores digitais são os porta-vozes da transformação digital dentro das empresas. Contar com o apoio de consultores especializados pode ser uma ótima forma de levar o futuro para a sua.

Para continuar aprendendo como sua empresa pode alcançar a Transformação Digital, entenda a poder da cultura organizacional neste processo!