O b-learning já é tendência na educação e chegou para revolucionar os métodos de ensino tradicionais. A tecnologia vem sendo utilizada para transformar o processo de aprendizagem, facilitando o ensino a distância, democratizando o acesso ao conhecimento e favorecendo o intercâmbio de informações e experiências.
Tudo isso já era possível com o e-lerning, educação a distância, porém a transformação no setor é ainda mais potencializada com o b-learning. Embora os termos sejam similares, eles não têm o mesmo significado.
Mas, afinal, o que é b-learning? Como funciona na prática? Veja a seguir as respostas para essas e outras questões!
O que é b-Learning
O blended learning ou b-learning é uma modalidade de aprendizagem híbrida, que combina práticas pedagógicas do ensino presencial e a distância, com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos.
Diferentemente do e-learning, o ensino híbrido combina aulas offline e online para obter o melhor resultado possível entre os alunos. O método utiliza materiais eficientes e objetivos, normalmente com duração de até uma hora, para treinar em grande escala, minimizando tempo e custos de investimento.
Segundo estudo do Departamento de Educação dos EUA, realizado em 2010, alunos expostos a uma metodologia tradicional aliada à modalidade a distância apresentam um desempenho muito melhor, em comparação aos que utilizam apenas um dos métodos de ensino.
A importância do b-Learning na educação
O b-learning trouxe a tecnologia para a sala de aula. E melhor que isso, reabriu a discussão sobre como treinar melhor as pessoas. O ensino híbrido cria possibilidades de se trabalhar em equipe de modo sem precedentes, pois abre espaço para o pensamento crítico e a interatividade.
Com plataformas de aprendizado mais sofisticadas, os alunos podem fazer a maior parte do trabalho com autonomia e em seu próprio tempo. Eles podem assimilar os temas a partir de aulas online e depois levar perguntas para as aulas presenciais. Isso libera o tempo de aula para a solução de dúvidas e discussões em grupo.
Valorize a interação e a participação nas aulas
A tecnologia vem mudando o papel do professor na educação. O b-learning transforma uma didática de apenas uma via de transmissão, caracterizada pela separação hierárquica entre professor e alunos, em um modo muito mais interativo, valorizando a participação dos estudantes.
O professor atua mais como um facilitador do aprendizado, criando conteúdo para as aulas online ou presenciais, usando ferramentas digitais para promover discussões entre os participantes, avaliando o desenvolvimento dos alunos e os resultados do treinamento.
O b-Learning na prática
Para exercer um modelo híbrido de educação, o primeiro passo é identificar os colaboradores interessados em participar desta mudança. Professor e educando trabalham juntos em horários predefinidos ou flexíveis. O método exige uma disponibilidade dos alunos para participar de encontros presenciais.
Os professores, então, desenvolvem conteúdos e aulas online, que permitirão aos alunos assistir a vídeos, conversar uns com os outros ou com seu professor e encontrar qualquer outro material necessário para seu progresso.
Procure também incentivar a interação e a troca de experiências entre as pessoas, em redes sociais, chats ao vivo ou salas físicas. Elas devem procurar aplicar o que aprendem no dia a dia, de modo a assimilar e desenvolver melhor o conteúdo disponibilizado.
Faça reuniões presenciais
Outra etapa do processo é marcar um encontro presencial com os alunos, para esclarecer dúvidas e promover discussões, que poderão aumentar o vínculo entre os participantes e estimular a interação digital. Algumas aulas mais teóricas podem ser aplicadas online, mas conteúdos que necessitam de aplicação prática podem ser mais eficazes se conduzidos presencialmente.
Lembre-se sempre de monitorar o desempenho dos alunos e verificar se os objetivos foram alcançados. Adicione questionários ao final de cada aula. Assim, você será capaz de receber um feedback sobre o progresso do seu blended learning. Utilizando dashboard, painel de atividades, podemos acompanhar o desenvolvimento dos discentes e entender qual estratégia de aprendizagem mostra-se mais eficaz.
Entenda a diferença entre aprendizagem síncrona e assíncrona
Quando pensamos em b-learning, estamos lidando também com aprendizagem síncrona e assíncrona. Esse modelo de ensino possibilita o uso de ambas as abordagens, dependendo das necessidades envolvidas.
Modo síncrono
A aprendizagem síncrona é assim chamada porque depende da sincronia entre as pessoas nos acessos ao curso, ou da presença física do professor e do aluno num mesmo ambiente, seja a sala de aula ou a transmissão online ao vivo. Nessa modalidade, são utilizadas atividades como as aulas presenciais, bate-papos etc.
As atividades podem ser realizadas de modo online ou presencial, mas contam sempre com a presença de um instrutor junto aos grupos. O trabalho em conjunto e a interação são, desse modo, valorizados.
Modo assíncrono
No modo assíncrono, não existe necessidade de simultaneidade entre os acessos às aulas. Cada aluno pode acessar módulos de aprendizagem em seu próprio tempo, sem necessitar da presença do professor. A vantagem dessa abordagem é que a pessoa pode estudar com mais autonomia e avançar de acordo com o seu próprio ritmo.
O modo assíncrono pode ser mais eficaz quando a prática é necessária para o aprendizado ou quando os participantes estão afastados geograficamente. Ele favorece a rápida aquisição de habilidades e maior aproveitamento do tempo.
As vantagens e desvantagens do modelo
O ensino híbrido se diferencia do tradicional por proporcionar maior integração e troca de experiências entre os participantes, a realização de dinâmicas em grupo, maior colaboração entre os estudantes e melhor capacidade de avaliação. Além da redução de custo e tempo, permitindo que um número maior de pessoas acompanhe o curso.
Porém, a falta de coerência entre os métodos online e presencial pode prejudicar a eficácia da estratégia de blended learning. Portanto, assegure-se de que os dois se mantenham conectados e se complementem mutuamente.
Como o b-learning se diferencia de outros métodos?
O b-learning valoriza o contato presencial, a interação e usa a teoria em atividades práticas. Para aplicá-lo, não basta exibir um vídeo para os alunos em seus computadores ou iniciar uma sala de bate-papo online, como fazem alguns cursos de educação a distância. Tem que haver participação e interação, inclusive presencial.
O modelo oferece oportunidades de aprendizagem mais diversificadas. A premissa é que diferentes modos de ensino são complementares, adaptando-se melhor para cada tipo de conteúdo e às características dos alunos.
Afinal, as pessoas aprendem de maneiras diferentes – algumas são mais visuais, outras mais auditivas ou práticas. A combinação de diferentes abordagens pode ser mais eficaz para um número maior de alunos com diferentes níveis de habilidade e capacidades de aprendizagem.
Como o b-learning se aplica à educação corporativa
O blended learning possibilita a realização de treinamentos para os funcionários das empresas, permitindo alcançar um número maior de pessoas e aplicar diferentes tipos de preparação, em um menor espaço de tempo.
Além disso, com essa modalidade de ensino, as empresas podem economizar em custos de treinamento e deslocamentos, aluguel de espaços físicos, contratação de instrutores etc. Essa opção é muito interessante para empresas que possuem um número maior de colaboradores ou sedes em diversas cidades, mas não querem abrir mão de eventuais encontros presenciais.
Saiba como aplicar a aprendizagem híbrida em sua empresa
Para garantir uma boa estratégia de blended learning, você deve primeiro identificar bem os seus objetivos e metas, definindo claramente quais são as competências que seus colaboradores precisam desenvolver. Em seguida, avalie quais componentes podem ser ministrados online ou presencialmente e qual a melhor abordagem para cada um deles. Procure combinar a mídia certa com o material de aprendizagem mais adequado.
Seguindo as recomendações de aplicação do b-learning apresentadas aqui, você será capaz de otimizar os resultados de aprendizado e reduzir custos de treinamento. Escolha uma boa plataforma de ensino a distância, que possibilite personalizar, gerenciar e hospedar seus cursos online de modo simples, prático e eficiente.
Agora que você já conhece esse método de ensino revolucionário, aproveite para continuar aprendendo sobre as novidades trazidas pela transformação digital no setor de educação.